Escala de G (sol maior)

Escalas para violão e guitarra

Escala de G (sol maior) violão
As escalas maiores são, normalmente, as primeiras a serem aprendidas. A escala mostrada abaixo é de G (sol maior), começando na sexta corda, casa 3 (G).

O QUE VOCÊ PRECISA SABER DE ACORDES NUMA SÓ APOSTILA

Você quer tocar sem precisar ficar decorando acordes? Quer saber como funcionam os acordes numa música? Saiba como clicando no botão abaixo. 

Se você não é habituado com tablaturas, segue uma pequena explicação:

A última linha da tablatura é a corda 6. Comece a tocar da esquerda para a direita. No caso abaixo, veja lá: “Corda 6 … 3-5”. Você começa na corda 6, casa 3, depois toca a corda 6, casa 5. Aí parte para a linha seguinte, subindo: Corda 5, casa 2… e assim por diante.

Nesta tablatura, você encontra a escala de G (sol maior) completa e em duas oitavas. Da corda 6, casa três, até a corda 4 casa 5 temos a primeira oitava. Da corda 4, casa 5 até a corda 1, casa 3, a segunda oitava. A partir daí, você começa a tocar a escala no sentido contrário (voltando).

Corda 1     ————————–2-3-2—————————

Corda 2     ———————-3-5——-5-3———————–

Corda 3     —————-2-4-5—————5-4-2—————–

Corda 4     ———-2-4-5—————————5-4-2———–

Corda 5     —-2-3-5—————————————5-3-2—–

Corda 6     3-5—————————————————5-3-

Video da escala de G

Dicas para treinar?

  • Comece bem devagar
  • Mantenha o ritmo, ou seja o tempo entre as notas deve ser o mesmo, conforme o video.
  • Toque as cordas alternando os dedos indicador e médio
  • Conforme for sentindo segurança, aumente pouco a pouco a velocidade