Sequencias de acordes


Sequencias de acordesRepare nas músicas de sua preferência como aparecem determinadas sequencias de acordes. Estas sequencias não estão ali por acaso. Nem tampouco foram “colocadas” ali porque alguém quis.

Na verdade, as sequencias de acordes dependem da melodia. Quem manda é a melodia. Os acordes só dão as caras por ali se forem chamados pela melodia. Uma maneira simples que encontrei de explicar esta coisa.

Tente, por exemplo, pegar um música que só tem três ou quatro acordes, e – obedecendo o campo harmônico – “enfiar” mais alguns acordes por ali. Pode até funcionar, mas só se a melodia permitir, entende? Se a melodia exige um A (lá maior), você pode até tentar colocar F#m (fá sustenido menor), que é o acorde relativo de A. Mas provavelmente não vai funcionar. Porque a melodia quer porque quer o A. E pronto.

Por este motivo é que músicos experientes parecem conhecer todas as músicas. O cérebro deles, ao ouvir uma melodia, já lhes diz quais acordes vão se encaixar aqui e acolá. Aí você fica olhando e pensa: “ah, se eu tocasse assim…”, é ou não é?

Quer chegar lá? Faça o que estes caras fazem. Estude muito, treine muito e toque muito. É claro que alguns têm mais facilidade. Tem gente que nasce com ouvido privilegiado, é uma coisa incrível. Mas estes são poucos. Se não for este o seu caso, estude as sequencias de acordes em músicas diferentes.

Como estudar sequencias de acordes

Não se deixe enganar por tonalidades. Explicando: uma sequencia de acordes não pertence a nenhuma tonalidade em particular. você pode ter a mesma sequencia de acordes em tonalidades diferentes. E a mesma tonalidade em sequencias de acordes diferentes. Eita! Complicou? Peraí um pouco…

Vamos pegar (pra variar) a tonalidade C (dó maior), cujo campo harmônico é:

1,   2  ,  3,    4,   5,   6,    7

C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim

Pois bem. Temos nesta tonalidade os sete acordes do campo harmônico. Ou seja, os sete acordes básicos que podem ser usados nesta tonalidade. Através da numeração acima dos acordes, vamos montar nossas sequencias.

Sequencia A – 1 (C), 4 (F), 5 (G) – uma sequencia bem conhecida e muito usada.

Suponhamos que você tenha diante de si uma música com os acordes D, G e A. É a mesma sequencia, só que não mais na tonalidade C e sim na tonalidade D.

” Mesma sequencia, tonalidade diferente”

É bem fácil deduzir a minha outra afirmação: “mesma tonalidade, sequencia diferente”. Veja a sequencia abaixo:

C, Am, F, G  ou 1, 6, 4, 5 (confira lá em cima) = tonalidade C (mesma tonalidade), sequencia diferente.

Saiba mais sobre sequencias de acordes

Como eu vou parar por aqui, você vai ficar achando que poderia ir mais longe, certo? E eu fui muito mais longe que isto, na apostila Acordes em sequencia, que você pode obter inteiramente grátis, inscrevendo-se no boletim acordes. Olhe aí ao lado, na barra lateral.

Consulte nossa página principal Acordes de violão para saber mais

 

autor da foto

Share Button

50 thoughts on “Sequencias de acordes

  • gilberto da gama

    bom dia exemplo se a musica tonalidade G maior quero fazer o solo , as nota que devo usar e G,D,C,e,B

    por favor me ajuda ,toco teclado mais sou amador

    fique com deus

    • Bruno Post author

      Gilberto, se a música está em G (sol maior), melodia em solos podem ser feitos dentro da escala de G, basicamente. Outras escalas podem ser utilizadas, mas você precis estudá-las primeiro. Abraço.

  • rafael

    Eu quero aprender a tocar violao ai n entendi nada do q foi dito ai alguem me da uma ajuda??!!
    Add eu msn birba.eds@hotmail.com
    quero aprender a tocar violao para tocar na minha igreja
    :( por favor alguem me ajuda

    • Bruno Post author

      Olá Rafael. Você precisa começar fazendo um curso. Inscreva-se no boletim acordes e receberá instruções sobre como iniciar. Um abraço.

