Como é o negócio dos três acordes…

Share Button

três acordes de violãoO artigo três acordes essenciais de violão, um dos primeiros do blog, já rendeu tanto comentário, que vale a pena dar um reforço. 

É claro que ninguém vai sair por aí se achando o “rei do violão” sabendo só três acordes. Mas serve para incentivo aos iniciantes e também como um quebra galho quando não se sabe uma determinada música.

Teoricamente, qualquer música que tenha três acordes pode ser tocada com estes acordes. Que aliás são A (lá maior), D (ré maior) e E (mi maior). Basta saber que a tonalidade aí no caso é A. No campo harmônico temos então A = 1, D = 4 e E = 5. Leia também o artigo sobre transporte de tonalidade

Suponhamos que você encontre uma música com os seguintes acordes: C, F e G. A tonalidade aí é C. Para tocar com os nossos três amiguinhos, basta saber que C = 1, F = 4 e G = 5. Vamos dar um exemplo:

Música – Soy latino americano (Zé Rodrix)

Original

C                   F         G        F

Não acordo muito cedo

C                     F          G        F

Mas não fico preocupado

Com os novos acordes

A                   D         E       D

Não acordo muito cedo

A                     D          E        D

Mas não fico preocupado

Fácil, certo? Lembre-se sempre da sequencia 1, 4, 5. E leve em conta que nem sempre os acordes vêm nesta ordem. Você pode encontrar algo assim, por exemplo: G, D e C. Que seria 1, 5 e 4. Aí substituiria por: A, E e D.

Como você gosta de tudo mastigado, vou dar mais uma dica. Veja abaixo a equivalência dos acordes em cada tonalidade:

1          4          5

C          F         G

C#        F#      G#

D          G         A

D#       G#      A#

Nem precisa continuar, não é verdade? Basta seguir a escala cromática e você chega lá. Tá legal… aqui vai a escala cromática:

C   C#  D  D#  E  F  F#  G  G#  A  A#  B 

Portanto, aí está a maneira de transportar qualquer música de três acordes (maiores) para nossos três acordes essenciais.

34 Comentarios

  1. Douglas says:

    Ótimas dicas meu amigo… Parabéns…

  2. Wadson says:

    Bom dia Bruno,

    Gostaria de um esclarecimento, como saberei a hora de usar, ou melhor, de mudar os acordes em uma frase da musica?

    • Bruno says:

      Olá Wadson. Isso é o que todo mundo gostaria de saber. Na verdade, músicos experientes, que tocam muitas músicas diferentes e tocam o tempo todo, costumam ter o “feeling” para saber os acordes, devido ao seu conhecimento e estudo e devido ao ouvido. conforme a melodia, eles sabem qual acorde vem a seguir. E até memso improvisam. Mas isto só vem com estudo e prática. O que você precisa saber, a princípio, são as sequencias basicas de acordes. Isso, por si só, já é meio caminho andado. Suponha que um música está na tonalidade C. Ela pode ter os seguintes acordes, numa sequencia simples: C, F, G, Am, Dm, Em e Bdim. Em músicas mais simples, como sertanejo, por exemplo, dificilmente você encontra mais que isso. Estude as sequencias basicas e já estará no bom caminho. Um abraço.

  3. irailton says:

    ótimo aquivo parabéns

  4. Elias Vaz da Silva says:

    Ola professor Bruno, vc me deu de presente um curso completo de violão em video,fiquei com os dedos em “frangalhos” mas valeu a pena, ja tô tocando legal. a mulherada ja anda me chamando para serenatas,lual,ta muito divertido, mas continuo treinando pra ficar melhor, meus agradecimentos e que Deus continue sendo a lúz do teu caminho.

    • Bruno says:

      Olá Elias. Fico muito feliz com isso, acredite. Espero que continue aprendendo e dedicando-se. E não esqueça do amigo aqui. Um grande abraço.

  5. Ana says:

    Olá, Bruno.
    Gostaria de saber sobre este vídeo que o Elias Vaz da Silva comentou aí em cima. Onde encontro?
    Obrigada

    • Bruno says:

      Olá Ana. Elias está se referindo à época em que lancei meu curso de violão e ele foi um dos felizardos que ganhou o curso. Se quiser saber sobre o curso, inscreva-se no boletim acordes e receberá material grátis e mais informações. Um abraço.

  6. Carolina says:

    Olá,
    Eu faço aula de violão e minha professora me pediu para eu achar uma musica com os acordes: Em, D, C.Você pode me ajudar?
    Obrigada!!

    • Bruno says:

      Olá Carolina. Sinto muito, mas você tem certeza que sua professora está ensinando? Isso não é tarefa que se dê para um aluno. Fazer você perder horas na internet para achar um raio duma música com estes acordes é absurdo. Enquanto você está procurando não está fazendo o que deveria fazer: treinar violão. E pode dizer a ela que falei isso. Está publicado aqui. Um grande abraço.

