Aula de violão 4

Você já deve ter visto:

Aula de violão 1

Aula de violão 2

Aula de violão 3

Nesta nova aula, vamos reforçar um pouco a aula anterior, onde você já aprendeu dois acordes, A e E (lá maior e mi maior).

O ritmo ensinado anteriormente é um dos mais simples que se pode fazer ao violão. Repetindo o esquema mostrado, com as setas, você obtém o ritmo, que formará compassos. Não vamos entrar em detalhes técnicos agora. Basta você saber que alcançará um compasso quando tocar duas vezes o ritmo. Estamos falando do compasso mais comumente usado em músicas populares, o compasso 4 X 4 (quatro tempos).

Na aula anterior eu sugeri que você tocasse o ritmo quatro vezes em cada acorde. Isso significa: dois compassos por acorde.

Tocando o ritmo duas vezes, a você terá uma contagem, dentro do compasso, de 1 a 4. São os tempos do compasso. Veja o esquema abaixo:

Ritmo de violão 1Ritmo de violão 1

1                                   2                                     3                                  4

P                   i                c                i                    P               i                  C                i

Veja como o ritmo é bem simples, com movimentos repetidos. Nos tempos 1 e 3 você toca as cordas de cima (mais grossas) do acorde com o polegar. Nos tempos intermediários puxa as cordas mais finas, a partir da primeira, levemente para cima. Nos tempos 2 e quatro, toca com as costas da mão (do lado das unhas) as três cordas mais finas, para baixo.

Veja bem… no início pode até não ser fácil. Mas você precisa ser persistente e ir fazendo bem devagar.

Para fazer o treinamento, acostume-se a contar (mentalmente ou em voz alta). Para não confundir-se com os tempos intermediários, conte assim:

1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4… e assim por diante.

O “e” deve ser usado em todos os tempos intermediários, assim você não se perde.

Aula de violão 4 – tocando com dois acordes

Para treinar os dois acordes (A e E), faça o seguinte:

  • Arme primeiro o acorde A
  • Comece a tocar lentamente o ritmo, contando uma vez de 1 a 4 conforme mostrado acima.
  • Depois da primeira contagem, arme o acorde E, ao mesmo tempo que continua a batida, recomeçando a contagem em 1.
  • Faça uma vez a contagem em E e depois  volte para o A.

Assim:

A                               E

1  e  2  e  3  e  4   e  1  e  2  e  3  e  4

Ouça no player abaixo. Eu fiz no começo uma contagem simples, batendo no corpo do violão. Depois toquei de 1 a 4 no A, mudei para o E e repeti.

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!

Lembrando novamente: não se preocupe com velocidade. A bem da verdade, quanto mais devagar você fizer no começo, melhor.

Quer saber mais? Conheço o