Acordes de violão para iniciantes

Shares
ACORDE A

Os iniciantes em violão devem sempre começar pelos acordes mais fáceis, para progredir gradativamente. Veja esta lista de acordes e como treinar as sequências.

Tentar fazer acordes mais difíceis pode frustrar. Por isso, aqui vão algumas dicas e os desenhos (diagramas) dos acordes para você que está iniciando. Além disso, seguem sugestões de sequências de acordes, que são as mais usadas em músicas populares.

Dicas de acordes para iniciantes

  • Escolha sempre acordes sem pestana, que você possa fazer confortavelmente. É claro que mesmo estes exigem algum esforço serem tocados corretamente.
  • No início não treine sequências longas com mais de três acordes.
  • Treine sempre as sequências de uma só tonalidade. Por exemplo: na tonalidade C, você não usa o acorde F#, por exemplo. Então treine apenas os acordes da tonalidade C.
  • Para treinar mudanças de acordes, use um ritmo bem fácil, para que você possa se concentrar nos acordes e nas mudanças, sem ter que pensar no ritmo.
  • Treine conscientemente. Planeje o movimento que vai fazer. Por exemplo: nas mudanças de acorde, não vá simplesmente tocando e tentando mudar os acordes. Faça somente as mudanças, bem devagar, sem tocar, e vá aprimorando o movimento, para que seja o mais eficiente possível.

Porque “Acordes de violão para iniciantes”

É bom ressaltar aqui… Na verdade não existem acordes de violão que sirvam apenas para iniciantes. O que isso quer dizer é que estes acordes, apesar de serem utilizados em todos os níveis de estudo de violão e até por profissionais, são mais fáceis de serem executados por iniciantes.

Sequências de acordes para iniciantes

Cada escala, maior ou menor, gera sete acordes. Isto é o campo harmônico. As sequências dadas a seguir, são resultado do campo harmônico. A nota fundamental da escala vai gerar um acorde, que é o acorde fundamental do campo harmônico. Por exemplo:

Escala de G (sol maior) = G, A, B, C, D, E, F#

Acordes campo harmônico G = G, Am, Bm, C, D, Em, F#dim

Nas sequências a seguir, vamos omitir o acorde diminuto de cada escala, porque é raramente utilizado em músicas populares.

Os acordes abaixo ilustrados estão na ordem da escala, de 1 a 6. As sequências sugeridas mostram o número do acorde dentro do campo harmônico. Exemplo:

Sequência 1, 4, 5 na tonalidade C = C, F, G

Sequência 1, 6, 4, 5 na tonalidade C = C, Am, F, G

Portanto, para treinar, basta verificar a posição do acorde nos diagramas.

Tonalidade C

Acorde C - imagens de notas de violão09 Dm10 Em04 F05 G13 Am

Tonalidade D

Acorde D - imagens de notas de violão10 EmAcorde F#mAcorde GAcorde A14 Bm

Tonalidade G

01 G 05 Am 07 Bm 09 C 10 D 12 Em

Tonalidade A

01 A 04 Bm05 Csusm10 D07 E10 Fsusm

Sequências de acordes sugeridas

De 3 acordes

1, 4, 5
1, 2, 5
1, 5, 4
1, 6, 5
1, 5, 6
1, 3, 5

De 4 acordes

1, 6, 4, 5
1, 2, 3, 5
1, 4, 6, 5
1, 3, 6, 5
1, 5, 4, 6
1, 4, 6, 5

É claro que você mesmo pode fazer mais combinações, não há regra. Treinando o máximo de mudanças diferentes que puder, cada vez mais você consegue tocar mais músicas sem precisar parar para pensar na mudança ou no formato do acorde.

E lembre-se do que já foi dito anteriormente: estes acordes de violão são e não são para iniciantes. Explicando… Até mesmo profissionais usam estes acordes. Não pense que depois você não vai mais usar estes formatos nos acordes. Vai e muito. Portanto… fique amigo deles. E das sequências também. Bom treino…

Aprenda posições diferentes para os acordes

Ebook de acordes GRÁTIS

Cada acorde pode ser feito em diversos locais do braço do violão. Eu fiz um eBook com os diagramas de diversas posições, de todos os acordes naturais. Clique no botão ao lado e saiba como receber o seu de imediato! É grátis mesmo…