Pedal para violão – usando chorus


Share Button

PEDAL LANDSCAPE ANGELCHORUSQuando se fala em pedais de efeitos, geralmente se faz a associação com guitarra. É mais comum usar pedais em guitarras. Mas é possível também usar pedal para violão. A maioria dos pedais de efeitos – verdade seja dita – não serve como um pedal para violão. Mas alguns podem ser usados, como por exemplo o pedal chorus.

Seu violão elétrico ligado a um pedal chorus ganha uma vida nova. Literalmente. Justamente porque o efeito chorus é como se dois violões estivessem tocando exatamente a mesma coisa, porém com uma pequena diferença de tempo. Ou seja, primeiro o som de um violão, depois o som do segundo violão. A diferença, é claro, não chega a ser perceptível, como se duas pessoas tocassem e uma delas tocasse muito atrasado, ou coisa assim. É uma diferença sutil. Que causa um efeito muito legal.

O pedal chorus é utilizado por quase todos os guitarristas e violonistas. Principalmente em violão com cordas de aço.

Um violão (ou guitarra) tocado com um efeito chorus, cria uma impressão de continuidade, justamente pelo fato de parecerem dois violões. O espaço preenchido na música fica “maior”.

Confira no player abaixo o mesmo trecho musical tocado sem o pedal chorus e com o pedal.

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


Este é apenas um exemplo. Um pedal chorus, variando de marca para marca, possui controles que você pode utilizar para obter mais ou menos efeito, e controlar tonalidade, e muito mais. Veja por exemplo este pedal chorus da landscape:

PEDAL LANDSCAPE ANGELCHORUS

O pedal Landscape Angel Chorus

Um excelente pedal, com preço bastante acessível.

Possui controles de velocidade, profundidade, equalização e nível. Assim você pode modelar o som do violão da maneira mais adequada a uma determinada música. Ou ao seu gosto.

Conheça mais detalhes deste pedal em: Pedal Landscape – Angel Chorus

Como é ligado um pedal para violão

Como você pode reparar na imagem do pedal landscape chorus, há dois “jacks”, chamados “input” e “output”. No input você liga o cabo do seu violão elétrico. No output será ligado outro cabo, que será então ligado ao amplificador ou mesa de som.

O resultado é que ao som do violão será acrescentado o efeito e assim sairá nos alto-falantes.

Repare que há uma chave no pedal, uma espécie de botão metálico na parte de baixo. Esta chave liga ou desliga o efeito. Ou seja, você tem a opção de que o som do violão sai natural ou com o efeito chorus. 


Share Button

20 Comentarios

  1. Regis Bozoki says:

    Gostaria de saber se você recomendaria mais algum pedal para ser utilizado no violão junto com o chorus
    desde já muito obrigado

    • Bruno says:

      Olá Regis. Não é costume utilizar muitos pedais em violão. Chorus é comum. Você pode usar um compressor também. Eco também funciona legal. Um grande abraço.

  2. Marcelo says:

    Hum…Legal.Eu acho que a música Chuva do João Bosco e Vinícius tem esse efeito.Tem ou não?

    • Bruno says:

      Olá Marcelo. É, esta música tem este efeito no violão. Isso é bastante usado, para não deixar o violão muito “sêco”. Um abraço.

  3. Marcos Moraes says:

    Boa tarde professor Bruno.
    Poderia me indicar cabo para violão elétrico.
    A marca Spectraflex é boa ?
    Atenciosamente.

    Marcos
    marcosfilipenses21011@yahoo.com.br

    • Bruno says:

      Olá Marcos. Não conheço especificamente esta marca. Existem muitas marcas diferentes, é dificil dizer. Nossa Loja de instrumentos (G2 instrumentos musicais), trabalha com duas marcas. A Tecniforte, sem dúvida é de qualidade indiscutível. Porém o preço é condizente. Se você for fazer apenas um uso doméstico do cabo, não se preocupe em comprar algo muito caro. Basta que não sejam aqueles cabos muito finos. Sendo um cabo de bom calibre, de preferencia flexivel, você estará bem servido. Já para um uso extremo, como no caso de apresentações, em que o cabo é muito transportado e exigido, é melhor optar por algo mais forte. Um grande abraço.

  4. VILSON CHIAPETTI says:

    Sr. Bruno. Gostaria de saber se existe PEDAL DE VOZ QUE SIMULA UMA OU MAIS VOZES. Tenho lido que existe. Comentários diversos, dizendo que é interessante outros que não gostaram. A gente como leigo no assunto, fica a ver navios. É interessante ou não é. Agradeço.

