Garota tocando violão

ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________

Apostila de acordes de violão grátis! Acordes em diversas posições diferentes, com diagramas explicativos.

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!

Como é o negócio dos três acordes…

três acordes de violãoO artigo três acordes essenciais de violão, um dos primeiros do blog, já rendeu tanto comentário, que vale a pena dar um reforço.

É claro que ninguém vai sair por aí se achando o “rei do violão” sabendo só três acordes. Mas serve para incentivo aos iniciantes e também como um quebra galho quando não se sabe uma determinada música.

Teoricamente, qualquer música que tenha três acordes pode ser tocada com estes acordes. Que aliás são A (lá maior), D (ré maior) e E (mi maior). Basta saber que a tonalidade aí no caso é A. No campo harmônico temos então A = 1, D = 4 e E = 5. Leia também o artigo sobre transporte de tonalidade.

Suponhamos que você encontre uma música com os seguintes acordes: C, F e G. A tonalidade aí é C. Para tocar com os nossos três amiguinhos, basta saber que C = 1, F = 4 e G = 5. Vamos dar um exemplo:

Música – Soy latino americano (Zé Rodrix)

Original

C                   F         G        F

Não acordo muito cedo

C                     F          G        F

Mas não fico preocupado

Com os novos acordes

A                   D         E       D

Não acordo muito cedo

A                     D          E        D

Mas não fico preocupado

Fácil, certo? Lembre-se sempre da sequencia 1, 4, 5. E leve em conta que nem sempre os acordes vêm nesta ordem. Você pode encontrar algo assim, por exemplo: G, D e C. Que seria 1, 5 e 4. Aí substituiria por: A, E e D.

Como você gosta de tudo mastigado, vou dar mais uma dica. Veja abaixo a equivalência dos acordes em cada tonalidade:

1          4          5

C          F         G

C#        F#      G#

D          G         A

D#       G#      A#

Nem precisa continuar, não é verdade? Basta seguir a escala cromática e você chega lá. Tá legal… aqui vai a escala cromática:

C   C#  D  D#  E  F  F#  G  G#  A  A#  B

Portanto, aí está a maneira de transportar qualquer música de três acordes (maiores) para nossos três acordes essenciais.