Aula de violão 3

Share Button

Na aula um mostramos o primeiro ritmo. Na aula 2, o primeiro acorde.

Para acompanhar estes dois, vamos agora ao segundo acorde, E (mi maior).

Apenas para que conste, esta série de acordes pertencem à tonalidade A (lá maior).

Aqui está o acorde E (mi maior)

Aula de violão - acorde E

Como você pode ver, desta vez não há nenhum”X” acima dos nomes das cordas, indicando que o acorde utiliza todas as cordas. Portanto, você fará o ritmo começando da sexta corda (a mais grossa, na parte de cima).

Aula de violão 3

Já “municiado” de dois acordes (A e E), chegou a hora de aprender como mudar de um acorde para outro. Vou mostrar abaixo o desenho dos dois acordes, para que fique mais fácil.

Aula de violão 3 - acordes A e E

Antes de tentar tocar trocando de acorde, faça um treino: arme primeiro o acorde A e planeje o que vai fazer. Veja abaixo como mudar de acorde:

  • Observe seus dedos. em que posição estão e para onde precisam ir.
  • Não afaste demais os dedos das cordas na hora de mudar de acorde. Seus dedos devem permanecer bem próximos às cordas o tempo todo.
  • Procure mudar todos os dedos ao mesmo tempo.
  • No caso específico da mudança de A para E, veja como os dedos 2 e 3 já está na casa correta (casa 2), sendo apenas necessário que você os mude juntinhos como estão das cordas 3 e 2 para as cordas 5 e 4. O seu dedo 1 precisa “escorregar” uma casa para trás  e uma corda para baixo (da casa 2 para a casa 1 e da corda 4 para a corda 3).

No início, é comum atrapalhar-se com estes movimentos, não se preocupe. Faça a mudança bem devagar, praticamente escorregando os dedos pelas cordas. Não retire a mão toda para depois armar o novo acorde.

Procure fazer com que sua mão “memorize” a posição de cada acorde. Após armar cada acorde, deixe os dedos na posição em que estão e afaste-os um pouco das cordas, para visualizar a posição.

Pratique bastante este exercício, sem tocar nada. Quando considerar que já é possível começar a tocar, experimente.

Um lembrete: Faça tudo muito, muito devagar. Nada de querer correr. A velocidade vem sozinha, com o tempo de treino.

Experimentando tocar o ritmo com os dois acordes

Na próxima aula, vou explicar melhor como tocar o ritmo com estes dois acordes, mas você já pode ir experimentando.

Lembra-se do ritmo 1? Você vai fazer este ritmo, bem devagar, 4 vezes em cada acorde, começando do acorde A. Ou seja, repetir o esquema (veja abaixo) das setas quatro vezes em cada acorde, e depois fazer a mudança.

Ritmo 1

Ritmo de violão 1

Polegar      indicador     c mão         indicador

Não se preocupe com velocidade. Tente fazer com que o som dos acordes saia corretamente, sem abafar as cordas. Tente fazer com que o ritmo não pare na hora da mudança (por isso é importante fazer devagar).

Quer obter esta lição com muito mais detalhes e no video?

Curso de violão online