Como aprender a tocar violão sozinho


Share Button


Como aprender a tocar violão sozinhoEsta é uma frase e tanto. Deparei-me com ela hoje e resolvi destrinchar: “como aprender a tocar violão sozinho”. Já explico.

Aprender a tocar violão já é uma barra pesada. Não que seja difícil. É que exige tempo, dedicação. E muitos querem aprender “daqui pra ali” (e sem aulas…). Agora aprender a tocar violão, e ainda por cima sozinho, é dose pra cavalo.

Digo isso porque por mais que você não tenha um professor, por mais que não se matricule numa escola de violão, dificilmente estará sozinho. Você tem – nos dias de hoje – grandes aliados. Onde? Na internet. Aqui, por exemplo.

Por isso, quem busca pela frase “como aprender a tocar violão sozinho”, na verdade não quer ficar sozinho. Já está buscando ajuda.

De qualquer maneira, considerando que aprender sozinho seja aprender sem professor, aqui vai um conselho:

Não perca tempo “catando” uma coisa aqui e outra ali. Isso pode misturar as bolas e você acaba aprendendo errado e demorando muito mais para chegar a um resultado satisfatório. Não quer ou não pode ir a uma escola? Compre um curso, que você possa fazer em casa. Há muitas ofertas na internet. Faça este investimento. E se comprar algum curso e achar que está faltando algo, compre outro. É isso mesmo. A maioria dos cursos oferece preços bem baixos. E se você leva violão a sério, que problema tem em investir um pouco mais?

Se você ficar completamente sozinho, terá que reinventar o violão. Se aprender um pouco aqui e ali, com videos, cifras e dicas, poderá ter em suas mãos um verdadeiro Frankenstein, um monstro sem pé nem cabeça. Portanto, fazer um curso, mesmo que seja em casa, é a resposta para a pergunta como aprender a tocar violão sozinho.

Share Button

44 Comentarios

  1. Ana says:

    Parabéns pelo site.

    • Bruno says:

      Obrigado, Ana. Um grande abraço.

      • natan says:

        sem querer criticar mais se eu quisesse pagar para aprender a tocar violao eu faria as aulas que sao bem mais faceis de aprender

        • Bruno says:

          Olá Natan. Sem querer abrir os seus olhos, lembre-se que há lugares em que não há professor ou escola. As pessoas que moram nestes lugares, teriam que viajar quilometros e quilometros para encontrar um professor. Por outro lado, nem todos têm dinheiro para pagar por duas aulas o preço de um curso online. Ou seja, você está pensando em termos da “sua pessoa” apenas. Você faria isso ou aquilo. E mesmo tendo – talvez – acesso a professor ou escola, está dizendo “se eu quisesse pagar”. Lembre-se também que as pessoas que querem tudo de graça, acabam obtendo exatamente o que procuram. De mais a mais, ninguém o está obrigando a pagar por nada, certo? Mas quem sou eu para abrir seus olhos… Um abraço.

          • yago says:

            isso ai mandou bem pois quem fala o que quer ouve o que não quer

            • Bruno says:

              Olá Yago. Obrigado pela visita. É… de vez em quando o Brunão precisa tentar “abrir os olhos” de alguém. Tentar eu tento, mas nem sempre é possível. Um grande abraço.

        • Tiago says:

          Sem falar que professor de violão é caro amigão. Dependendo do professor, pode sair até 40 reais a hora aula. Claro, tem mais baratos, como uns de 120 reais/mês, mas mesmo assim, o curso acaba saindo bem mais barato.

  2. Shenaider Guerra says:

    Olha. eu comprei meu primeiro violão ha mais de um ano, e até hoje não procurei um professor, nem por falta de dinheiro, e nem por falta de te-los aqui por perto, mas por falta de tempo…e assim, com vídeo a meu alcance eu poderei faser minhas aulas, nos dias e horas e locais que me parecer melhor…obrigada, seu site é completo. um abraço.

