Garota tocando violão

ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________

Apostila de acordes de violão grátis! Acordes em diversas posições diferentes, com diagramas explicativos.

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!

Todas as notas de violão

notas de violãoTenho percebido que há muita busca por “todas as notas do violão”. Bem, é claro que é possível fazer uma relação com estas notas, ou seja, todas as notas possíveis de serem tocadas no violão.

Mas acredito que as pessoas que buscam por este termo, na verdade estão buscando algo além. E tenho quase certeza que varia de pessoa para a pessoa, a intenção ao buscar o termo.

Por isso, vou explicar, da melhor maneira que puder, onde e como localizar

Todas as notas de violão

Observe a tabela abaixo. Do lado direito de cada corda (numeradas de 6 a 1) estão as notas daquela corda, desde a nota com a corda solta, até a casa doze. Repare que na casa 12, é repetida a mesma nota da corda solta. O que significa que daquela casa em diante, todas as notas se repetem. Repare também que as notas abaixo se obtém com o violão corretamente afinado com a afinação padrão E, A, D, G, B, E .

todas as notas de violao

Quer aprender mais sobre notas de violao? Clique no botão abaixo e confira!

Apostilas de violão Aprenda tudo sobre notas, escalas e acordes!

Como usar as notas de violão

Para tocar… hehehe… calma… só dando uma de engraçado.

Evidentemente, as notas no braço do violão podem ser usadas para montar acordes e tocar melodias, solos. E também podem ser usadas em pares. Duas notas juntas tecnicamente não formam um acorde (que precisa de 3 notas), mas o recurso de tocar duas notas é bastante usado, em solos, melodias e harmonias.

Um acorde natural tem 3 notas em sua formação. O primeiro, terceiro e quinto graus de uma escala. Quando você faz a posição para tocar um acorde, é isso exatamente o que está fazendo… apertando cada corda numa determinada casa para obter uma nota. Juntando as 3 notas você então tem o acorde.

As cordas do violao afinadas corretamente soam determinadas notas quando soltas. São elas

  • Corda 6 – E
  • Corda 5 – A
  • Corda 4 – D
  • Corda 3 – G
  • Corda 2 – B
  • Corda 1 – E

Cada casa do braço aumenta em 1/2 tom a nota daquela corda. Por exemplo: A corda 5 solta soa a nota A. Apertada na casa 1 soa a nota A# (1/2 tom acima de A). Apertada na casa 2 soa a nota B (1/2 tom acima de A#). E assim por diante.

O que são intervalos entre as notas

(Teoria geral para violao ou outro instrumento)

Intervalo é a distância entre uma nota e outra. Simples, não é? É uma medida adotada na música para este fim. Entre uma nota e outra não há quilos, nem metros, nem litros. Há intervalos.

Explicando um pouco mais. Entre uma nota e outra há – como você já viu – semitons. Conforme a quantidade de semitons entra as duas notas, dizemos que há um intervalo “x” entre elas. Desta maneira podemos expressar a distância entra as notas de uma maneira padronizada.

Abaixo, a relação de intervalos conforme a quantidade de semintons entre as notas

1) Primeira justa ou uníssono: sem intervalos entre os dois sons.

2) Segunda
menor: distância de um semitom entre os sons (exemplo: A para A#).
maior: distância de dois semitons entre os sons (exemplo A para B).

3) Terça ou Terceira
menor: distância de três semitons entre os sons (exemplo: A para C).
maior: distância de quatro semitons entre os sons (A para C#).

4) Quarta justa ou quarta: distância de cinco semitons entre os sons (exemplo: A para D).

4a) Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons (três tons, daí seu nome) entre os sons (exemplo: A para D#).

5) Quinta justa ou quinta: distância de sete semitons entre os sons (exemplo: A para E).

6) Sexta
menor: distância de oito semitons entre os sons (A para F).
maior: distância de nove semitons entre os sons (A para F#).

7) Sétima
menor: distância de dez semitons entre os sons (A para G).
maior: distância de onze semitons entre os sons (A para G#).

