Acordes de violão
Compartilhe!

Don Felder toca Hotel California

Don Felder

Um video importante para quem está aprendendo ou toca violão. Don Felder toca Hotel California ao violão.

Para quem não sabe, vamos lá. Lá para os idos dos setentas (e lá se vão os anos), a banda Eagles “bombou” – como se diz hoje em dia – com a música “Hotel California.

A música era cantada pelo baterista, Don Henley. O que muitos não sabem, é que foi Don Felder, guitarrista da banda à época, quem deu o pontapé inicial na canção, compondo-a por completo, porém somente o instrumental que, na verdade, é a alma desta música. Pois aí está Don Felder tocando as principais partes instrumentais de Hotel California, ao violão.

OBS: Por alguma razão de m… o video é agora privado. Aqui está um link para ver em outras paragens: Don Felder toca Hotel California

A história de Hotel California, segundo Don Felder

Don Felder conta que à época, todos os integrantes da banda costumavam trazer suas idéias, para avaliação dos outros integrantes. Ele compôs a música Hotel California em sua casa, gravou (só instrumental) e levou para seus colegas.

A banda aprovou (é claro!) a música, colocou a letra e modificou algumas coisas, até mesmo um pouco o ritmo.

No primeiro LP (vinil) foi dado crédito a três membros da banda, e o nome de Don Felder era o primeiro. Assim eles costumavam fazer… dar os créditos pela ordem de importância na composição da música.

Acontece que nas próximas gravações, as ordens se inverteram e Don Felder sempre ficou em último! Oh, ooohhh!

A banda Eagles separou-se (se não me engano) em 1981 e voltou a reunir-se em 1994. Don Felder também fez parte desta segunda investida. Mas somente até 2001, quando, sem aviso e sem conversar com ele, a banda o dispensou! Oh, ooohhh…

Assistindo à entrevista de Don Felder (estou repetindo sempre o sobrenome, porque existe outro Don na banda) no programa Jeff Probst ninguém pode deixar de reparar na calma e humildade deste excelente guitarrista. Ele mesmo diz que sofreu muito com as atitudes de seus ex-companheiros, mas acabou aprendendo mais sobre si mesmo.

Comentário meu: “Esquenta não, cara… eles podem tirar tudo de você. Mas jamais poderão modificar a verdade.”

Caso queira ver a entrevista (em inglês), aqui vai o link: Entrevista Jeff Probst com Don Felder

 

 

Share Button