    • Bruno says:

      Olá Shenaider. Arrume um tempinho. Quinze minutos por dia e você chega lá. Um abraço.

  3. thata says:

    adoreii o site eh mto bom =)

  4. Luiz Cláudio says:

    Olá Bruno, comprei o curso para iniciante e estou gostando muito, mesmo já sabendo um pouco de violão resolvi voltar à estudar começando do zero.
    Parabéns pelo curso pois, os vídeos são bem explicativos e as apostilas também.
    Só não aprende quem não quiser .

    Um abraço professor!

    • Bruno says:

      Valeu, Luiz. Ótimo você ter gostado e comentado aqui. Espero que chegue lá, e aqui sempre estarei para apoiar. Um abraço.

  5. Robson says:

    Bem, eu comprei um violão a uma semana. e pretendo aprender sozinho, muitos dizem que é uma perda de tempo, mais creio eu que já que não é impossível, por que não ? tô com uma apostila de 140 páginas(e a internet é claro) e tô mandando ver. E o seu site me foi muito útil valeu! belo trabalho Bruno.

    • Bruno says:

      Olá Robson. O problema de aprender sozinho é que você mesmo precisa chegar a conclusões. Se chegar a conclusões erradas, o caminho será mais longo. Há cursos baratos hoje em dia. Pra que bater cabeça quando com apenas 50 reais você pode obter algo mais confiável. Pense nisso. Um grande abraço.

  6. Edson Tomas says:

    Qual o custo dos 44 vídeos?

  7. Como Que eu Aprendo a Toca Violão ?é verdade que é mais dificil aprender sozinho ?me da alguns exemplos ?o ruin que aonde eu moro uma aula de violao é 150,00 R$ e só a internet possa me ajudar !

    • Bruno says:

      Olá Victor. Vou te dar um bom exemplo: eu mesmo. O pouco que sei aprendi na cara e na coragem. Em minha época não tinha internet, videos, nada disso. Professor também não podia pagar. Hoje há muitos cursos bons online. Um deles é o meu. E todos são muito acessíveis, você não precisa gastar uma nota preta. Um grande abraço.

  8. Leonardo Fonseca says:

    Olá professor Bruno, bom dia!
    Blog perfeito, muito bom. Linguagem fácil e bem escrito.
    Agora me explica uma coisa, comprei um violão tagima dallas, não tem nem 1 mes que comprei e so uzeio umas 3 vezes, e quando vou fazer um acorde, por exemplo Am7(4) … eu tenho que pressionar a mizinha com força… chega até ficar dolorido, para que a mesma não fique trastejando. o que poderá ser? é normal isso, tudo bem que as cordas são de aço, mas, nenhuma das outras cordas faço tanta força, como nesta. e eu comprando o material das aulas, já vem com o livro de manutenção de guitarras e violões?! forte abraço Bruno.

    • Bruno says:

      Olá Leonardo. Talvez o violão precise de regulagem. Pode ter ocorrido também de alguém ter colocado uma corda si no lugar da mi (na loja, talvez). Ou a corda está muito alta perto da pestana. É difícil dizer. O curso de violão segue com o manual de manutenção de violão. Um abraço.

  9. ivo silva lima says:

    ai brunao teria como me mandar umas musica com ostreis acorde de la re e mi adorei é muito simples

    • Bruno says:

      Olá Ivo. Procure nos sites de cifras, você certamente achará muitas. Um abraço.

  10. lavinia says:

    Como Que eu Aprendo a Toca Violão ?é verdade que é mais dificil aprender sozinho ?me da alguns exemplos ?

  11. Alexandra Jessie says:

    Esse site é muito bom , eu quero muito aprender a tocar violão o mais rápido possível , as vezes eu para penso e falo , poxa eu gosto tanto da quela música e não posso toca-la no violão por não saber tocar direito , sei muita pouca coisa , so sei tocar a musica ” Que país é esse ” , mais logo depois eu digo se eu quero eu vou correr atrás e eu vou conseguir , então procuro me esforça o máximo para aprender a tocar , mais para isso eu preciso encontra o site perfeito que realmente eu consiga entender para aprender e eu entrei nesse site , NOSSA ! era tudo o que eu precisava . Que site perfeito . Adorei !