8) Oitava justa ou oitava: distância de doze semitons entre os sons (A para A oitava acima)
Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.
Um intervalo diminuto, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superdiminuto.
Um intervalo aumentado, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superaumentado.
Um intervalo justo, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo justo, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado

Apostilas de violão Aprenda tudo sobre notas, escalas e acordes!

As notas de violão e a escala cromática

Escala cromática é aquela que contém todas as notas, incluindo os semitons. Veja:

C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B (Nota: entre B e C e entre E e F não há sustenido. O intervalo entre estas notas já é de 1/2 tom).

Vamos repetir aqui as notas no braço do violão para que você veja as escalas cromáticas. Cada corda, no sentido longitudinal (comprimento) do braço do violao apresenta uma escala cromática, pois cada casa representa 1/2 tom.

Entretanto, como cada corda soa uma determinada nota solta, as escalas cromáticas começa com notas diferentes. Em cada corda, iniciando da nota da corda solta, a escala cromática vai até a casa 11. Da casa 12 em diante a mesma escala se repete.

todas as notas de violao

Propriedades das notas entre as cordas do violão

Repare no diagrama abaixo. Entre as cordas 6(E) e 4(D) há uma relação interessante. Temos sempre a mesma nota na corda quatro, duas casas adiante da seis. Começando da corda 6 solta (E), achamos a nota E na quarta corda, casa dois. E assim por diante. Isto vale para todo o braço do violão. E isto vale também entre as cordas 5 e 4 .

notas de violao

Localizando oitavas em diagonal

Veja no diagrama abaixo como você pode encontrar as mesmas notas em diferentes oitavas, no sentido diagonal do braço do violão.

notas de violão em diagonal

Por exemplo:

Corda 6 solta = E

Corda 4 casa 2 = E uma oitava acima da corda 6 solta

Corda 2 casa 5 = E uma oitava acima da corda 4 casa 2 e duas oitavas acima da corda 6 solta

Mais algumas propriedades das notas no braço do violão

  • Todas as notas das cordas soltas e das casas 5, 10, 12, 17 e 22 pertencem à escala de C (dó maior).
  • Todas as notas das cordas soltas e das casas 2, 7, 12, 14 e 19 pertencem à escala de D (ré maior).
  • Todas as notas das casas 2, 4 9, 14, 16 e 21 pertencem à escala de E (mi maior).
  • Todas as notas das casas 3, 5, 10, 15, 17 e 22 pertencem à escala de F (fá maior).
  • Todas as notas das cordas soltas e das casas 5, 7, 12, 17 e 19 pertencem à escala de G (sol maior).
  • Todas as notas das casas 2, 7, 9, 14, 19 e 21 pertencem à escala de A (lá maior)
  • Todas as notas das casas 4, 9, 11, 16 e 21 pertencem à escala de B (si maior).

OBS: Alguns instrumentos possuem a casa 22, outros só vão até a 21.

Alguns truques 

  • Escalas de acordes relativos possuem as mesmas notas. O que isto significa: suponhamos que você saiba todas as escalas maiores no violao. Você sabe as menores também, porque as escalas relativas possuem as mesmas notas, apenas iniciando em outra nota fundamental. Por exemplo:

Escala de C (dó maior) =        C D E F G A B

Escala de Am (lá menor) =      A B C D E F G

Veja como as notas são as mesmas. Portanto, sabendo quais escalas são relativas, e treinando as escalas maiores, você pode improvisar sobre a escala maior e sua relativa (menor), utilizando as mesmas notas, no mesmo trecho do braço do violao, sem medo de errar.

  • Trechos de escalas podem salvar sua pele também. Se você treina uma escala começando numa determinada corda, já sabe que basta ir uma casa adiante e terá a escala meio tom acima. Ou uma casa para trás, meio tom abaixo.

Conclusão...

Há muito o que estudar. Mais importante que saber todas as notas de violão é saber como usar as notas para criar boa música.