  • adroaldolosado

    olà amigo,domingo 6hs da manha procurando um site que me ajudasse a entender como realmente tocar um instrumento que adoro , o violâo.
    encontrei o seu.
    sei apenas pega-lo,com um sonho de um dia poder toca-lo de forma correta.
    Valeu pelo seu trabalho.

    • Bruno Post author

      Olá Adroaldo. A vontade de aprender é o primeiro passo. Vá devagar, seja persistente e conseguirá. Um grande abraço.

  • edmo rocha

    não

    Ola,ja conheço alguns acordes,mas a primeira música que toquei
    foi ezatamente com estes très acordes.Toquei muitas e tirava onda de tocador,um dia me chamaram pra tocar num culto de igreja,me deram uma coletania sifrada,fiquei surpreso com tantas notas…Aprendi depois. Hj sei bastante acordes.Mas é assim o começo ezatamente do jeito que vc ensinou,ai é só gostar do instrumento que irá longe com certeza! Abs.

    • Bruno Post author

      Olá Edmo. É isso mesmo, devagar a gente chega lá. Um grande abraço.

  • waith_sos@hotmail.com

    m da uma força por favor tenho muita dificuldade em relação a campo harmonico e escala.
    desde ja obrigado

    • Bruno Post author

      Olá Waith. Há alguns artigos no blog que podem te ajudar. Mas o importante é ter paciência e aprender um pouco de cada vez. Abraço.

  • agnaldo

    olá bruno eu sou inciante ja faço algumas coisinhas mais para solar sou rui dimais nao sei onde as notas ficam quando e pra apertar so uma corda de cada vez ex:se a sequecia vou igual essa q vc passou acima nao sei onde apertar corda por corda pq nao sei onde fica cada nota se puder mim ajude abraço

    • Bruno Post author

      Olá Agnaldo. Você precisa ir devagar. Não queira saber tudo de uma vez. Há instruções no blog para iniciantes. Siga as instruções e verá que não é tão difícil. Grande abraço.

  • Mauro Marcos Santos

    Boa noite,eu gostaria de receber a sequencia de notas ja toco a algum tempo e nao as sei direito.

    • Bruno Post author

      Ola Mauro. Leia o artigo Conhecendo as notas do violão, no blog e terá já uma boa idéia. Um abraço.

  • ezequiel andrade de castro

    por favor se possivel, queria conhecer alguns acordes, tipo c(do maior)e aonde coloca os dedos nas cordas.Pois ha mais de um ano tento aprender e ate agora nada, pois nao tenho condiçoes de comprar material, nem tenho o dom de aprender só

    • Bruno Post author

      Ola Vanderlei. Inscreva-se no boletim acordes e receberá duas apostilas grátis, além de uma boa oferta do curso de violão. Além disso, há muitos artigos no blog que podem ajudá-lo. Um grande abraço.

  • Mirian

    Olá…Adorei as suas explicações…Toco violão posso dizer que muito bem pra quem nunca teve um curso, quem me ve tocando pensa que sei bem oque estou fazendo, mas na verdade se tirarem minha pasta de musicas com os acordes não sei fazer mais nada…Gostaria de te perguntar então: Existe uma sequencia de cifras ou posições pra serem seguidas se uma musica começa em C ?
    Parabens pelo seu lindo trabalho!

    • Bruno Post author

      Olá Mirian. Existem sequencias prováveis. Leia o artigo sobre harmonia musical também. Tudo isso te a ver com campo harmônico. Inscreva-se no boletim acordes e receberá grátis a apostila acordes em sequencia, que também fala disso. Um grande abraço.

  • DOMINGOS RODRIGUES

    OLÁ BRUNO, PARA SOLICITAR O CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTE, QUANTO CUSTO E A FORMA DE PAGAMENTO?

  • Edvaldo R.Goes

    muito legal a explicacao de sequencias de acordes precisava muito disto e acho que vou muito melhor se estudar isto muito grato por voce

  • Olivan

    ola bruno eu sou olivan po cara eu toco um pouco teclado, mais tenho dificuldade para pegar a musica ovido, vc tei algum macete abraço .

  • jurandir da costa pinto neto

    muito bom, achei o que queria, muito obrigado.

