Fotos de acordes de violão


Share Button

Veja fotos de acordes e cifras em galerias de fotos – Atenção! Quando estiver na galeria e quiser voltar a esta página, clique em VOLTAR  no canto superior esquerdo. 

Galeria de fotos de acordes - Acordes maiores e menores em fotos com a cifra

Galeria de cifras - Acordes nas três primeiras casas do braço do violão

Entenda os acordes de violão

  É preciso entender os acordes, além de executá-los. Compreendendo a formação dos acordes mais  simples, fica mais fácil entender os que têm modificações.

Um bom começo é saber o que se tem no braço do violão. Ele é dividido em casas, que são os espaços entre os trastes (que por sua vez são aqueles “ferrinhos” atravessados no braço do violão).

O violão tem seis cordas. Cada qual delas soa uma nota musical quando solta e outra nota quando apertada numa determinada casa.

Estas são as notas das cordas soltas do violão:

Sexta corda (mais grossa) –    Mi (E)

Quinta corda                                La (A)

Quarta corda                                Ré (D)

Terceira corda                            Sol (G)

Segunda corda                            Si (B)

Primeira corda (mais fina)    Mi (E) - duas oitavas acima da sexta corda

Muito bem. Apertando-se uma determinada corda na primeira casa, ela soará meio tom acima da corda solta. Exemplo: quinta corda apertada na primeira casa = Lá# (A#).

E assim por diante. Seguindo o exemplo acima, as cinco primeiras notas da quinta corda são:

Solta = A

Primeira casa = A#

Segunda casa = B

Terceira casa = C

Quarta casa = C#

O sinal # (sustenido) significa aumento de meio tom na nota.

É claro que você não precisa ficar “reinventando” a roda para achar cada acorde. Mas deve entender sua formação. Mas vamos fingir que não sabemos como é o acorde E (mi maior). Como formaríamos este acorde?

Vamos lá. Temos duas notas MI nas cordas soltas. Vamos utilizá-las. Precisamos de mais duas notas, que são o terceiro e quinto graus da escala de mi maior. São elas: G# e B (escala de E = E, F#, G#, A, B, C#, D#).

A terceira corda do violão é G. Portanto apertamos a terceira corda na primeira casa e obtemos assim o nosso G#. Precisamos ainda de um B. A quinta corda do violão é A. Apertando-a na segunda casa temos o nosso B (dois semitons acima da corda solta).

Temos então as três notas necessárias ao acorde. Entretanto, sobrou uma corda – a quarta – com uma nota que não pertence ao acorde (D). Apertamos então esta corda na segunda casa, obtendo assim mais uma nota E. Está pronto o nosso acorde.

Caso você esteja iniciando seus estudos de violão, ou mesmo já estando um pouco avançado, mas sem saber exatamente como são formados os acordes, procure observar, ao montar um acorde, o acima mencionado. Primeiro com os acordes naturais.

Com o tempo, você não só entenderá a formação dos acordes, como também terá mais “intimidade” com o braço do violão, sabendo onde se encontram as notas desejadas para um determinado acorde.

Um eBook para download para entender melhor os acordes de violão

No eBook Diagramas de acordes para violão e guitarra, este assunto é abordado com profundidade. Veja alguns tópicos do eBook:

  • Teoria – Formação dos acordes
  • O que é um acorde
  • Acordes naturais, maiores e menores
  • Acordes com alterações
  • De onde vêm as notas das alterações?
  • E os números acima de 7?
  • Como lidar com cifras
  • Entendendo cifras e acordes

Saiba mais sobre o eBook Diagramas de Acordes para violão e guitarra

—————————————————————————————————————————————

Consulte nossa página principal Acordes de violão para saber mais

Leia o artigo:

Três acordes essenciais de violão

Share Button