Desenhos e imagens de acordes, cifras e notas de violão
Acordes de violão
Compartilhe!

Imagens, fotos de acordes e notas de violão

Fotos de acordes de violão com cifras – clique na primeira foto e veja a galeria completa

As imagens de acordes para violão mostram bem mais do que uma “posição”. As notas que formam o acorde, por exemplo, são muito importantes no estudo de violão.

Veja as imagens abaixo:

Acorde C - imagens de notas de violãoAí está o acorde C (dó maior) Veja na parte inferior, as notas que formam o acorde: C, E, G.

Acorde D - imagens de notas de violãoVeja o acorde D (ré maior). Formado pelas notas D, A, F#

Sabendo quais notas formam um acorde, e localizando estas notas no braço do violão… você consegue fazer o mesmo acorde em diversos locais diferentes.

Seguem algumas imagens que você mesmo veja a formação de acordes com suas respectivas notas.

Entenda os acordes e as notas de violão

  É preciso entender os acordes, além de executá-los. Compreendendo a formação dos acordes mais  simples, fica mais fácil entender os que têm modificações. Consultar as imagens com as cifras serve para bem mais do que montar o acorde de violão. Observe sempre as notas na parte de baixo da cifra, elas são suas amigas

Um bom começo é saber o que se tem no braço do violão. Ele é dividido em casas, que são os espaços entre os trastes (que por sua vez são aqueles “ferrinhos” atravessados no braço do violão).

O violão tem seis cordas. Cada qual delas soa uma nota musical quando solta e outra nota quando apertada numa determinada casa.

Estas são as notas das cordas soltas do violão:

Sexta corda (mais grossa) –    Mi (E)

Quinta corda                                La (A)

Quarta corda                                Ré (D)

Terceira corda                            Sol (G)

Segunda corda                            Si (B)

Primeira corda (mais fina)    Mi (E) – duas oitavas acima da sexta corda

Muito bem. Apertando-se uma determinada corda na primeira casa, ela soará meio tom acima da corda solta. Exemplo: quinta corda apertada na primeira casa = Lá# (A#).

E assim por diante. Seguindo o exemplo acima, as cinco primeiras notas da quinta corda são:

Solta = A

Primeira casa = A#

Segunda casa = B

Terceira casa = C

Quarta casa = C#

O sinal # (sustenido) significa aumento de meio tom na nota.

É claro que você não precisa ficar “reinventando” a roda para achar cada acorde. Mas deve entender sua formação. Mas vamos fingir que não sabemos como é o acorde E (mi maior). Como formaríamos este acorde?

Vamos lá. Temos duas notas MI nas cordas soltas. Vamos utilizá-las. Precisamos de mais duas notas, que são o terceiro e quinto graus da escala de mi maior. São elas: G# e B (escala de E = E, F#, G#, A, B, C#, D#).

A terceira corda do violão é G. Portanto apertamos a terceira corda na primeira casa e obtemos assim o nosso G#. Precisamos ainda de um B. A quinta corda do violão é A. Apertando-a na segunda casa temos o nosso B (dois semitons acima da corda solta).

Temos então as três notas necessárias ao acorde. Entretanto, sobrou uma corda – a quarta – com uma nota que não pertence ao acorde (D). Apertamos então esta corda na segunda casa, obtendo assim mais uma nota E. Está pronto o nosso acorde.

Caso você esteja iniciando seus estudos de violão, ou mesmo já estando um pouco avançado, mas sem saber exatamente como são formados os acordes, procure observar, ao montar um acorde, o acima mencionado. Primeiro com os acordes naturais.

Com o tempo, você não só entenderá a formação dos acordes, como também terá mais “intimidade” com o braço do violão, sabendo onde se encontram as notas desejadas para um determinado acorde. Utilize as imagens e fotos de acordes e notas de violão para compreender a formação de acordes e suas posições no braço do instrumento. E quem sabe um dia talvez nem tenha mais que consultar nada disso.

Aprenda tudo sobre acordes nesta página: Aula definitiva acordes de violão