Curso de violão – Acordes e cifras no violão

Share Button

Para aprender a tocar violão popular (acompanhando músicas com acordes), é necessário aprender, além dos ritmos que serão feitos com a mão direita (exceto se você for canhoto), os acordes.

Acordes são agrupamentos de três ou mais notas. Uma ou duas notas não formam um acorde. Três notas sim. Um acorde natural é formado por três notas, como você verá mais adiante.

Cifras para designar acordes

Notas isoladas são chamadas simplesmente pelos seus nomes. Por exemplo: lá, si, ré…

Acordes são chamados pelos nomes das notas mais um complemento, que indica que tipo de acorde é aquele. Por exemplo: lá maior. Indica que é o acorde de lá, da escala maior.

Porém, para facilitar a representação gráfica dos acordes, convencionou-se usar cifras. Que nada mais são do que letras maiúsculas. Para cada acorde temos então uma letra:

  • A = lá
  • B = Si
  • C = Dó
  • D = Ré
  • E = Mi
  • F = Fá
  • G = Sol

Como eu disse, há um complemento. Exceto em um caso: o acorde natural maior. Acordes naturais maiores são designados simplesmente pela letra. Portanto um acorde C = Dó maior.

Para todos os outros tipos de acordes há um complemento. Veja alguns, abaixo:

  • m – indica um acorde natural menor. Por exemplo Cm = Dó menor
  • 7 – indica um acorde com sétima menor (você saberá mais adiante o que é isso). Exemplos C7 = Dó com sétima menor; Cm7 = Dó menor com sétima menor.

Há muitos outros complementos, que indicam alterações nos acordes, mas para um iniciante, os mais importantes são estes dois, que serão utilizados em músicas mais simples.

Veja abaixo um exemplo de um trecho de uma música cifrada:

A                             E

Perguntaram pra mim

                           A

Se ainda gosto dela

                             E

Respondi tenho ódio

D                                     A

E morro de amor por ela

Repare nas letras em negrito acima da letra da música.  No caso acima, a música começa em A(lá maior), vai para E(mi maior), volta para A(lá maior), e assim por diante.

Assim são, portanto, mostrados os acordes em sites de cifras e outros.

Uma dica: Não confie que a cifra estará exatamente no lugar onde o acorde deve ser tocado. Isso é uma tarefa bastante delicada, e pode ser que esteja um pouco para frente ou para trás. Procure sempre ouvir a gravação original para saber o lugar exato da troca de acordes.

Comments are closed.