Primeiros passos para tocar violão

Primeiros passos para tocar violão - imagem

A origem da expressão “primeiros passos” vem dos bebês, é claro. Para começar a tocar violão, o início é bem parecido. Porém, começando da forma correta, a probabilidade de sucesso é muito maior.

Na página Como aprender a tocar violão eu explorei vários aspectos do assunto, com mais profundidade. Aqui vou diretamente aos primeiros passos, para que você tenha uma boa idéia da “confusão” em que vai se meter…

Primeiros passos para tocar violão – O instrumento e afinação

  1. Ter um violão – Você deve estar pensando… “Esse cara é abestado… é claro que é necessário um violão”. e talvez você tenha razão, muito normal eu não sou mesmo. Coisa que não existe: músico normal. Mas eu insisto sempre neste ponto, porque muita gente fica tentando emprestar, “arranjar”, catar um violão velho, todo estragado, ruim, só pra não gastar dinheiro. Tudo bem… se você não tem mesmo condições de comprar um violão… Mas se tiver, compre um de qualidade pelo menos razoável. Quer algumas dicas? Clique aqui > Qual o melhor violão.
  2. Aprender afinação – O violão tem 6 cordas. Cada uma delas deve soar uma nota musical. Acostume-se: afinar o violão corretamente desde o início, para sempre estudar ouvindo as notas certas.
    1. Ao contrário do que muitos possam pensar, a afinação do violão não é algo milimetricamente exato. Sempre haverá uma ligeira, às vezes até imperceptível diferença. Por isso, procure chegar o mais perto possível, sem ser um chato. Ficar eternamente tentando o “som perfeito” é perda de tempo.
    2. De preferência, compre um violão com afinador embutido, muito mais prático. Pouca gente consegue afinar por comparação (ouvindo). Ou compre um afinador. Existem também afinadores online.
    3. Num afinador digital, você toca cada corda e o aparelho mostra a você qual nota a corda está soando. E mostra também se é necessário apertar ou desapertar a corda.
    4. Nunca tente “apertar” as cordas aleatoriamente. Você só vai conseguir arrebentar uma ou mais delas.

Você já viu então que os primeiros passos nem se referem especificamente a tocar. Mas são necessários. Como eu disse no início, começar a aprender violão rende muito mais se você o fizer da forma correta.

Vamos então “meter a mão na massa”.

Uma dica: é muito legal ver aqueles caras tocando pra caramba na TV ou Youtube… com palheta. No início, esqueça a palheta. Comece com os seus dedos. Eles têm tato, a palheta não.

Primeiros passos para tocar violão – Um ritmo e alguns acordes

  1. De novo… começar da maneira correta… Nada de fazer tudo ao mesmo tempo. Aí é a maneira errada.
  2. O primeiro passo: Aprender um ritmo básico, bem simples. Nunca tente fazer algo “que você viu”, aleatoriamente. Não estamos falando de “primeiros passos”??? Pois é preciso começar do começo. Veja o vídeo abaixo:
  3. O segundo passo: Aprender 2 acordes. O acompanhamento de músicas ao violão é feito montando acordes, que são agrupamentos de notas. Aperta-se determinadas cordas em determinados lugares do braço do violão, para se obter estas notas. Veja no vídeo abaixo um exemplo de 2 acordes e a mudança entre eles:
  4. O terceiro passo: Treinar a mudança entre os 2 acordes. Isso sem tocar ainda o ritmo, assim como o vídeo mostra.
  5. O quarto passo: Treinar a mudança entre estes 2 acordes, agora tocando o ritmo aprendido na primeira aula.

Com estes 4 primeiros passos… você já começou a tocar violão. Verdade… Se você conseguir tocar este simples ritmo e estes 2 acordes corretamente, sem parar para pensar… parabéns. é um grande começo.

“O curso de violão para iniciantes do Bruno me deu uma base sólida para seguir em frente, tocar melhor e formar minha própria banda…”

Primeiros passos para tocar violão – E a teoria?

Nada de teoria. Na verdade, quase nada. Eu sei que alguns não concordam comigo, mas tou andando… Deixe-me contar uma história…

Alguns anos atrás, eu estava ensaiando uma música na igreja, com um pequeno grupo de cantores. Aqueles cantores de igreja, manja? Um pior que o outro… (brincadeira). Um rapaz que havia começado a frequentar a igreja recentemente se aproximou de mim, e me perguntou o que eram aquelas letras em negrito, acima dos versos da música. Ele tinha um violão nas mãos…

Eu fiquei meio “embatucado”… Pô… o cara não sabia o que eram as cifras??? Aquelas letras indicam qual acorde deve ser tocado, naquela parte da música. Sem fazer comentários, eu expliquei a ele. E ele… ficou olhando pra mim com uma cara de quem tinha achado aquilo muito complicado.

