Acordes de violão – aprenda notas, escalas, cifras

acordes de violão, cifra C9

thumbacordesRETQuando se trata de notas e acordes de violão, às vezes “dá um nó” na cabeça… principalmente de iniciantes. 

As dúvidas são muitas, eu sei. E a maioria das respostas por aí afora não desfazem muito o nó. Então… vamos ver o que você realmente precisa saber sobre acordes:

Para iniciantes absolutos

  • Aprender os primeiros acordes, os mais simples de serem executados, a fim de tocar as primeiras músicas. Isto é fundamental para quem está iniciando. Nada de ficar estudando altas teorias e bla, blá, blá. Se você não começar a tocar logo vai é desistir. Veja os acordes que um iniciantes absoluto deve aprender:
  • A, D, E, C, G, Am, Dm, Em, F – Com estes acordes pode-se tocar muitas músicas, nas tonalidades de C, D, A e G.
  • Para um iniciante absoluto, aprender estes acordes e mais uns dois, três ritmos simples, faz toda a diferença. A diferença entre seguir em frente ou parar. É por isso que em meu curso de violão para iniciantes isto é justamente o que eu ensino.

Para iniciantes/intermediários (Que já sabem acordes básicos e tocam suas primeiras músicas)

  • Aprender os acordes com pestana – Apesar da pestana ser a grande “tortura” dos iniciantes, o benefício de se aprender a fazer acordes com pestana é muito grande. Porque? Simples… quando você sabe um… sabe todos.
  • Aprender todos os acordes naturais.
  • Aprender os acordes com sétima.
  • Aprender como são formados os acordes.
  • Aprender as principais sequências de cada tonalidade.
  • Aprender campo harmônico.

É muita coisa? Nada… pode acreditar. Depois que você “pega” o jeitão da coisa, é simples.

Agora é hora de você perguntar: “Pra quê aprender tudo isso?” Resposta: Para tocar com segurança e aprender a tocar sem depender de cifras. Arrá! Agora você ficou interessado, certo?

Tocar sem depender de cifras depende muito do seu conhecimento. Muita gente por aí pode falar que é só “ouvido”, mas isso é conversa. Um bom ouvido é claro que ajuda e muito, mas se você não souber os itens acima… o ouvido vai ter um trabalho lascado, acredite. Eu mesmo já vi gente que “pega” a música facilmente, sem consultar cifras. E muitos deles até mesmo pensam que é só “ouvido”. Mas eu começo a perguntar e perguntar… e vejo que eles sabem tudo isso aí acima. É que não se dão conta do quanto conhecimento têm…

E como aprender tudo isso aí sobre os acordes?

Acho que a pior coisa que você pode fazer é sair “catando” informação por aí. As coisas terminam embaralhadas em sua cabeça e no final você precisa começar tudo de novo. Fora o fato de que nem tudo que está pela internet afora é correto. Aí… fica pior ainda.

Pensando nisso eu escrevi o eBook Diagramas de acordes. Um livro com todos os importantes itens acima mencionados. Tudo explicado numa linguagem simples e acessível. Nada de termos técnicos complicadíssimos. Você vai ler e entender. Ponto final.

Para complementar, escrevi ainda mais dois eBooks: Teoria musical voltada ao violão e Notas e acordes de violão para iniciantes. Com estes três eBooks, seu conhecimento de acordes (e muito mais…) vai simplesmente decolar, acredite.

Conheça a Coleção Acordes e mais…

Coleção 3 eBooks violão

Com estes três eBooks, você vai – com toda a certeza, saber muitos mais do que notas e acordes de violão. Confira no site, clicando na imagem acima.