  7. Gilreis says:

    Bruno muito obrigado pelas dicas, estão me ajudando muito que Deus o abençõe e realize cada desejo que esta no seu coração.

  8. Michel says:

    Fico muito feliz por saber que existem pessoas que tem a enorme satisfação em ajudar os outros como você cara, adimiro muito seu trabalho, mesmo que as vezes isso não tenha remdimento pra você, sucesso!!
    E a propósito poderia me ajudar
    onde encontro uma tabela ou lista algo parecido com acordes em sustenido, representações gráficas para ser mais preciso

  9. Marcelo Barbosa says:

    Olá Prof. Bruno!
    Estou encantado com o seu site. sou estudante de violao e estudo sempre sozinho e com tudo que acho na net. Já tem algum tempo que estudo teoria na net e nunca achei um site tão completo em teoria como o seu. Digo, completo no sentido da linguagem ser tão facil para nós estudantes de violão. Quero te agradecer por ser tão bom com a gente que precisa tanto de conteúdo para aumentarmos o pouco que já sabemos de teoria musical e violao. Obrigado mesmo e parabéns
    Deus te abençoe mais e mais sempre.

    Marcelo Barbosa

  10. HÉLIO says:

    é um bom site com boas informações mais toca violão é muito
    difícil bruno .rsrs

    • Bruno says:

      Olá Hélio. Fácil não é mesmo. Mas a maioria das coisas fáceis não valem a pena. Em meu curso, uma das primeiras coisas que digo é: “e se levar um ano para aprender? e se levar dois? Qual é a pressa?”. Tudo leva um tempo. O problema do “difícil” é querer sair tocando nos dois primeiros dias. Isso não existe. Com paciência você chega lá. Um abraço.

  11. FATIMA says:

    BRUNO: Como faço para tirar as sequencia de acordes de uma musica, por exemplo , o comeco da música começa em E(mimaior) como faço para descobrir o resto ?
    bjs um abraço fatima.

    • Bruno says:

      Olá Fatima. Há artigos sobre isso no blog. Mas já vou adiantando: se você é iniciante, vai ter que ralar um bocado ainda para conseguir isto. Não há fórmula mágica. É estudar e estudar. Um abraço.

  12. isadora says:

    Ola, gostaria de saber se você sabe algumas musicas que só tenha as notas A, D, E .
    Obrigado .

    • Bruno says:

      Olá Isadora. No momento não tenho uma seleção assim, mas creio que você pode encontrar muita coisa em sites de cifras. Um abraço.

  13. Mariana says:

    Você é genial!

    • Bruno says:

      Olá Mariana. Eu sei. Brincadeira, não sou genial nada. Sou apenas alguém que se esforça para dar o máximo de si. Um abraço.

  14. alex says:

    oi, me ajuda cara, comprei um violão, e preciso aprende a tocar em uma semana, se não a paulista me mata, me tira dessa??

    • Bruno says:

      Olá Alex. Uma semana??? Cara, é melhor você gastar sua última semana de vida visitando parentes e amigos… uma semana só… é complicado. Abraço.

  15. juliana says:

    oi bruno queria a musicas a louca do luan santana com tres cifras faceis to começando agora e eu queria qualquer musica do luan santana com 3 cifras pra mim aprender por favor me ajudaaa quero muiro aprender

    • Bruno says:

      Olá Juliana. Esta música tem quatro acordes, muito fáceis: G, D, C e Em. Estes acordes são básicos. Você precisa treinar, não há método para se aprender da noite para o dia. Aqui está o link com as cifras: http://www.cifraclub.com.br/luan-santana/a-louca/ . Caso queira tocar c=na tonalidade A, os acordes são A, E, D e F#m. Você pode tentar tocar A no lugar de F#m, para simplificar, mas o acompanhamento vai ficar meio capenga. Se você começou agora, sugiro que faça um curso, e assim poderá tocar não só esta, como todas as músicas que desejar. Um abraço.

  16. LUIZ says:

    OLA BRUNO ! GOSTO MUITO DO SEU JEITO DE ENSINAR . JA TOCO A+ OU – 3 ANOS . GOSTO MUITO DO SEU BLOG, SEMPRE APRENDO ALGO OU RELEMBRO . PARABELIZO-O PELA FACILIDADE DE ENSINAR . QUE DEUS TE ABENÇOANDO CADA VEZ MAIS.
    VOCE E EVANGELICO?
    UM ABRAÇO , LUIZ

  17. thais ferraz says:

    olha eu naum sei tocar nada tem como vc me ajudar a aprender
    eu naum sei as notas nada nada ganhei mês passado estou meia comfusa ‘

    • Bruno says:

      Olá Thais. Você precisa fazer um curso. No blog há a oferta do nosso curso, por exemplo. Um abraço.