Acordes de violão
Shares

Tonalidades, acordes e escalas

Escala C com 3 acordes

Usando a tonalidade C (dó maior), veja na figura abaixo, como é relativamente simples relacionar as notas da escala com os acordes.

 

Escala C com 3 acordes

No diagrama acima, temos representadas as cinco primeiras casas do braço do violão, com a escala de C (dó maior) com todas as notas até a casa 4, mais os três acordes: C, F e G.

  • As figuras laranja são todas as notas da escala de C, desde as cordas soltas até a casa 4.
  • Os círculos negros mostram a formação do acorde C. *
  • Os círculos azuis mostram a formaçãodo acorde G. *
  • Os círculos verdes e a seta verde mostram a formação do acorde F. *
* Atenção: No diagrama estão ilustradas, para os acordes, quais cordas e casas são apertadas para executar o acorde. Mas não são todas as notas do acorde, nem tampouco as três notas que o formam.

 

Usando os acordes e a escala

Agora olhe a figura e pense. Se você estiver tocando uma música na tonalidade C, com estes três acordes, além dos acordes pode utilizar todas estas notas em passagens de um acorde ao outro, ou em riffs, solos, etc.

Além disso, estas notas possibilitam também fazer alterações no acordes.

O principal

A lição principal aqui é: há muito o que aprender sobre o braço do violão. Repare como num pequeno pedaço do violão, praticamente só nas três primeiras casas, quanta coisa é possível fazer.

Procure fazer você mesmo alguns exercícios assim, na prática, e verá que as possibilidades são quase infinitas.

OBSERVAÇÃO: Por favor, não venha com aquele papo chato de que a escala de C começa com a nota dó. A nota dó é a nota fundamental da escala de C. E no diagrama estão mostradas todas as notas desta escala nas quatro primeiras casas. Se você, assim mesmo, quiser encher o saco e escrever abobrinha no comentário, estará perdendo o seu tempo, pois será deletado. Obrigado por compreender. 

Share Button

Comments are closed