Acordes de violão
Compartilhe!

Escolha entre vários tipos de violão

Tipos de violão - JumboCom a profusão de modelos diferentes de violão, às vezes fica difícil decidir qual escolher, não é verdade? Lá no fundinho, a gente queria mesmo era ter um de cada. Mas na maioria dos casos, não dá.

Conheça aqui alguns tipos de violão, e veja qual se “encaixa melhor” ao seu estilo, ou àquilo que você pretende obter do instrumento.

 

 

Tipos de violão

 

 TIPO  CARACTERÍSTICAS ESTILO
 Nylon

Tipos de violão - clássico nylon

Violão com encordoamento de nylon tem um som mais suave que os de aço. As três cordas mais agudas são mais grossas que as de aço. O braço é – via de regra – mais largo que os violões para cordas de aço. Não convém colocar cordas de aço num violão feito para cordas de nylon, sob risco de forçar demais o braço.  Clássica, MPB, samba, solos, uso geral
 Aço

 Tipos de violão - aço

 

 Violão com cordas de aço tem um som mais agressivo (no bom sentido). O braço geralmente é mais estreito do que violões para cordas de aço. Não convém colocar cordas de nylon num violão feito para cordas de aço.  Rock, sertanejo, country, pop, uso  geral
 Folk/dreadnought

Tipos de violão - folk/dreadnought

 O violão modelo folk/dreadnought tem o corpo maior que um violão comum, caracterizando-se também pela curvatura mais suave no meio do corpo (cintura), tanto em cima como embaixo. E também as extremidades do corpo achatadas. O som é bastante encorpado, com ênfase nos graves.  Country, folk music, sertanejo, estúdio
Jumbo

Tipos de violão - Jumbo

 Estes violões também têm o corpo grande. Em aparência são similares ao violão clássico, porém é fácil reconhecer um violão jumbo pelo tamanho e pela parte do corpo oposta à junção com o braço, mais larga  Utilizado em diversos casos, em que se exige sonoridade acústica com maior volume e corpo.
 Cutaway

 Tipos de violão - cutaway

 O termo “cutaway” (algumas vezes mencionado como “cutway”), refere-se ao recorte na parte inferior do corpo do violão. Destina-se a que o instrumentista alcance com mais facilidade as notas mais agudas, na parte do braço mais próxima ao corpo do violão.  Uso geral. Um violão elétrico com cutaway é bastante versátil, podendo ser usado na maioria dos generos musicais. Há violões elétricos com cordas de nylon cutaway também.
 Violão de 12 cordas

Tipos de violão - 12 cordas

 A sonoridade proporcionada por um violão de 12 cordas é inconfundível. As cordas são agrupadas de duas em duas, ou seja, você sempre aperta duas cordas ao invés de uma. As notas são as mesmas do violão de 6 cordas. Porém para cada nota o violão possui uma corda mais grossa e uma mais fina, o que caracteriza a sonoridade.  O violão de 12 cordas pode ser usado em rock, country, sertanejo, pop e outros generos. Talvez não seja tão popular devido justamente à quantidade de cordas. Ou mesmo pela característica do som.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acredito que estes são os principais tipos de violão. Evidentemente há dezenas (ou centenas) de variações, como “Dreadnought elétrico sem cutaway”, e assim por diante. Além, é claro de modelos e tipos de violão muito específicos, com formatos especiais, escalas modificadas, medidas diferentes e assim por diante.

Leia também: Qual o melhor violão para você

Share Button

Comments are closed