Shares

Garota tocando violão



ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________


Apostila de acordes de violão grátis! Acordes em diversas posições diferentes, com diagramas explicativos.

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!



Como aprender a cantar

Shares

como aprender a cantar Se tem uma coisa que acho complicado ensinar é cantar. Aprender a cantar é possível, é claro. Há técnicas de respiração, treino para cantar notas corretas e coisa e tal.

Mas diferentemente de aprender um instrumento, o timbre, a qualidade da voz já nasce com a gente. Você pode fazer a aula que quiser. Vai aprender a cantar corretamente, no tempo certo e tudo o mais. Mas tua voz sempre vai ser a mesma.

Aprender a cantar com afinação

Outra coisa que considero uma grande dificuldade é desafinação. A maioria das pessoas afina a voz no tom correto automaticamente. Ou pelo menos chega perto. Mas uma pessoa que canta completamente desafinada, dificilmente vai corrigir este problema. Na minha opinião, claro.

O que acontece aí, é que o problema não está na emissão das notas, no cantar em si. A pessoa ouve errado. É mais ou menos – creio eu – como pronunciar uma palavra estrangeira. A pessoa pronuncia o que ouve. O professor fala “like”, pronunciando algo como “láiq” (com o q mudo) e o aluno ouve algo como “láiqui”, colocando um “i” no final.

Da mesma maneira, se alguém ouve uma determinada tonalidade abaixo do que ela realmente é, vai cantar abaixo. Se ouve acima, vai cantar acima. Existem casos piores ainda, em que a escala musical simplesmente não é assimilada pelo cérebro da pessoa. Neste caso, ela canta em diversas tonalidades diferentes, subindo e descendo a altura das notas aleatoriamente. O resultado – como você deve imaginar – é desastroso.

Uma forma de corrigir problemas de afinação, é treinar escalas musicais com a voz (claro) com o acompanhamento de um instrumento (muito bem afinado…). Na maioria dos casos, um piano. A coisa consiste em “imitar” as notas emitidas pelo instrumento assim que são tocadas. E numa sequencia de escala, porque as melodias das músicas também estarão dentro das escalas.

Outra dica para quem é desafinado: ouvir música. Parece óbvio, e é mesmo. Só se aprende a escrever corretamente lendo. E se aprende a cantar ouvindo. Mas não é aquele “ouvir” desinteressado. É ouvir com atenção. E calado, sem cantar junto. Tentar identificar cada nota emitida pelo cantor. Depois sim, procurar “entrar” na tonalidade. Preste atenção na primeira nota emitida pelo cantor no começo da música. Aquela é a “chave” para f, icar na tonalidade correta. Escolha músicas simples. Nada de MPB, rock pesado, essas coisas. Melhor começar com um “parabéns a você”. Melodia simples e poucas notas.

Como aprender a cantar é uma frase bastante pequena para todos os quesitos envolvidos.

Aprenda a respirar corretamente

Você já viu algum cantor que após algum tempo cantando fica rouco? Isso ocorre devido à técnica errada ao cantar. Problema de respiração. Ao cantar, devemos buscar o ar, o fôlego, na barriga, no diafragma. É o que chamamos “respirar com a barriga, ou com o diafragma”. Parece estranho no começo, mas você pode fazer o teste agora mesmo. Procure respirar sem mexer o peito. Você vai reparar que sua barriga “cresce”. Pronto… é isso aí. Se o seu peito inflar, está errado. esta técnica deve ser treinada. Respirando corretamente, a emissão das notas musicais é mais clara e natural.

Ainda em respiração, há um pequeno truque. Respirar no lugar certo da música. Pode ter acontecido com você, ou você já viu algo assim. O cantor é obrigado a interromper uma palavra porque ficou sem fôlego. Feio… O truque é respirar sempre  após uma vogal. Isto em trechos longos, em que se necessita respirar em meio a uma frase musical. É claro que há períodos de pausa da voz em que é possivel respirar sem problema. Mas mesmo aí, há o tempo certo de ganhar fôlego para conseguir cantar a próxima frase.

Cantar no tempo certo

Além disso, há ainda a questão do tempo. A divisão da música. Algumas pessoas tem extrema facilidade em identificar e cantar no tempo certo. Outras não. Mais uma vez, o que se deve fazer é escutar música. Prestar atenção em como o cantor “entra” nas diversas partes da música. Como estica algumas notas e corta outras rapidamente. Preste atenção na marcação do tempo (baixo e bateria, se houver).

Enfim, aprender a cantar não é difícil. Mas também não é uma moleza. Se você não é daqueles que nasceram já cantando quase com perfeição (há gente assim, é claro), não se desespere. Passo a passo você chega lá.

Acabo de encontrar um canal do Youtube, de Marcio Vilegas, com aulas de técnica vocal. Confira: http://www.youtube.com/user/musicvil.

 

 

 

Comments are closed