Dicas do informativo – escalas e acordes

Dicas de escalas

  • Escala de C (dó maior) – C, D, E, F, G, A, B
  • Escala de Am (lá menor) – A, B, C, D, E, F, G 
Repare como as duas escalas acima, uma maior e outra menor, têm as mesmas notas. Ela são escalas relativas. Assim, quem sabe uma… sabe a outra também! 
E para que serve isso? 
Ao estudar escalas, muitos se enganam, estudando uma de cada vez. Aí está uma grande pedida. Estude a escala maior em pelo menos duas oitavas. Faça a mesma escala começando da sexta nota e terá a escala menor relativa. A digitação é a mesma. ?
Dicas de acordes
Um dos principais problemas enfrentados por iniciantes, é a mudança de acordes. É sério. A coisa para que não vai em frente nunca. Você tenta e tenta… e nada. É ou não é? 
Agora pare um pouco e pense… Todos os que você já viu tocarem violão ou guitarra passaram por isso. Todos, sem exceção. Qual é a diferença entre você e todos os outros? Nenhuma. Você é uma pessoa, um ser humano igual a todos nós, simples mortais. 
Por isso, se todos os outros podem aprender… você também pode. Não se dê por vencido. 
Treinando mudanças de acordes
  • Antes de “correr” para o próximo acorde, estude o movimento a ser feito. Observe bem o que cada dedo precisa fazer. Para onde precisa ir e de onde está saindo. Faça o movimento devagar, procurando o caminho mais curto, mais rápido. 
  • Jamais retire todos os dedos antes de verificar se isto é necessário. Por exemplo: Do acorde D para o acorde E, o dedo indicador já está na corda certa, mas precisa apenas deslizar uma casa para trás. Seria bobagem levantar o dedo. Basta apenas escorregar o danado para trás. 
  • Treine devagar tentando sempre movimentar todos os dedos ao mesmo tempo. 
  • A dica principal é esta: planejar os movimentos. Nada de ir fazendo a olho. Um pouco de observação e planejamento podem economizar horas ou dias de erros e frustração.