Posições de violão

acordes de violão - aprenda

Aproveitando a dúvida de um leitor,  resolvi escrever este artigo, bem simples, sobre as posições de violão.

Este leitor se referia aos “vovôs”, que falavam de “posições” para tocar violão. Então tinha a primeira posição, a segunda e a terceira.

Eu poderia ser um desses vovôs, porque já estou nos cinquenta e cinco, mas a coisa é ainda anterior. Vem de mais longe.

O que são as posições de violão, primeira, segunda e terceira?

Vamos lá… nenhum segredo nesse negócio aí. Acontece que aqueles velhotes espertos decoravam os três acordes básicos de cada tonalidade. O que eles chamavam de “posições”, eram os acordes.

Veja só… toda tonalidade tem sua escala. Cada nota da escala gera um acorde. Os acordes básicos de uma tonalidade maior, por exemplo, são o primeiro, o quarto e o quinto. O problema é que naquela época, alguém resolveu chamar isso aí de “primeira, segunda e terceira”. Então, a primeira era o acorde fundamental da tonalidade. A segunda era o quarto acorde da tonalidade. E a terceira era o quinto acorde da tonalidade.

Vejamos um exemplo

Escala de C (dó maior) – Acordes: 1) C 2) Dm 3) Em 4) F 5) G 6) Am 7) B°

Na escala de C, os três acordes básicos são: 1) C 4) F 5) G  – formando uma sequencia lógica, básica = C, F, G

Aí estão as três “posições” da tonalidade C = Primeira = C  Segunda = F  Terceira= G

Prontinho. É isso que os vovôs estão falando. Posições são acordes.

Hoje, nós nos referimos aos números dos acordes no campo harmônico conforme a sua posição na escala. Eles se referiam a estes três acordes como:

Primeira posição, segunda posição, terceira posição.

Por que posições de violão?

Bastante óbvio. Para se fazer um acorde, é necessário “posicionar” os dedos em certas cordas e casas do braço do violão. Daí o nome: posição de violão, que nada mais é do que um acorde.

Portanto um acorde A é a posição A.

O que é interessante, é o negócio da primeira, segunda e terceira, um conceito inteligente, apesar de divergente com a escala.

Os músicos americanos usam um conceito parecido, que já mencionei acima, e que tem a ver com a escala. O 1, 4, 5.

Usando o conceito dos números, você associa o número ao acorde de qualquer escala. Portanto, o acorde (ou posição) 1 da escala de C é C. O acorde 1 da escala de E é E. E assim por diante.

E se você não aprendeu cifras, apenas “posições de violão”?

Bem, para aproveitar todo o material existente hoje em dia, teria que aprender as cifras. Coisa bastante simples e que ajuda muito. São elas:

Dó = C

Ré = D

Mi = E

Fá = F

Sol = G

Lá = A

Si = B

Para os acordes menores (ou posições menores), acrescenta-se a letra “m”. Um dó menor = Cm.

Temos então, também, os sustenidos, representados pelo sinal “#”. Portanto:

Dó sustenido = C#

Dó sustenido menor = C#m

Veja abaixo os diagramas com algumas posições de violão representadas em diagramas.

Se quiser ver mais diagramas com acordes maiores e menores, acompanhados de fotos, clique aqui.