Quer saber o que mais? Aquele rapaz tocava que era uma beleza. Tocava qualquer coisa. Sabia as “posições de violão“, como se dizia antigamente. E não tinha a menor idéia sobre cifras.

Ou seja… ele não sabia xongas de teoria. E tocava assim mesmo. Aprendeu os acordes sem saber seus nomes, como eram formados, de que escalas vinham e… você entendeu…

Por isso é que a coisa que o iniciante menos precisa é teoria, que só vai gerar perda de tempo. Quem está dando os primeiros passos no violão quer apenas tocar, mais nada. E quanto antes conseguir tocar algo, melhor. Isso incentiva. Teoria fica pra depois.

Tocar violão e cantar junto…

Que os seus primeiros passos sejam os primeiros mesmo…

Pense um pouco… você não sabe o ritmo. Você não sabe os acordes. E também não sabe como juntar as duas coisas. E o que você faz? Ah, sim… ótima idéia… cantar. Ou seja, ajuntar mais uma coisa que você também não sabe: cantar e tocar.

Não faça isso com você… é pura judiação.

No início, apenas violão. Deixe a sua maravilhosa voz lá no cantinho, esperando pela hora certa. Apenas treine ritmos e acordes, masi nada. Que já é bastante coisa par aos neurônios.

E quanto tempo levam estes primeiros passos?

Pois é… eu sei que existem promessas de… arrraammm… 7 dias. Mas quem promete isso está mais é confiando que você seja um lunático que vai se trancar num quarto e ficar 7 dias só treinando violão. Você vai fazer isso? Pode tentar… não vai chegar ao final da primeira hora.

Portanto, pegue leve. Quinze minutos por dia, 4 dias por semana. Depois, vá aumentando… meia hora… e assim por diante.

Afinal, qual é a pressa? Já marcou o primeiro show da dupla? Esqueça… Já tem dupla demais.

Vá caminhando seus passos devagar. Construa algo consistente. Mantenha a assiduidade. Torne estes primeiros treinos num hábito. Lembre-se que você está assimilando coisas desconhecidas. Suas mãos precisam de tempo para acostumar com os primeiros ritmos e acordes.

Fazendo assim, em menos de 3 meses você estará tocando seus primeiros 2 ritmos e pelo menos 3 acordes. O suficiente para… tocar suas primeiras músicas! E não terá ficado com raiva do violão e de você mesmo.

Quais são os 3 primeiros acordes?

Eu sou meio suspeito para falar… gosto de ensinar estes 3 acordes primeiro: A (lá maior), E (mi maior) e D (ré maior). Por um simples motivo: são mais fáceis de fazer. E com estes 3 acordes é possível tocar várias músicas. É claro que no meu curso eu ensino outros acordes, necessários para aprender a tocar mais músicas.

Veja abaixo como são os primeiros acordes e outros mais:

fotos-de-acordes-com-cifras

Acordes maiores

Share Button

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Warning: Division by zero in /home/grunig/public_html/acordesdeviolao.com.br/wp-content/plugins/flagallery-skins/phantom/init.php on line 78

Quanto custa aprender a tocar violão?

Com aulas presenciais, somente estes primeiros passos custarão caro. Pagar um professor ou uma escola uma ou duas vezes por semana, não sai barato. Não que eu ache muito caro, acho que um professor deve ser bem remunerado. O problema é que custa tempo aprender as lições.

Um curso para baixar em seu computador, como é o meu Curso de violão para iniciantes, sai muito mais barato. E você tem a vantagem de poder estudar quando quiser e repetir as aulas que precisar.

Primeiros passos para tocar violão – Fazer um curso?

Fazer um curso é o mais indicado. Mais indicado ainda é fazer o meu curso. Pra que procurar mais? Tá certo… quer pesquisar mais… pesquise. Na verdade, nem todo curso serve para todo mundo.

No meu curso, como eu já disse, vou direto aos passos mencionados. Os primeiros ritmos e primeiros acordes, sem ficar enchendo a sua cabeça com teorias desnecessárias no início. E eu garanto que a esmagadora maioria dos meus alunos me agradecem por isso.

Mas de qualquer maneira, é importante adquirir um curso, porque assim você economiza tempo. Ficar “catando” informação aqui e ali é pura perda de tempo.

E então? Está pronto para dar seus primeiros passos para tocar violão? Quer conhecer o meu curso? Preencha o formulário abaixo e receba o programa completo do curso em seu email!