Como é a afinação do ukulele


Share Button


Afinação ukuleleNão há nenhum segredo em afinar um ukulele. Só não é igual a violão. Basta saber, em primeiro lugar, a nota que cada corda deve soar.

Cordas do ukulele (De cima para baixo):

4 – G (igual à corda 1 do violão apertada na casa 3) – G4

3 – C (igual à corda 2 do violão apertada na casa 1) – C4

2 – E (igual à corda 1 do violão solta) – E4

1 – A (igual à corda 1 do violão apertada na casa 5) – A4

Portanto, se você já sabe como afinar um violão, afinação do ukulele não é mais problema. Mas, é claro, pode ser que você nem toque violão. Neste caso, há várias alternativas.

A mais simples seria usar um afinador cromático. Basta então obter as notas em cada corda, conforme mencionado acima. Boa parte dos afinadores vão mostrar a nota e em que oitava estão. É aquele número ao lado da nota. Por exemplo, a corda 4 = G4. E assim por diante.

Você pode também usar um site de afinção de ukulele online, como este = http://www.get-tuned.com/online_ukulele_tuner.php . O afinador emite o som de cada corda, bastando então aproximar a afinação o máximo possível do som emitido.

Afinação de ukulele por comparação

 

Assim como fazemos com o violão, é possível afinar o ukulele comparando suas cordas. Veja o diagrama abaixo:

Afinação ukulele

Você precisa – primeiro – obter a nota C4 (corda 3 do ukulele solta). Que é o c(dó) central do piano (veja o diagrama abaixo). Ou, como já mencionado, a corda 2 do violão apertada na casa 1.

Caso não tenha nenhuma referencia, você vai precisar confiar em seu ouvido. O que, para quem não tem experiencia, é bastante difícil.

Uma vez afinada a corda 3, faça como se segue:

1) Aperte a corda 3 na sétima casa e afine a corda 4, fazendo com que as duas cordas emitam a mesma nota.

2) Aperte a corda 3 na casa 4 e afine a corda 2.

3)Aperte a corda 2 na casa 5 e afine a corda 1.

Usando este método, você depende inteiramente de seu ouvido. Para conferir, faça alguns acordes. Se os acordes soarem mal, há diferença na afinação.

De qualquer maneira, é sempre melhor, principalmene para quem não tem o ouvido muito apurado, ter um afinador digital.

Caso esteja interessado, veja também Como afinar o violão .

 

 

Veja abaixo como localizar a nota C4 no piano. Repare que está ilustrada somente a parte central do piano.

Afinação ukulele

Share Button

11 Comentarios

  1. Marcelo Chacon says:

    Muito bom o artigo, parabens por dedicar seu tempo para nos integrar mais ainda a musica. Muito obrigado

  2. Mariana says:

    Comprei um ukelele e as cordas que vieram nele não eram tão boas, porém era fácil afinar em G, C, E, A. Resolvi comprar um jogo de cordas que a sequencia é B, F#, D, A. Devo seguir essa afinação no afinador?

    • Bruno says:

      Olá Mariana. Este encordoamento é para afinação um tom acima. Então, G = A ; C = D ; E = F# e A = B. Você pode afinar com as notas do encordoamento, ou usar a afinação original, sendo que aí as cordas vão ficar mais soltas, talvez não fique tão bom. Cuidado para não confundir a ordem das cordas. Um abraço.

  3. Mariana says:

    Obrigada por responder, Bruno. Eu entendi mas não consegui mesmo conseguir uma afinação, voltei as cordas anteriores mas também não estou conseguindo a afinação G C E A e não sei onde está o erro.

  4. gabriel says:

    posso afinar meu bandolin com afinação de ukulele?

    • Bruno says:

      Olá Gabriel. De bandolim só conheço o nome, se você quer saber. Mas comparando as duas afinações eu diria que vai ficar meio complicado, porque existem notas muito longe umas das outras. Ou seja, ou a corda vai ficar muito solta, ou pode quebrar se você for muito acima. Um abraço.

  5. Vili Silva says:

    Ola bruno, ganhei um violãozinho de seis cordas, não sei o nome e nem marca, ele é do tamanho de um cavaquinho, como posso afina-lo? Na afinação padrão esta complicado, obrigado, abração

    • Bruno says:

      Olá, Vili. É difícil dizer, não conheço o instrumento. Se estiver muito alto e você acha que vai quebrar as cordas, tente afinar mais baixo. Um tom abaixo, por exemplo. Aí quando você tocar A será G e assim por diante. Um abraço.

  6. Alexandre Silveira says:

    Olá Bruno, tenho um cavaquinho e quero transformá-lo em um ukulele, na minha cidade não vendem cordas para ukulele, queria saber se da para usar cordas de violão, se sim, quais cordas devo comprar? Abraço

    • Bruno says:

      Olá Alexandre. Sinceramente não sei. E também, o cavaquinho usa cordas de aço e o ukulele de nylon. Isso não deve dar muito certo. Abraço.