    • Bruno says:

      Olá Alexandra. Para aprender corretamente seria melhor fazer um curso. Um grande abraço.

  12. Rodolfo says:

    Boa tarde, o meu problema é o seguinte, nunca fiz aula de violão, comecei a tocar com aquelas revistinhas e fui aprendendo os acordes, porem travei nesse lugar e a anos e não estou conseguindo evoluir. Consigo tocar a maioria das musícas, no entanto somente com cifras ou se eu decorar elas. Por exemplo: eu sei que uma certa música utiliza o tom C que possui os seguintes acorde C, Am, G, Em, F, Dm. Mais nao consigo tocar uma musica se uma pessoa chega e simplesmente fala, toca essa música, ela está no tom C
    Sei até que o acorde nao está batendo, mais nao consigo saber qual se enquadra melhor para poder tocar, com essas aulas online você poderia me ajudar ? Obrigado

    • Bruno says:

      Olá Rodolfo. Para chegar a um nível destes, é preciso estudar mais. Saber escalas, campo harmônico, acordes, sequencias de acordes. Um abraço.

  13. Rafael says:

    Muito Bom esse site, eu tava procurando aprender so vendo videos na net, mais aprendi aki que comparar uma video aula sai muito mais partico e mesmo se a video aula nao e a mesma coisa que ter um professor nao vai faser diferença pq o aluno depende primeiramente dele independente de como for aprender.. Site muito bom me ajudo mt Vlw !!!

  14. célia says:

    Nossa muito obrigada por mim desmotivar!!

    • Bruno says:

      Olá Célia. Eu quero crer que você quis dizer “motivar”. Mas se quis dizer isto mesmo… “desmotivar”, sinto muito… Um abraço.

  15. Jane says:

    “mim desmotivar” é ótimo. Mim ser Jane rsrsrs. Parabéns pelo site, achei-o por acaso pois papai quer comprar um violão e tava vendo umas dicas suas, deu até vontade de aprender. Adorei a sua linguagem. Ri muito.

    • Bruno says:

      Olá Jane. Valeu a visita e comentário. É… a gente precisa rir um pouco, não é? Senão a vida fica muito pesada. Um abraço.

  16. Carla says:

    Oi Bruno! Adorei seu site. Eu tenho um violão á mais ou menos 2 anos. e eu tenho aprendido a tocar algumas musicas com amigos que já tiveram aulas de violão. Então eu peguei o hábito de ir nos sites de cifras pesquisar uma musica que eu quero aprender a tocar e aprendo sózinha. No momento nao estou podendo pagar curso, mas tenho me dado bem. Com muito treino, tudo se torna mais fácil. Continue publicando dicas e mini-aulas, gosto muito (;

  17. tchingo black says:

    sinceramente disseste a verdade. no preimeiro comentário que tu escreveste Bruno. eu concordo mas tambem discordo a minha pergunta é: quem vai pagar os trbalhadores se fizessem tudo de favor?

    • Bruno says:

      Olá Tchingo. Não sei a que comentário você se refere. E se em algum lugar dei a impressão de que se deve fazer tudo grátis, saiba que sou contrário a isso. AS pessoas que querem tudo grátis estão erradas, na minha opinião. Um abraço.

  18. math says:

    oi muito bom o site

  19. sandro mendes says:

    meu problema comecei tocando musicas por revistas e travei queria estudar maiores e menores pra recomeçar do zero

  20. nicolas says:

    como q troca uma nota para outra

    exemplo:eu to na nota la maior como q eu faso para ir na nota do maior

    explica para aprender

    • Bruno says:

      Olá Nicolas. Se você é iniciante absoluto, deveria fazer um curso, para saber isto e mais outras coisas a respeito de violão. é preciso treinar. E treinar da maneira correta. Um abraço.