Como instalar marcas no braço do violão


Share Button

Instalar aquelas “bolinhas” brancas de marcação no braço do violão pode não ser a coisa mais difícil do mundo. Mas também não é a mais fácil.

Há tempos que me incomodava um dos meus violões, um Ibanez com cordas de nylon, que já vem de fábrica sem as marvadas das bolinhas. Na verdade, o violão tem a marcação em cima, na lateral do braço, o que orienta quem toca.

Acontece que quando faço algum video ou foto para mostrar algo ou dar aula, as bolinhas – quero acreditar – ajudam quem está vendo o video ou foto.

Vai daí que o metido a besta aqui resolveu instalar as bolinhas. Resolvi e… instalei.

Por onde começar

Bem… a primeira coisa é comprar as tais bolinhas, que são feitas de madrepérola. Comprei. Depois, é necessário ter uma broca do diametro extao das bolinhas. Se for mais ou menos, dá problema.

No caso, as bolinhas que comprei são de 7mm (sete milímetros). Penei pra caramba, mas consegui encontrar a broca. Acontece que não pode ser qualquer broca. Uma broca comum faz um furo cônico, que não serve para este trabalho. É preciso uma broca especial, que deixe o fundo do furo reto. Para que a superfície toda da bolinha encoste no fundo do furo.  Eis aí a tal da broca.

Broca para fundo reto - instalação de marcas no braço do violãoBroca de fundo reto

Creio que dá para reparar claramente que a broca tem uma ponta fina que serve apenas como guia para o centro do furo. A broca em si, que vai executar o furo, é chata.

Na ponta da broca, foi preciso instalar um pequeno anel, que serve para que ela vá somente até uma determinada profundidade. Se eu furasse uma profundidade maior do que a espessura das bolinhas, teria problemas, pois é necessário deixar sobrar um pouquinho da bolinha para fora do furo, para que seja lixada posteriormente.

Finalmente, tomei coragem e fiz o primeiro furo. Quase bom. Porque com uma furadeira comum, mais o anel que não era exatamente o adequado para fazer a broca parar… não seria possível realizar algo perfeito. Resolvi encarar a maçaroca. Coragem, José!

Ah, sim… antes era preciso também medir e marcar os lugares corretos dos furos… o que não é difícil. Aliás é o mais fácil de tudo. Mas é necessário cuidado. Marcou errado, furou errado… babau. Mas minha marcação até que não foi tão ruim.

E tome buraco no braço do violão. Olhe aí… A foto mostra apenas seis furos. Mas foram oito: Casas 3, 5, 7, 9, 12(dois furos), 15 e 17.

Furos no braço do violão para instalar marcas

Como não poderia deixar de ser, um pequeno erro ocorreu. O furo da casa 17 ficou fora de centro. Paciência… eu é que não vou consertar, porque seria um perereco. Fica como marca registrada…

Instalando as tais bolinhas no braço do violão

Depois dos furos feitos é que vem a parte mais demorada. O próximo passo é colocar super bonder nos furos e inserir as bolinhas. Isso é fácil. Mas então, sobra um pouquinho da espessura da bolinha para fora, excesso este que deve ser lixado. Esta é a parte mais demorada, porque você não pode lixar o braço (a madeira) junto, sob risco de estragar o braço.

Então é preciso ir com cuidado, colocar um tape para deixar exposta somente a bolinha e lixar devagar, até que bolinha e madeira fiquem perfeitamente nivelados. Aí embaixo está o resultado.

Evidentemente, como as condições e ferramentas não eram ideais, ficaram umas pequenas marcas (do anel de parada da broca), mas coisa bem pouca. Para quem fez isso a primeira vez, até que não ficou ruim.

 

Braço do violão com bolinhas recem instaladas

Depois foi só lixar com lixa bem fina para igualar tudo e prontinho.

Uma recomendação: não se meta a fazer isto se não estiver disposto a encarar o risco de estragar o braço do violão. Eu encarei e sabia que podia me lascar. Uma distração já me custou uma bolinha fora de posição. Algo pior pode acontecer…

E porque foi que eu fiz isso?

Você pode até estar se perguntando: “mas porque esse cabeça-de-bagre do Bruno fez uma mer…cadoria dessas?”.

Sim, porque eu poderia – em primeiro lugar – comprar um violão que já tivesse as marcas, é ou não é? Acontece que eu queria um violão para cordas de nylon, elétrico, mas que não tivesse o braço tão largo. E este foi o único que achei.

Ok, ok… eu poderia ter mandado um luthier fazer o serviço. Acontece que luthiers tem uma mania do caramba de cobrar pelo serviço. Mania esta que eu aprovo totalmente, porque trabalhar de graça, hoje em dia nem relógio. Aí eu iria ter que pagar. E eu tenho uma mania do caramba de não pagar por coisas que eu mesmo posso fazer. Além do mais, é uma baita higiene mental fazer este tipo de trabalho e eu gosto muito.

No final, ficou até razoável, eu me diverti, o violão agora tem bolinhas… tudo certo. Não ficou perfeito? E daí? O som do violão continua saindo. E agora tem bolinhas…

Share Button

9 Comentarios

  1. Flávio Fernandes says:

    Huahuahuahua.. Vc é o melhor psor! Huahuahua….

  2. claudio tavares says:

    Oi Prof. Su trabalho ficou ótimo. atndeu a necesidade, mas
    se tiver que fazer de novo. não se importe muito com a profundidade dos furos. Faça um pouquinho mais fundo que
    a espessura das bolinhas. depois cole com araldite. Prepare a massa do araldite e encha os furos. Depois aperte a bolinha
    até que espirre a cola e a bolinha fique bem nivelada. Limpe o excesso com uma pequena espátula e agua e deixe secar.
    Não precisa nem lixar pois com cuidado já ficará nivelado com o braço. abraços. claudio tavares

    • Bruno says:

      Olá Claudio. Valeu a dica, boa mesmo. Uma pena que agora já fiz, rerere. Obrigado por compartilhar o conhecimento. Um grande abraço.

  3. Daniela says:

    Sou iniciante no ramo mas não deixei de pensar se não seria mais fácil colocar bolinhas adesivas. Qual é a diferença?

    • Bruno says:

      Olá Daniela. Mesmo que exista algum tipo de bolinha adesiva, ficaria muito ruim, porque as bolinhas ficariam mais altas que a madeira, atrapalhando a execução. E eventualmente sairiam. Um abraço.

  4. Ricardo says:

    Ola, vou comprar um violão Giannini Gsx cordas de aço, eu adorei ele porem as marcação das casas (as bolinhas brancas) ficam em cima do braço, queria saber se isso atrapalha para aprender a tocar, como eu que só sei fazer as notas basicas e mais nada. Obrigado

    • Bruno says:

      Olá Ricardo. Não atrapalha para aprender. É até melhor, porque você não precisa olhar a frente do braço. Fique tranquilo. Um abraço.

  5. Rafael says:

    Vim aqui pelo google. Curti o post e o senso de humor. Vou seguir o site!