Quatro acordes… 36 músicas

Share Button

36 músicas, quatro acordesEu já falei aqui no blog, dirigindo-me a principiantes, sobre tocar várias músicas com três acordes. Aqui estão, por exemplo, dois artigos sobre isto:

Três acordes essenciais de violão

Como é o negócio do três acordes

Muita gente não leva música de três acordes a sério. Já vi até gente que chama música de três acordes de lixo. Opiniões à parte, o fato é que existem muitas músicas só com três acordes. E com quatro então, nem se fala. Zilhões de músicas. Músicas que ficaram na história, venderam muito, muito mesmo. Não por terem quatro acordes. Ou três, ou cinco. Porque são músicas boas, bem feitas, que agradam o público.

Aliás, até onde chega minha memória musical, a grande maioria das músicas que fizeram muito sucesso, não têm um montão de acordes.

Acordes e sequencias (ou progressões)

E porque um principiante então muitas vezes tem dificuldade com estas mesmas músicas, achando que ali está tudo diferente. Pelo seguinte:

As músicas podem ter apenas quatro acordes, mas…

  • Não estão na mesma tonalidade
  • Os acordes não estão na mesma sequencia ou progressão
  • Um ou outro acorde pode ter uma variação

Por isso é que os músicos precisam compreender sequencias de acordes. Independentemente da tonalidade. Veja um exemplo.

Suponhamos que você conheça duas músicas, com os seguintes acordes:

  • Música 1 – C,  Am,  F,  G  (1, 6, 4, 5)
  • Música 2 – D,  Bm, G, A  (1, 6, 4, 5)

Só pelo fato de serem duas tonalidades diferentes, a um principiante já parece diferente. Mas não é. As duas sequencias são exatamente iguais, apenas em tonalidades diferentes.

Mas se tivermos uma outra situação, assim:

  • Música 1 – C, Am, F, G  (1, 6, 4, 5)
  • Música 2 – C, G, Am, F  (1, 5, 6, 4)

Seria então a mesma tonalidade, os mesmos acordes, mas as duas sequencias são diferentes.

Outro caso, que complicaria um pouco mais, seriam os mesmos acordes, sequencias diferentes e tonalidades diferentes. Aqui, quando digo os mesmos acordes, refiro-me à posição dos acordes em relação ao campo harmônico (repare nos números após as sequencias de acordes). Leia o artigo Harmonia musical e irá compreender melhor isso.

Quatro acordes… 36 músicas

No video abaixo, você pode ver como alguém conseguiu tocar 36 músicas com os mesmos quatro acordes e na mesma sequencia. À primeira vista, fica parecendo muito simples, mas na verdade nem é tanto assim. As músicas utilizadas provavelmente têm variações desta sequencia e também tonalidades diferentes. Quem fez este trabalho, pegou apenas o pedaço de cada música com a mesma sequencia e tocou todas na mesma tonalidade.

No video, é usada uma sequencia 1, 5, 6, 4 na tonalidade E. Portanto: E, B, C#m, A

Uma pequena observação: Se você entra no blog diretamente neste artigo e não compreende bem a explicação, é porque precisa mais informação. Leia os outros artigos sugeridos e compreenderá melhor.

15 Comentarios

  1. Bruno, tenho pesquizado vários sites de violão, vc, sem dúvida, é o que explica melhor. Muito Bom. Parabéns,pelo seu trabalho.Sou iniciante.

    • Bruno says:

      Olá Jesus. Legal… que bom que você gostou. Mas é iniciante só agora… espero que passe desta fase e siga em frente. Um abraço.

  2. Oque eu fasso pra pegar o tempo certo das musicas porque eu tou teno muita dificudade no tempo e no ritmo

    • Bruno says:

      Olá Kaue. Treinar e treinar. Experimente tocar junto com a gravação original das músicas. Um abraço.

  3. Voce tem como me a judar porque quando eu tou tocando uma musica as pessoas fala que ta errado vc tem como me ajudar porque as pessas fala que eu toco bem mais na ora de cantar que eu a choque e quando vou entrar cantado fico fora do to e do tempo

    • Bruno says:

      Kaue, já respondi na pergunta anterior. Não se desepere. Treine bastante. Um abraço.

  4. Dario Brum says:

    Prezado amigo: que bom te ver de novo. Alunos iniciantes tem em você o bê-a-bá perfeito para aprender. Só não segue em frente àquele que não tem persistência e dedicação. O seu é o melhor método, sem enrolação. No meu caso, só lamento não estarmos mais próximos, pois com 74 anos e não tendo companhia para dividir experiências, eu, tenho certeza, seria um fera nessa arte que amo e que, infelizmente, não encontramos velhos ou idosos? que queiram estudar…
    Continue dividindo seu saber com essa simplicidade por que o simples é o caminho!

    • Bruno says:

      Olá Dario. Obrigado pelas palavras bondosas. Creio que você pensa como eu… não há idade para aprender. Eu aprendo alguma coisa todos os dias. Aprender e compartilhar. Essa é a idéia. Um grande abraço.

  5. Elaine Cristina says:

    Boa tarde ,tenho dificuldade de fazer as batidas,bato na perna,com o pé,enfim,e a seta é para onde?para cima ,para baixo?????pra onde.Por favor você poderia fazer vidéos mostrando como saber para onde é a seta.????Muito Obrigado

    • Bruno says:

      Olá Elaine. Quando a seta é para baixo, você toca com o polegar ou indicador de cima para baixo nas cordas. Da corda 6 para a 1. E vice-versa. Há artigos sobre ritmo que lhe ajudarão. Um abraço.

  6. luiz says:

    OLA BRUNO , UM GRANDE ABRAÇO! EU TOCO NA IG. BATISTA ,2 ANOS A 3 ANOS MAIS OU MENOS. SEMPRE APRENDO ALGO MAIS NO SEU BLOG. NAO SOU MAIS INICIANTE , POREM MUITO APEGADO A CIFRAS ,MANIA ! VC PELO QUE LI , PARECE-ME QUE TAMBEM É EVANGELICO. ME RESPONDA. FAZ MUITO BEM EM AJUDAR AO PROXIMO , COMPARTILHANDO COISAS LEGAIS . JA COMPÔS MUS. GOSPEL?

  7. Carvalho says:

    Bruno, gostaria que publicasses uma matéria a falar de delho. Ou seja, como dedilhar no violão.

    • Bruno says:

      Olá Carvalho. Existem cursos específicos sobre isso. No meu curso para iniciantes existe esta parte também. Um abraço.

  8. LUIZ says:

    muito bom , parabens , bruno . gosto muito das suas aulas.

  9. LUIZ says:

    OLA ,bruno! JA COMPOS MUSICA GOSPEL E QUAL FOI ?