Aula de violão 1

Conforme já expliquei na página aula de violão, a primeira aula de violão deveria ser algo excitante. Na verdade é, para o aluno, antes de começar. Mas pode tornar-se enfadonha se for sobre partes do violão, afinação e coisas assim.

Em meu curso online, a primeira aula prática mesmo vai direto ao primeiro ritmo, que seguiria o esquema abaixo.

Ritmo de violão 1

Neste primeiro treinamento de ritmo no violão, não usamos nenhum acorde. O treino se dá simplesmente tocando as cordas do violão soltas. No caso ilustrado acima, a primeira seta para baixo, seria o polegar. A segunda o indicador, puxando as cordas levemente para cima. A terceira, as costas da mão, tocando para baixo. A última seta, para cima, teria o mesmo movimento da segunda seta.

Parece meio complicado, a princípio, mas não é, acredite. Este é um ritmo básico, através do qual podemos gerar muitos outros.

Evidentemente, no curso online, há videos explicando tudo isso, com a grande vantagem de você poder repetir quantas vezes for necessário.

Aula de violão – porque somente o ritmo

Talvez você esteja se perguntando: “Mas porque somente o ritmo? Não é necessário apertar as cordas?”. A resposta é simples: Para quem nunca tocou, é melhor começar com uma coisa de cada vez. Você há de concordar comigo que é mais fácil fazer algo somente com a mão direita primeiro, do que tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo, com as duas mãos.

Uma vez que você consiga fazer o primeiro ritmo ao violão, sem parar para pensar, seu cérebro estará apto a começar o uso da mão esquerda, para montar os primeiros acordes.

Por estas e outras, é que não é aconselhável para iniciantes começarem a estudar violão sem nenhuma assistência. A maneira mais fácil de desistir de alguma coisa é começar do jeito errado. Você não consegue fazer nem o ritmo, nem os acordes. E acaba pensando que “aquilo não é pra você”.

Por isso, se estiver aí começando sozinho, tudo bem, mas comece do jeito indicado acima, fazendo apenas o ritmo, sem tentar fazer acordes ou lá o que seja, no braço do violão.