Acordes de violão
Compartilhe!

Cifras de violão – 4 real de Avril Lavigne

Avril lavigne Vamos dar uma olhada mais de perto na harmonia desta música, “For Real, de Avril Lavigne”. Para quem não está acostumado com a língua inglesa, o número quatro no título da música é uma espécie de gíria americana, e substitui a palavra “for” (para). Porque o número 4 em inglês (four) tem quase a mesma pronúncia da palavra. Um pouco de cultura não faz mal a ninguém, certo? 

Já que comecei, deixe-me então explicar o que quer dizer “for real”. Ao pé da letra não tem sentido, seria “para real”. A expressão é algo como “pra valer”.

Vamos ao que interessa… os acordes da música. Representados através de cifras, que você já deve conhecer.

A tonalidade é C (dó maior). A escala de C é: C, D, E, F, G, A, B. Os acordes do campo harmônico: 1)C, 2)Dm, 3)Em, 4)F, 5)G, 6)Am, 7)Bdim. Temos aí então, os acordes do campo harmônico da escala de C (dó maior), numerados de um a sete. Desta maneira, através destes números, vamos ver que tipo de progressão de acordes temos nesta música. Seguem abaixo a primeira estrofe e o refrão. Quer a cifra completa? Clique neste link: 4 real – Avril Lavigne

4 Real (Avril Lavigne)

  •      C (1)
  • If i show you
  •        G (5)
  • Get to know you
  •        Am (6)     F (4)
  • If i hold you just for today
  •                      C
  • I’m not gonna wanna let go
  •  G
  • I’m not gonna wanna go home
  • Am                   F
  • Tell me you feel the same

Refrão

  • Am (6)
  • ‘cause i’m for real are you for real?
  • C (1)
  • I can’t help myself it’s the way i feel
  • G (5)
  • When you look me in the eyes like you did last night
  • F (4)
  • I can’t stand to hear you say goodbye
  • Am
  • But it feels so right ‘cause it feels so right
  • C
  • Just to have you standing by my side
  • G
  • So don’t let me go cause you have my soul
  • F
  • And i just wanted you to know

A música for real tem, portanto, duas progressões básicas de acordes:

  1. 1, 5, 6, 4
  2. 6, 1, 5, 4

Repare que as duas sequencias de acordes terminam no quarto acorde do campo harmônico (F), que é justamente a preparação para voltar ao primeiro acorde (C), ou, no caso da repetição do refrão, voltar para o sexto acorde (Am), que é relativo de C.  Ou seja, tudo tem uma lógica.

Este tipo de progressão de acordes é bastante simples e comum. Fácil de tocar também.

Através da numeração dos acordes no campo harmônico, você pode, além de ir conhecendo sequencias típicas de acordes, fazer facilmente o transporte, bastando aplicar a mesma numeração ao novo campo harmônico. Suponhamos que você queira transportar  a música de C (original) para A.

Campo harmônico de A = 1)A, 2)Bm, 3)C#m, 4)D, 5)E, 6)F#m, 7)G#  

As novas sequencias de acordes

  1. 1, 5, 6, 4 =  A, E, F#m, D 
  2. 6, 1, 5, 4 = F#m, A, E, D

Aí está uma maneira prática de assimilar progressões de acordes, utilizando o campo harmônico. Compare a música 4 real de Avril Lavigne com outras da mesma tonalidade e repare que os mesmos acordes podem ser utilizados em diferentes progressões. 

Share Button

Comments are closed