Como aprender a tocar violão sozinho


Como aprender a tocar violão sozinhoEsta é uma frase e tanto. Deparei-me com ela hoje e resolvi destrinchar: “como aprender a tocar violão sozinho”. Já explico.

Aprender a tocar violão já é uma barra pesada. Não que seja difícil. É que exige tempo, dedicação. E muitos querem aprender “daqui pra ali” (e sem aulas…). Agora aprender a tocar violão, e ainda por cima sozinho, é dose pra cavalo.

Digo isso porque por mais que você não tenha um professor, por mais que não se matricule numa escola de violão, dificilmente estará sozinho. Você tem – nos dias de hoje – grandes aliados. Onde? Na internet. Aqui, por exemplo.

Por isso, quem busca pela frase “como aprender a tocar violão sozinho”, na verdade não quer ficar sozinho. Já está buscando ajuda.

De qualquer maneira, considerando que aprender sozinho seja aprender sem professor, aqui vai um conselho:

Não perca tempo “catando” uma coisa aqui e outra ali. Isso pode misturar as bolas e você acaba aprendendo errado e demorando muito mais para chegar a um resultado satisfatório. Não quer ou não pode ir a uma escola? Compre um curso, que você possa fazer em casa. Há muitas ofertas na internet. Faça este investimento. E se comprar algum curso e achar que está faltando algo, compre outro. É isso mesmo. A maioria dos cursos oferece preços bem baixos. E se você leva violão a sério, que problema tem em investir um pouco mais?

Se você ficar completamente sozinho, terá que reinventar o violão. Se aprender um pouco aqui e ali, com videos, cifras e dicas, poderá ter em suas mãos um verdadeiro Frankenstein, um monstro sem pé nem cabeça. Portanto, fazer um curso, mesmo que seja em casa, é a resposta para a pergunta como aprender a tocar violão sozinho.

Share Button

44 thoughts on “Como aprender a tocar violão sozinho

      • natan

        sem querer criticar mais se eu quisesse pagar para aprender a tocar violao eu faria as aulas que sao bem mais faceis de aprender

        • Bruno Post author

          Olá Natan. Sem querer abrir os seus olhos, lembre-se que há lugares em que não há professor ou escola. As pessoas que moram nestes lugares, teriam que viajar quilometros e quilometros para encontrar um professor. Por outro lado, nem todos têm dinheiro para pagar por duas aulas o preço de um curso online. Ou seja, você está pensando em termos da “sua pessoa” apenas. Você faria isso ou aquilo. E mesmo tendo – talvez – acesso a professor ou escola, está dizendo “se eu quisesse pagar”. Lembre-se também que as pessoas que querem tudo de graça, acabam obtendo exatamente o que procuram. De mais a mais, ninguém o está obrigando a pagar por nada, certo? Mas quem sou eu para abrir seus olhos… Um abraço.

            • Bruno Post author

              Olá Yago. Obrigado pela visita. É… de vez em quando o Brunão precisa tentar “abrir os olhos” de alguém. Tentar eu tento, mas nem sempre é possível. Um grande abraço.

        • Tiago

          Sem falar que professor de violão é caro amigão. Dependendo do professor, pode sair até 40 reais a hora aula. Claro, tem mais baratos, como uns de 120 reais/mês, mas mesmo assim, o curso acaba saindo bem mais barato.

  • Shenaider Guerra

    Olha. eu comprei meu primeiro violão ha mais de um ano, e até hoje não procurei um professor, nem por falta de dinheiro, e nem por falta de te-los aqui por perto, mas por falta de tempo…e assim, com vídeo a meu alcance eu poderei faser minhas aulas, nos dias e horas e locais que me parecer melhor…obrigada, seu site é completo. um abraço.

    • Bruno Post author

      Olá Shenaider. Arrume um tempinho. Quinze minutos por dia e você chega lá. Um abraço.

  • Luiz Cláudio

    Olá Bruno, comprei o curso para iniciante e estou gostando muito, mesmo já sabendo um pouco de violão resolvi voltar à estudar começando do zero.
    Parabéns pelo curso pois, os vídeos são bem explicativos e as apostilas também.
    Só não aprende quem não quiser .

    Um abraço professor!

    • Bruno Post author

      Valeu, Luiz. Ótimo você ter gostado e comentado aqui. Espero que chegue lá, e aqui sempre estarei para apoiar. Um abraço.

  • Robson

    Bem, eu comprei um violão a uma semana. e pretendo aprender sozinho, muitos dizem que é uma perda de tempo, mais creio eu que já que não é impossível, por que não ? tô com uma apostila de 140 páginas(e a internet é claro) e tô mandando ver. E o seu site me foi muito útil valeu! belo trabalho Bruno.

    • Bruno Post author

      Olá Robson. O problema de aprender sozinho é que você mesmo precisa chegar a conclusões. Se chegar a conclusões erradas, o caminho será mais longo. Há cursos baratos hoje em dia. Pra que bater cabeça quando com apenas 50 reais você pode obter algo mais confiável. Pense nisso. Um grande abraço.

  • Victor Mattos

    Como Que eu Aprendo a Toca Violão ?é verdade que é mais dificil aprender sozinho ?me da alguns exemplos ?o ruin que aonde eu moro uma aula de violao é 150,00 R$ e só a internet possa me ajudar !

    • Bruno Post author

      Olá Victor. Vou te dar um bom exemplo: eu mesmo. O pouco que sei aprendi na cara e na coragem. Em minha época não tinha internet, videos, nada disso. Professor também não podia pagar. Hoje há muitos cursos bons online. Um deles é o meu. E todos são muito acessíveis, você não precisa gastar uma nota preta. Um grande abraço.

