Dicas para tocar violão melhor

Share Button

Tocar violão Você que já toca ou está aprendendo a tocar violão, precisa saber algo além do básico. As dicas abaixo podem ajudar você a tocar violão melhor. Confira.

 É melhor tocar meia dúzia de acordes corretamente, com um som limpo, sem abafamento, do que tocar cinquenta acordes mal feitos.

  • Tocar o violão desafinado é pura perda de tempo. Saiba como afinar seu violão.
  • Cordas velhas fazem com o som do violão fique fraco, sem brilho. E tornam a afinação difícil. Você deve trocar as cordas periodicamente.
  • Antes de tocar uma música, estude os acordes e o ritmo separadamente.
  • Para um iniciante é mais importante aprender a tocar os primeiros acordes do que aprender teoria.
  • Após aprender as primeiras músicas, é necessário aprender teoria.
  • Tutoriais para músicas isoladas são bons. Mas você deve aprender teoria, para poder tocar qualquer música.
  • Treinar meia hora por dia é melhor que treinar muitas horas num dia só e depois ficar muitos dias sem treinar.
  • Tocar sozinho é diferente de tocar numa banda.
  • Transporte de tonalidade é muito importante. É quase impossível tocar todas as músicas em suas tonalidades originais.
  • Uma música que tem mais acordes não é necessariamente melhor do que outra que tem menos acordes. E vice-versa.
  • Você não precisa saber todos os acordes. Quase ninguém sabe todos os acordes. Mas precisa saber como se formam os acordes, para tocar violão conscientemente.
  • Uma música não fica melhor porque tem acordes complicados.
  • Pestana é difícil no começo, mas é necessário aprender e treinar.
  • Aprender a tocar violão em sete dias é quase impossível. Só se você for um gênio.
  • Desistir de aprender a tocar violão antes de um ano é bobagem. Fique firme estudando e treinando por um ano e eu garanto que vai tocar direito.
  • Violão precisa de manutenção e regulagem.
  • É muito mais fácil só tocar o violão do que tocar e cantar junto.
  • Para iniciar, escolha músicas bem fáceis, com acordes simples (e poucos também). Não se meta com ritmos e acordes complicados.
  • Acordes menores não são mais difíceis que maiores.
  • Com um pouco de empenho, você pode aprender a tirar músicas por si só (de ouvido).
  • Para iniciantes é melhor aprender a tocar sem palheta, só com os dedos. A marcação de ritmo é facilitada desta maneira.
  • Se você é iniciante absoluto, está começando do zero, deveria fazer um curso.

23 Comentarios

  1. Joice says:

    Muito legal, sou iniciante estou aprendendo a tocar, é difícil tem que ter muita persistência notas com pestana tem que ter um pouco de força para poder sai um som, no começo é muito ruim o som soa ruim pois ainda nao tem habilidade porem com o tempo qndo aprender a tocar corretamente aí sim vai ser a “vitoria” de tanta dor no dedo, dor de cabeça de tentar aprender os acordes,ritimo, maneiras… confunde muito a cabeça cada corda tem uma nota e cada casa tem uma nota confunde muito… mais vale muito a pena =D garanto

  2. Júnior says:

    Muito legal mesmo, eu vou começar em uma aula de violão neste sábado mais to estudando em casa daz uns 4 dias, o que aconteçe é que o violão que estou aqui tem mais de vinte anos e é um Tonante. Poderia me dizer se ele tem jeito ?

    • Bruno says:

      Olá Junior. Um Tonante antigão? Tem jeito não, rerere. Mas dá pra começar, sem dúvida. Dê uma boa limpada no bicho, coloque cordas novas, afine e mão à obra. Depois você compra outro. Um grande abraço.

  3. Vitória says:

    Eu sou iniciante do zero e meu pai ñ põe fé em mim porque ele diz que eu canto mal, haha, tem alguma coisa a ver? Bom eu estou disposta a me empenhar o máximo porque eu gosto muito de violão.

    • Bruno says:

      Olá Vitória. Deixe-me contar uma história. Uma sobrinha minha vivia cantando e cantando. Minha irmã, mãe dela, dizia que era desafinada. Certa vez fiz uma trilha com uma música da Britney Spears e gravei a menina cantando. Mostrei à minha irmã, que não podia acreditar que era sua filha. Agora ela irá fazer um teste para o ídolos. Além do mais, mesmo que você não seja uma boa cantora, pode aprender violão da mesma maneira. Nem todo instrumentista sabe cantar. Um grande abraço.

  4. Júnior says:

    Valeu pela dica Bruno, vou fazer isso mesmo até comprar um outro, mais eu tô com uma outra dúvida aqui. Se eu colocar cordas de Nylon nesse tonante que no caso as cordas são de aço, o braço empena ?

  5. Daniel Veiga says:

    Bacana! Gostei! Obrigada Vai ajudar Bastante!

  6. Aline says:

    Ahh então eu ate sei algumas notas, mas meu ritmo é muito ruim, e não sei qual música pegar, e tals…

    • Bruno says:

      Olá Aline. Talvez você esteja começando de maneira errada. Faça um curso básico e a partir daí as coisas se aclaram. Um abraço.

  7. Pablo Bastos says:

    Boas dicas que você tem,mais queria saber mesmo se eu posso aprender tocar violão em casa sozinho,ou é melhor eu procurar alguém que der aula? valeu

    • Bruno says:

      Olá Pablo. Aí a coisa é mais com você. De qualquer maneira é melhor fazer um curso, seja com professor ou online. Aprender “catando” coisas aqui e ali é mais demorado e menos eficiente. Um grande abraço.

  8. Renata says:

    to começando aprender tocar é muito dificil e o meu dedo ja ta saindo a primeira camada.so de aperta mais meu professor disse que é assim que se começa

  9. kalyne says:

    foi muito legal estou tb com nesando agora doi muito do dedo
    concordo com oque a joice falou mais e só agente ter insitencia que agenti consegui
    meu msn kkaallyynnee@hotmail.com

    • Bruno says:

      Valeu Kalyne, é isso mesmo, é preciso ser persistente. Um abraço.

  10. ivanayra says:

    ..noossa ameii …era justo o que estava precisando…muiiitas dicas interessantes…estudandoo tuudo rsrs..realmente tocar violão não é algo que se aprende da noite para o dia, tem que ter muita persistência..bjo

  11. jonathan says:

    Olá, tenho um violão da marca Condor/elétrico, e alguns amigos me disseram que esse violão é bom e tem um som bacana, vc conhece?
    Também sou iniciante e estou ficando enjoado com o violão, vira e mexe pego-o um pouquinho pra treinar alguns acordes, mas naum estou fazendo nenhuma aula, estou aprendendo sozinho em casa, vc acha que tem algum problema, um abraço.

  12. lavinia says:

    Eu sou iniciante do zero e meu pai ñ põe fé em mim porque ele diz que eu não sei toca violão.

    • Bruno says:

      Olá Lavinia. Diga a ele: “eu não sei ainda, porque estou começando, mas vou saber…”. Violão não se aprende da noite para o dia, leva tempo. Um abraço.

  13. Ricardo says:

    Fala bruno, é a primeira vez que tou visitando o site, achei o site excelente eu aprendi a tocar varias musicas e um pouco mais em um mês e meio sozinho visitando vários sites e com vídeo aulas achei ótimas as dicas e gostei das apostilas… Um abraço.