Cifras de violão – o que são e como ler


Share Button

Cifras de violãoQuem começa a tocar violão logo se depara com as tais cifras de violão. Saiba como ler e entender as cifras. Conheça o Ebook Diagramas de acordes.

Na verdade, as cifras servem não só para violão, como para outros instrumentos.

Ao tocar violão, você pode fazer notas isoladas ou acordes, que são grupos de notas tocadas ao mesmo tempo. Acordes são representados como notas sobrepostas em uma partitura. Mas você não precisa aprender a ler uma partitura para aprender acordes. Basta saber a nomenclatura do acorde e a posição que deve ser feita no violão para obter as notas daquele acorde.

Por exemplo: Acorde de Dó maior. Antes das cifras, representávamos este acorde assim: Dó+ ou apenas Dó (sabendo-se que à falta de qualquer coisa depois do nome, significa que seria maior). Ou talvez Dómaior. Imagine nomes compridos assim sobre as letras das músicas. Toma muito espaço e cria uma confusão danada.

Aí é que entram as cifras, para facilitar tudo isso.

Conheça o Ebook Diagramas de acordes para violão e guitarra, com desenhos de cifras, teoria, dicas e muito mais!

Cifras de violão – saiba como ler e entender

As cifras de violão são tão populares, que há muitos sites especializados em oferecer músicas cifradas. Com requintes como troca de tonalidade, posições diferentes para cada acorde, rolagem automática.

Muito bem. para compreender as cifras, você vai gastar menos de um minuto. Você deve conhecer as sete notas musicais, pois não? Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. As  cifras nada mais são do que a substituição destes nomes por letras. Portanto temos:

C = Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol

A = Lá

B = Si

Então, quando você vê a letra e mais nada, ficou convencionado que seria um acorde maior natural (leia Acordes naturais para violão). C = Dó maior, D = Ré maior, e assim por diante. Quando existir mais alguma coisa após a letra, a primeira coisa que você sabe é que já não é um acorde maior natural. Por exemplo: C7 = Dó com sétima. É um acorde maior, porém com uma sétima (o acorde tem uma nota a mais). Em músicas simples, você vai encontrar, geralmente, os seguintes sinais:

7 - O acorde é maior, com sétima menor. Exemplo = C7

m - O acorde é menor. Exemplo = Cm

m7 - O acorde é menor, com sétima menor. Exemplo = Cm7

# -  O acorde é sustenido (meio tom acima). Exemplo = C#

#7 – O acorde é sustenido, com sétima menor . Exemplo = C#7

#m7 – O acorde é sustenido, menor, com sétima menor. Exemplo = C#m7

b – O acorde é bemol (meio tom abaixo). Exemplo = Ab

b7 – O acorde é bemol, com sétima menor. Exemplo = Ab7

E assim por diante. Uma vez que você compreenda as cifras de violão, fica fácil tocar suas músicas preferidas. Indo um pouco mais adiante, você consegue tocar as músicas que desejar, na tonalidade que necessitar.

Apenas um lembrete. Quando você falar os nomes dos acordes, não usa a letra. Você fala o nome do acorde. Explicando: você lê C7, mas não fala “Cê sete”. Você fala “Dó maior com sétima”.

Consulte o mapa do blog e encontre mais sobre cifras e acordes.

 

 

Share Button

22 Comentarios

  1. thassylla says:

    eu toco violao esse emeu estho mento priferido

    • Bruno says:

      Olá Thassylla. Não deu pra entender… um abraço.

    • mayara says:

      eu amo violão e estou estudando uma música do thalles roberto so q não sei a nota c# meu professor me explicou so que nao escrevi e esqueci tem como comentar aqui as casas q fica e as cordas da nota ? se puder agradeço !

      • Bruno says:

        Olá Mayara. Siga este link: Entre no cifraclub, dicionário de acordes. Tem de tudo e muito mais. Um abraço.

  2. igor says:

    eal quiz dizer
    eu toco violao é meu estromento preferido

  3. luana says:

    olá bruno.gostei muito do seu site , pois me ajudou muito , estou começando a aprender a tocar violão, estou indo de vagar sem pressa para poder entender o que são cifras e muitas outra coisas, com calma eu consigo aprender e ainda mais com sua ajuda muito obrigado agradeço a você pela ajuda gostei muito .abraço

  4. LAERCIO says:

    OLÁ, BRUNO!!!

    GOSTARIA DE SABER COMO DEVO TOCAR A SEQUENCIA DE UMA MÚSICA: POR EXEMPLO COMEÇO COM G (SOL) E DEPOIS VOU PARA QUAL NOTA????????????? OU SE EU COMEÇAR TOCANDO COM DÓ (C) QUAL A PROXIMA NOTA QUE DEVO TOCAR???? ENTENDEU A MINHA DÚVIDA?

    JÁ CONHEÇO BEM TODAS AS NOTAS, MAS NÃO SEI COMO TOCAR NA SEQUENCIA CORRETA.

    POR FAZER ME PASSE ESSAS DICAS.

    MUITO OBRIGADO!!!!

    LAERCIO

    • Bruno says:

      Olá Laercio. Veja o artigo sequencias de acordes. Não há regra fixa para onde se vai depois do primeiro acorde. Mas há sequencias de acordes mais utilizadas. Sequencias básicas, etc. É preciso estudar as escalas e os campos harmonicos. Há artigos sobre isso no blog. Um abraço.

  5. wanderlei says:

    meu sonho é aprender a tocar violão,e oq vi e li já mim deu uma idéia de experiência!!

  6. Marcelo Barbosa says:

    Bruno já sou seu fâ…

    um abraço e obrigado por nos ajudar com as dicas de violão.

    Marcelo Barbosa

  7. Olá Bruno,Sou apaixonada por violão, entrei neste site e adorei muitooo obrigada por isso, me ajudou muito e por incrivel q paressa ja sei bastante so de ver o seu site, entro nele todo dia !!!
    E so tenho 12 anos !!!
    Obrigada, Leticia Fernandes.

    • Bruno says:

      Olá Leticia. Espero que continue com a paixão. Um grande abraço.

  8. Vitória says:

    Olá, nossa eu adorei o site! meu sonho é ser cantora e compositora, e amo tocar violão tenho apenas 11 e anos e faço curso de violão, mas para falar a verdade eu to aprendendo bastante aqui :)

    • Bruno says:

      Olá Vitória. Com este nome, já nasceu com meio caminho andado. Espero que consiga chegar lá. Abraço.

  9. fabi says:

    Olá Bruno ja toco um pouco violão; mas gostaria de saber qdo é pra regulagem de braço do violão se devo usar capotraste sim ou não preciso que as cordas deixem de tocar nos trastes do violão para o som sair mais nítido porem ficam abafados e desafinados ; brigado fabi?

    • Bruno says:

      Olá Fabi. Leia o artigo Regulagem de violão e terá uma boa idéia. Não faça a regulagem se tiver qualquer dúvida. Se as cordas estiverem muito encostadas no braço, pode ser que o tensor esteja muito apertado, mas primeiro é preciso verificar, antes de fazer qualquer coisa. Um abraço.

  10. MARCOS says:

    nada mal bruno

  11. Gilvan says:

    Ola Bruno gostei da explicação, se vc tiver mais agradecemos.