Aprenda acordes de violão

De onde vêm os acordes?

  • Acordes são formados por três notas (acordes naturais) ou mais (acordes com alteração
  • As notas que formam os acordes vêm das escalas
  • Um acorde natural é formado pelos graus 1, 3 e 5 da escala

Veja o acorde abaixo, A (lá maior)

Acorde A

Na parte inferior, as notas que fazem parte do acorde: A, C# e E

Estas notas vêm da escala de A (lá maior): A, B, C#, D, E, F#, G#, A

Conclusão: Para formar qualquer acorde natural, basta saber a primeira, a terceira e a quinta notas de uma determinada escala.
Por que as músicas só têm determinados acordes?

Basta entender como é feita uma música…

  • Toda música tem uma tonalidade. Por exemplo: C (dó maior)
  • Estando na tonalidade de C, a música irá utilizar a escala de C
  • E portanto, os acordes da música terão que vir da escala de C, exceto acordes com alterações

Vejamos um exemplo:

Uma música na tonalidade C, que não tenha acordes com alterações, pode ter os acordes: C, Dm, Em, F, G, Am e Bdim. Porque estes acordes são gerados pela escala de C. Este é o chamado Campo harmônico.

Quais acordes você precisa saber?

Se você é um iniciante e sabe já alguns acordes, pode estar pensando… “Ihhh… vou ter que ralar pra aprender todos os acordes…”.

Mas não é bem assim… Sabendo algumas sequências básicas de acordes, você pode tocar muitas músicas. As sequências principais para iniciantes e intermediários são:

  • A, D, E – Tonalidade A
    • Outros acordes desta tonalidade: Bm, C#m, F#m, G#dim
  • G, C, D – Tonalidade G
    • Outros acordes desta tonalidade: Am, Bm, Em, F#dim
  • C, F, G – Tonalidade C
    • Outros acordes desta tonalidade: Am, Dm, Em, Bdim
  • D, G, A – Tonalidade D
    • Outros acordes desta tonalidade: Bm, Em, F#m, C#dim

Aí temos 4 sequências de acordes, em 4 tonalidades diferentes.

Como estudar sequências de acordes

Por tonalidade. Ora… se os acordes vêm das escalas… estude sequências de cada tonalidade. Seguem abaixo alguns acordes, separados por tonalidade. Você pode estudar seguindo as orientações abaixo:

  • O acorde fundamental sempre é o primeiro da escala
  • Não há regra para qual acorde vem depois do fundamental, mas há sequências que são mais lógicas, mais utilizadas. 
  • Para praticar, toque sempre sequências de 3 ou 4 acordes, começando pelo fundamental e variando os demais. 
  • Foram omitidos, baixo, os acordes diminutos, que na maioria das músicas mais populares não são usados.

Tonalidade C

Acorde C - imagens de notas de violão09 Dm10 Em04 F05 G13 Am

Tonalidade D

Acorde D - imagens de notas de violão10 EmAcorde F#mAcorde GAcorde A14 Bm

Tonalidade G

01 G 05 Am 07 Bm 09 C 10 D 12 Em

Tonalidade A

01 A 04 Bm05 Csusm10 D07 E10 Fsusm

Aprenda posições diferentes para os acordes

Ebook de acordes GRÁTIS

Cada acorde pode ser feito em diversos locais do braço do violão. Eu fiz um eBook com os diagramas de diversas posições, de todos os acordes naturais. Clique no botão ao lado e saiba como receber o seu de imediato! É grátis mesmo…