Curso de violão – afinação do violão

Uma regra absoluta para quem começa a estudar violão:

Jamais utilize o violão sem afinar. Nem para treino. Afine sempre. Porque assim você sempre ouvirá as notas corretas, acostumando seu ouvido.

Veja abaixo o afinador online. Clicando na palavra “tuner”, você poderá então clicar em cada corda (E, A, D, G, B, E), para obter o som de cada corda.

Como afinar o violão

Você já viu o artigo partes do violão, acredito eu. Sabe então que as cordas são “esticadas” pelas tarraxas. Girando cada tarraxa no sentido de apêrto, a nota musical da corda ficará cada vez mais alta (mais aguda), seguindo a escala cromática.

Se você vai começar a treinar com um violão já usado, com as cordas já instaladas e anteriormente afinadas, deve conferir a afinação. Compare o som do afinador acima com a respectiva corda em seu violão e tente obter a nota o mais próxima possível.

A princípio, isto é um pouco “truculento”, pois seu ouvido pode enganar-se e a corda ficar mais grave (mais baixa) ou mais aguda (mais alta). Por exemplo, a corda seis, que deveria ser E (mi), pode ficar com um som mais baixo, D# (ré sustenido) por exemplo. Ou mais alto, F (fá).

Uma boa solução é adquirir um afinador digital, que lhe indica quando a corda está soando a nota correta.

Existem também afinadores online que usam o microfone do seu computador, mas até onde me alcança o conhecimento não possuem muita precisão, pois dependem muito da placa de som de seu computador e do microfone, que ir~´ao influir no resultado final.

Enfim, procure obter o melhor resultado possível, usando todos os meios ao seu alcance, como termo de comparação.

Para afinar o violão de ouvido, leia este artigo: Como afinar seu violão