Acordes naturais maiores

Os primeiros acordes a serem aprendidos por um iniciante em violão, são os acordes naturais. Veja abaixo os acordes naturais maiores para iniciantes.

Repare nos primeiros 3 acordes: A, D e E. Eles foram aí colocados não por acaso. Estes são – geralmente – os primeiros três acordes que um iniciante aprende. E a sequência em que se encontram, também não é casual. É uma sequência presente em muitas canções.

A próxima fileira de acordes – C, F e G também segue o mesmo princípio.

Com estes seis acordes é possível tocar muitas músicas. E mais: em tonalidades diferentes. Veja quais são:

  • Tonalidade A (lá maior) – A, D, E
  • Tonalidade D (ré maior) – D, G,, A
  • Tonalidade G (sol maior) – G, C, D
  • Tonalidade C (dó maior) – C, F, G

Agora perceba que informações um simples diagrama do acorde traz:

Acorde A

  •  A letra A indica a cifra do acorde, o nome. A = lá maior
  • O “x” do lado esquerdo/em cima significa que aquela corda não é tocada. Não faz parte do acorde.
  • Al lado do “x” há um círculo com uma bolinha preta no centro. A bolinha preta indica que esta corda faz parte do acorde. O círculo em volta da bolinha significa que é a nota fundamental do acorde (nota lá).
  • As demais bolinhas pretas na casa 2 indicam que aquelas cordas devem ser apertadas naquela casa e fazem parte do acorde.
  • A bolinha branca ou círculo pequeno na parte de cima – primeira corda – significa que aquela corda faz parte do acorde e não é apertada, é tocada solta.
  • Na parte de baixo do diagrama, temos os números 1, 2 e 3. São os dedos que vão apertar a corda indicada na casa indicada. Dedo 1 = indicador. Dedo 2 = médio. Dedos 3 = anular.
  • Abaixo dos números temos as letras”A, E, A, C#, E. São as notas que formam o acorde.

Como você pode ver, um pequeno diagrama como este é uma verdadeira aula de violão.

Coleção de eBooks Acordes e mais – aprenda tudo sobre notas, acordes, escalas e teoria de violão!

Mais páginas sobre acordes

Até aqui, você já sabe alguns acordes naturais maiores. Consulte nossas páginas com os demais acordes, para iniciantes ou intermediários.