  • Guilherme

    Bruno, muito bom o artigo, mas tenho uma dúvida; Vi uma música com os seguintes acordes: D7M, C#7, F#m, B7. Só que não encontro uma tonalidade com esses acordes (D, C#, F#m, B). O que seria esse caso? E tem mais: Já vi algumas músicas com passagem da nota maior para a menor, por exemplo de F para Fm ou de C para Cm. Agradeço desde já.

    • Bruno Post author

      Olá Guilherme. O que falo no artigo serve para a maioria das músicas mais populares. A grande maioria das músicas se baseia nos sete acordes do campo harmônico de uma determinada tonalidade. Entretanto, isso não é “obrigatório”, digamos assim. Toda vez que você encontrar acordes que fujam deste esquema, o autor da música pode ter feito alterações diversas, como por exemplo empréstimo modal, onde se “empresta” um acorde de outra tonalidade. Isso explica o que você mencionou, da mudança de um acorde maior para o menor. A sequecia mencionada no início pertence à tonalidade F#m, com pequenas alterações. Um abraço.

      • Guilherme

        Obrigado pela explicação! Dizer que a sequência está em F#m é o mesmo que dizer que está em A? Fico na espera de um artigo sobre o empréstimo modal, agora estou interessado em saber hehe. Abraço.

  • valdeilson teles

    ola,eu gostaria que vc escrevese as sequencias das notas mais destacadas pra eu poder entender melhor…toco teclado…mais nao tenho muinto conhecimento sobre sequecias de arcodes ainda…falou….

    • Bruno Post author

      Olá Valdeilson. Há artigos no blog sobre campo harmonico. É o que você precisa. Um abraço.

  • Andrio

    ola, bom dia a todos tenho uma dificudade que é de encontrar notas quando estou tocando mas já estou melhorando, vc tem como me da uma dica, pois as vezes ainda me perco… Abraços.

    • Bruno Post author

      Olá Andrio. Tenha paciencia. Tudo tem seu tempo. Persista, estude e vai chegar lá. Um abraço.

  • ozeias

    OLÁ BRUNO, QUE SITE VC ME SUGERE PARA APRENDER A RELAXAR OS DEDOS MARA TOCAR VIOLÃO?

    • Bruno Post author

      Olá Ozéias. Rapaz, isso eu desconheço. Procure sempre fazer um aquecimento antes de tocar, um exercício. Um abraço.

  • Filipe

    Bom dia, gostaria de saber como eu faço uma sequencia de acordes com acordes a 5, tipo usados em musicas de rock e tals. Esperando a resposta , abraços.

    • Bruno Post author

      Olá Filipe. Creio que você está falando de power chords. Para fazer uma sequencia, observe o campo harmônico da tonalidade em que está tocando e utilize aqueles acordes. Um abraço.

    • Bruno Post author

      Olá Frederico. Não se preocupe muito com isso. Todo iniciante tem dificuldades com a pestana. Vá treinando devagar, com músicas que tenham três ou quatro acordes, e que tenham somente uma pestana. Na hora de tocar o acorde com pestana, faça o melhor que puder e siga em frente. Treine um pouco por dia e deixe que o tempo tome conta do resto. Um abraço.

  • Brendo Moura

    MuiTo bom esse blog é otimo pra quem quer aprender a tocar violão !!!! esse blog é showw vlw flws !! um abraço pra vc Bruno!!!

  • Mary

    Olá Bruno, Primeiramente parabéns pelo seu blog, eu faço aulas de teclado ha 6 meses meu prof. não me passou ainda as sequencias eu to lendo só cifra, Você acha que a sequencia é de grande importancia pra o aluno e pelo tempo de aula eu ja deveria ter aprendido as sequencias? Obrigada; Um abraço.

    • Bruno Post author

      Olá Mary. Depende do método de ensino. Creio que eventualmente você vai aprender isso. É importante primeiro dominar o instrumento. Um abraço.

  • wesley

    bruno eu mando ate que bem na pratica mas a teoria n sou muito bom e nao consigo enteder direito acordes relativos e hamonia vc nao tem uma dica

    • Bruno Post author

      Olá Wesley. Tenho. Estudar. Não há outra maneira. Procure compreender primeiro as coisas bem simples, como as notas musicais e formação dos acordes. Um abraço.

Comments are closed.