Acordes de violão
Shares

Pedal para violão – usando chorus

PEDAL LANDSCAPE ANGELCHORUSQuando se fala em pedais de efeitos, geralmente se faz a associação com guitarra. É mais comum usar pedais em guitarras. Mas é possível também usar pedal para violão. A maioria dos pedais de efeitos – verdade seja dita – não serve como um pedal para violão. Mas alguns podem ser usados, como por exemplo o pedal chorus.

Seu violão elétrico ligado a um pedal chorus ganha uma vida nova. Literalmente. Justamente porque o efeito chorus é como se dois violões estivessem tocando exatamente a mesma coisa, porém com uma pequena diferença de tempo. Ou seja, primeiro o som de um violão, depois o som do segundo violão. A diferença, é claro, não chega a ser perceptível, como se duas pessoas tocassem e uma delas tocasse muito atrasado, ou coisa assim. É uma diferença sutil. Que causa um efeito muito legal.

O pedal chorus é utilizado por quase todos os guitarristas e violonistas. Principalmente em violão com cordas de aço.

Um violão (ou guitarra) tocado com um efeito chorus, cria uma impressão de continuidade, justamente pelo fato de parecerem dois violões. O espaço preenchido na música fica “maior”.

Confira no player abaixo o mesmo trecho musical tocado sem o pedal chorus e com o pedal.

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!


Este é apenas um exemplo. Um pedal chorus, variando de marca para marca, possui controles que você pode utilizar para obter mais ou menos efeito, e controlar tonalidade, e muito mais. Veja por exemplo este pedal chorus da landscape:

PEDAL LANDSCAPE ANGELCHORUS

O pedal Landscape Angel Chorus

Um excelente pedal, com preço bastante acessível.

Possui controles de velocidade, profundidade, equalização e nível. Assim você pode modelar o som do violão da maneira mais adequada a uma determinada música. Ou ao seu gosto.

Conheça mais detalhes deste pedal em: Pedal Landscape – Angel Chorus

Como é ligado um pedal para violão

Como você pode reparar na imagem do pedal landscape chorus, há dois “jacks”, chamados “input” e “output”. No input você liga o cabo do seu violão elétrico. No output será ligado outro cabo, que será então ligado ao amplificador ou mesa de som.

O resultado é que ao som do violão será acrescentado o efeito e assim sairá nos alto-falantes.

Repare que há uma chave no pedal, uma espécie de botão metálico na parte de baixo. Esta chave liga ou desliga o efeito. Ou seja, você tem a opção de que o som do violão sai natural ou com o efeito chorus. 


Comments are closed