  5. Lucas says:

    Olá professor Bruno. Estou pensando em comprar uma pedaleira, mas não sei escolher uma boa.Será que você poderia me dar uma ajudinha?
    Sou iniciante na guitarra, então se puderes ajudar, desde já agradeço.
    Abraço!

    • Bruno says:

      Olá Lucas. Há muitos fatores envolvidos. O tipo de música que você pretende tocar, os efeitos que deseja obter e assim por diante. Mas o mais importante é o seguinte: uma pedaleira com um montão de feitos não vai tornar você um guitarrista melhor. Procure por algo básico, que lhe possa proporcionar um pouco de divertimento extra. Os efeitos mais comuns são: distorção, overdrive, chorus e eco. O melhor setup é: amplificador valvulado e pedais analógicos. Se o seu amplificador não é valvulado, não adianta muito comprar pedais analógicos. Neste caso uma pedaleira digital até combina melhor. Um grande abraço.

  6. regiane says:

    Olá prof.Bruno.Eu toco violão nos Santuário de minha cidade há anos e infelizmente musicalmente falando nossa paróquia é reduzida à 4 grupos onde os 4 músicos que tocam violão têm também que reger o coral , acompanhar a Liturgia enfim não dá pra fazer nada mais do que harmonia no violão.Gostaria de saber qual pedaleira usar , uma vez que num dos comentário você se referiu a um “eco”?Gostaria de melhorar de alguma maneira para que a Palavra de Deus fosse melhor rezada mesmo na simplicidade dos acordes de nossos violões.

    • Bruno says:

      Olá Regiane. Usa-se muitos pedais na guitarra. Já no violão, são apenas alguns pedais que podem acrescentar algo. O pedal mais usado é o chorus. Se quiser acrescentar um compressor, pode ajudar um pouco. A função de um compressor é – dito de maneira simples – uniformizar o volume do instrumento. Por exemplo, compensando as vezes em que o músico tocou um pouco mais fraco. E também dando maior sustain ao som (prolongando o som). O pedal de eco é mais indicado para solos. Um grande abraço.

  7. Felipe Soares says:

    Olá Professor…
    Tenho um pedal Phaser, vc indica usá-lo em violão??

    abraços

    • Bruno says:

      Olá Felipe. O phaser pode ser usado no violão. Mas assim como todo pedal, menos é mais. Não exagere no efeito. Talvez algo como: 15% de efeito e o restante o som limpo. E depende da música. Um abraço.

  8. RODRIGO says:

    Professor, gostaria de saber se tem pra vender o pedal da boss DA-5 ou DA-7 aqui no brasil, pois em minhas buscas pela net não encontrei…Se o sr. me der uma luz agradeço….

    • Bruno says:

      Olá Rodrigo. Tampouco eu achei estes pedais. Tem certeza quanto ao modelo? Que tipo de efeito fazem? Um abraço.

  9. Júlio Moura says:

    Olá Bruno, boa noite!… Eu posso utilizar um pedal de guitarra em um violão acustico com sistema de captação ativa (Giannini GF1C EL)? Aqui em minha cidade é mais fácil encontrar pedaleiras para guitarra, e só encontro pedais para violão na internet. Gostaria muito de utilizar o efeito Delay, Chorus e a bateria de acompanhamento. No aguardo, desde já obrigado pelo esclarecimento. Abraços. Aracaju-SE

    • Bruno says:

      Olá Júlio. Pode sim, sem problema. E você está escolhendo os pedais certos. Normalmente se usa para violão mais o chorus. O delay seria mais para solos. Um abraço.

      • Júlio Moura says:

        Ok Bruno, obrigado pela prontidão na resposta. Aproveito para tirar mais uma dúvida quanto a marca de uma determinada pedaleira que esta com o preço muito bom aqui na cidade; é a “Waldman GV-1Fx”, você recomenda ela? é uma boa opção? Espero que possas mim esclarecer. Forte abraço.

        • Bruno says:

          Olá Julio. Quando eu falava de pedais para guitarra que servem para violão, falava de pedais específicos. Creio que não esclareci bem. Via de regra, é melhor você usar pedais analógicos e individuais. Pedaleiras como esta que você mencionou são digitais e irão transformar completamente o som do violão. Não creio que seja uma boa idéia. Seria melhor você comprar pedais separados. Como você mencionou Delay e chorus, achei que esta era a intenção. Não que os efeitos da pedaleira não funcionem para o violão, mas a qualidade final deixa a desejar. Se você gosta do timbre, da sonoridade do seu violão, não use pedaleiras assim. E também não use muitos efeitos. Um abraço.