  • Leonardo Fonseca

    Olá professor Bruno, bom dia!
    Blog perfeito, muito bom. Linguagem fácil e bem escrito.
    Agora me explica uma coisa, comprei um violão tagima dallas, não tem nem 1 mes que comprei e so uzeio umas 3 vezes, e quando vou fazer um acorde, por exemplo Am7(4) … eu tenho que pressionar a mizinha com força… chega até ficar dolorido, para que a mesma não fique trastejando. o que poderá ser? é normal isso, tudo bem que as cordas são de aço, mas, nenhuma das outras cordas faço tanta força, como nesta. e eu comprando o material das aulas, já vem com o livro de manutenção de guitarras e violões?! forte abraço Bruno.

    • Bruno Post author

      Olá Leonardo. Talvez o violão precise de regulagem. Pode ter ocorrido também de alguém ter colocado uma corda si no lugar da mi (na loja, talvez). Ou a corda está muito alta perto da pestana. É difícil dizer. O curso de violão segue com o manual de manutenção de violão. Um abraço.

  • ivo silva lima

    ai brunao teria como me mandar umas musica com ostreis acorde de la re e mi adorei é muito simples

    • Bruno Post author

      Olá Ivo. Procure nos sites de cifras, você certamente achará muitas. Um abraço.

  • lavinia

    Como Que eu Aprendo a Toca Violão ?é verdade que é mais dificil aprender sozinho ?me da alguns exemplos ?

  • Alexandra Jessie

    Esse site é muito bom , eu quero muito aprender a tocar violão o mais rápido possível , as vezes eu para penso e falo , poxa eu gosto tanto da quela música e não posso toca-la no violão por não saber tocar direito , sei muita pouca coisa , so sei tocar a musica ” Que país é esse ” , mais logo depois eu digo se eu quero eu vou correr atrás e eu vou conseguir , então procuro me esforça o máximo para aprender a tocar , mais para isso eu preciso encontra o site perfeito que realmente eu consiga entender para aprender e eu entrei nesse site , NOSSA ! era tudo o que eu precisava . Que site perfeito . Adorei !

    • Bruno Post author

      Olá Alexandra. Para aprender corretamente seria melhor fazer um curso. Um grande abraço.

  • Rodolfo

    Boa tarde, o meu problema é o seguinte, nunca fiz aula de violão, comecei a tocar com aquelas revistinhas e fui aprendendo os acordes, porem travei nesse lugar e a anos e não estou conseguindo evoluir. Consigo tocar a maioria das musícas, no entanto somente com cifras ou se eu decorar elas. Por exemplo: eu sei que uma certa música utiliza o tom C que possui os seguintes acorde C, Am, G, Em, F, Dm. Mais nao consigo tocar uma musica se uma pessoa chega e simplesmente fala, toca essa música, ela está no tom C
    Sei até que o acorde nao está batendo, mais nao consigo saber qual se enquadra melhor para poder tocar, com essas aulas online você poderia me ajudar ? Obrigado

    • Bruno Post author

      Olá Rodolfo. Para chegar a um nível destes, é preciso estudar mais. Saber escalas, campo harmônico, acordes, sequencias de acordes. Um abraço.

  • Rafael

    Muito Bom esse site, eu tava procurando aprender so vendo videos na net, mais aprendi aki que comparar uma video aula sai muito mais partico e mesmo se a video aula nao e a mesma coisa que ter um professor nao vai faser diferença pq o aluno depende primeiramente dele independente de como for aprender.. Site muito bom me ajudo mt Vlw !!!

    • Bruno Post author

      Olá Célia. Eu quero crer que você quis dizer “motivar”. Mas se quis dizer isto mesmo… “desmotivar”, sinto muito… Um abraço.

  • Jane

    “mim desmotivar” é ótimo. Mim ser Jane rsrsrs. Parabéns pelo site, achei-o por acaso pois papai quer comprar um violão e tava vendo umas dicas suas, deu até vontade de aprender. Adorei a sua linguagem. Ri muito.

    • Bruno Post author

      Olá Jane. Valeu a visita e comentário. É… a gente precisa rir um pouco, não é? Senão a vida fica muito pesada. Um abraço.

  • Carla

    Oi Bruno! Adorei seu site. Eu tenho um violão á mais ou menos 2 anos. e eu tenho aprendido a tocar algumas musicas com amigos que já tiveram aulas de violão. Então eu peguei o hábito de ir nos sites de cifras pesquisar uma musica que eu quero aprender a tocar e aprendo sózinha. No momento nao estou podendo pagar curso, mas tenho me dado bem. Com muito treino, tudo se torna mais fácil. Continue publicando dicas e mini-aulas, gosto muito (;

    • Bruno Post author

      Valeu, Carla. Siga em frente, não desista. Um grande abraço.

  • tchingo black

    sinceramente disseste a verdade. no preimeiro comentário que tu escreveste Bruno. eu concordo mas tambem discordo a minha pergunta é: quem vai pagar os trbalhadores se fizessem tudo de favor?

    • Bruno Post author

      Olá Tchingo. Não sei a que comentário você se refere. E se em algum lugar dei a impressão de que se deve fazer tudo grátis, saiba que sou contrário a isso. AS pessoas que querem tudo grátis estão erradas, na minha opinião. Um abraço.

  • sandro mendes

    meu problema comecei tocando musicas por revistas e travei queria estudar maiores e menores pra recomeçar do zero

  • nicolas

    como q troca uma nota para outra

    exemplo:eu to na nota la maior como q eu faso para ir na nota do maior

    explica para aprender

    • Bruno Post author

      Olá Nicolas. Se você é iniciante absoluto, deveria fazer um curso, para saber isto e mais outras coisas a respeito de violão. é preciso treinar. E treinar da maneira correta. Um abraço.

Comments are closed.