Como são os acordes de guitarra

Acordes de guitarra Afinal, há diferença entre acordes de violão e acordes de guitarra? Quem adivinhar ganha um doce. Deixa pra lá… Não, não há diferença.

Se considerarmos que estamos comparando um violão e uma guitarra tradicionais, como a afinação é a mesma, os acordes – evidentemente – são iguais.

Afinação de violão e guitarra = E, A, D, G, B, E (da corda 6 para a corda 1).

Como tocar os acordes de guitarra

Aqui é que mora a “diferença”. Você pode – com certeza – montar os acordes na guitarra da mesma maneira como o faz no violão. A diferença está na técnica para tocar estes acordes.

Observe um video de um guitarrista qualquer. Um bom, é claro. Se for de rock pesado e coisa do gênero, pode ser que você tenha a impressão de que ele está “baixando a ripa” nas cordas da guitarra. A bem da verdade, algumas vezes isso ocorre mesmo, quando o sujeito quer mesmo “sujar” o som da guitarra. Mas na maioria das vezes, é só impressão.

Uma guitarra sempre funciona plugada a um amplificador. Então, o que os guitarristas fazem, é usar adequadamente esta amplificação, ao invés de “bater” nas cordas com força. O uso correto de amplificadores e pedais de efeito é que faz gerar o som desejado pelo guitarrista, e não a força com que se bate nas cordas.

Diferentemente do violão, na guitarra o excesso de força pode fazer com que o som saia extremamente ruim. A força excessiva pode até fazer com que a palheta bata nos captadores ou mesmo que as cordas toquem neles, gerando ruídos indesejáveis. Por isso, ao tocar seus primeiros acordes de guitarra, lembre-se disso: regular o volume da guitarra e do amplificador para que não seja necessária muita força.

No violão já é diferente. Você pode usar um pouco mais de força, porque as cordas, na boca do instrumento, têm um grande espaço livre.

Então… acabou de comprar uma guitarra? Pode ficar tranquilo e usar os mesmos acordes que aprendeu no violão, respeitando porém o acima explicado.

Os acordes de guitarra “soltos”

Tome também um pouco de cuidado com isso. Aqueles acordes de três notas (tríades), como A, D e E. No violão eles soam maravilhosamente. Mas na guitarra, é preciso mais cuidado, porque se você tocar com muita força nas cordas que não estão apertadas, pode ouvir algo que não vai gostar. As cordas soltas podem vibrar excessivamente e o ruído gerado não vai ser legal.

Portanto, ao tocar seus primeiros acordes de guitarra (que são os mesmos do violão), lembre-se: mais técnica e menos força.