Acordes de violão
Shares

Violão elétrico ou eletroacústico

acordes de violão - violão elétrico

acordes de violão - violão elétricoAo longo do tempo, tenho recebido consultas a respeito de de tipos, marcas e características de violões. Uma coisa que me chamou a atenção foi que algumas pessoas parecem ter dúvidas quanto às propriedades de um violão elétrico.

Como já disse em artigo anterior (violão elétrico), não gosto muito deste nome, mas parece que foi o que se pôde arranjar. Outro termo seria eletroacústico. Meio dessaranjado também. Imagine você pedindo ao companheiro de banda: “Hey, pega lá meu violão eletroacústico…”.

Vamos ao assunto. A dúvida que alguns têm é na hora de comprar um violão elétrico. Ficam temerosos de que o mesmo sirva somente para se tocar “plugado” a um amplificador. Ou seja:

É possível usar um violão elétrico sem amplificador, sem plugar? Como se fosse um violão comum, não elétrico?

Resposta: Sim.

 Para muitos este artigo pode até parecer “ingênuo”. Se você é um deles, lembre-se de quando nunca tinha nem pegado um violão na mão e nem sabia que o violão tinha seis cordas. Estou falando com pessoas que estão onde você estava nesta época, certo? Por isso fique quietinho aí no seu canto.

Continuando e explicando. Um violão elétrico nada mais é do que um violão normal com um captador interno, geralmente com um pequeno pré-amplificador que possui controles de volume, graves, médios e agudos. À saída deste pré existe um jack onde se coloca o plug do cabo que leva o som captado do violão até um amplificador ou mesa de som. Desta maneira o som do violão é enviado então aos alto-falantes.

Se você retirar o captador e o pré do violão elétrico o que acontece? Retirou o “elétrico” e ele passa então a ser simplesmente um violão.

Mas não pense você que os violões elétricos são simplesmente “adaptados” com o captador. Na verdade eles são fabricados para serem elétricos mesmo, ou seja, o projeto já inclui a parte elétrica. Mas ao mesmo tempo são projetados para funcionar sem estarem plugados.

Conclusão: Já está mais que bem explicado, mas vamos frisar. Pode ir firme e comprar seu violão elétrico. você vai poder usá-lo na praia, na rodinha de amigos na calçada (ainda existe isso?), onde quiser. E também naquele show, onde seu violão será plugado a uma enorme mesa de som, levando sua arte a milhares de pessoas. Verdade… espero que isso aconteça mesmo.

Share Button

Comments are closed