Localizando notas no braço do violão


Share Button

notas no braço do violão

Se você ainda não reparou, talvez já esteja na hora. Há certas características no braço do violão que podem – e devem – ser usadas para facilitar o aprendizado e o treino.

No braço do violão, em cada casa há seis notas, uma para cada corda (grande novidade…). A relação entre as cordas, casas e notas, nos dá “caminhos” a seguir, para localizar notas.

Como você deve saber, um violão de seis cordas afinado, deve soar as seguintes notas:

(autor da foto)

  • Corda 6 – E
  • Corda 5 – A
  • Corda 4 – D
  • Corda 3 – G
  • Corda 2 – B
  • Corda 1 – E

Somente ao olhar a descrição das cordas acima, já dá para ver uma “coincidência” logo de cara. As cordas 6 e 1 soam a mesma nota. Com duas oitavas de diferença. A corda 1 está duas oitavas acima (mais aguda) que a corda 6.

O braço do violão pode até parecer um labririnto de notas, mas não é. Compare aquele montão de notas musicais a um mapa de ruas, por exemplo. Quando você não conhece o lugar, precisa consultar o mapa antes de ir àquele lugar, para saber qual o caminho que leva aonde você quer ir.

O que aconteceria se você tentasse ir sem consultar o mapa? Você – quase com certeza – se perderia. E perderia tempo para achar o local. Portanto, é melhor consultar o mapa.

Assim é com o braço do violão. E da mesma maneira que com um mapa de ruas, há diversos caminhos. Alguns mais longos, outros mais curtos. E assim por diante.

Outra similaridade é que, assim como as ruas, as notas não mudam de lugar. Boa notícia. De maneira que, ao descobrir um caminho para determinadas notas, você pode usá-lo para sempre.

Está percebendo onde está indo a conversa? Há caminhos. Rotas para achar notas musicais. E uma vez que você aprenda estes caminhos, não precisa mais do mapa!

Localizando notas musicais nas cordas 6 e 4 do violão

Veja no exemplo abaixo como é simples saber as notas da corda 4 através das notas da corda 6:

Acordes de violão

Conforme você pode ver claramente, você encontra, na corda 4 a mesma nota que na corda 6, duas casas adiante. Por exemplo: F = corda 6 casa 1 e corda 4 casa 3.

Este tipo de conhecimento ajuda muito na hora de fazer escalas, solos e acordes, sem a menor dúvida.

Mas isto é só o começo. Há muito mais “caminhos” a seguir para se localizar notas no braço do violão.

Foi com este intuito que escrevi a apostila Segredos do braço do violão, na qual explorei muitas possibilidades de se encontrar notas musicais e, mais que isso, como utilizar estes caminhos na prática.

A apostila Segredos do braço do violão encontra-se à venda no site: Livros em pdf .

Não encontrou o que precisava? Sem problema. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo e pergunte o que quiser. É sério. Não seja tímido. Do lado de cá ninguém morde. E você não está se comprometendo com nada. Todas as consultas serão respondidas. Vá em frente e talvez eu possa conseguir exatamente o que você quer. Ah, sim... o preço da consulta? GRÁTIS!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quero informações sobre (clique para selecionar):

Sua mensagem

Antes de enviar, por favor preencha o campo abaixo.
captcha

Share Button

47 Comentarios

  1. William Sousa says:

    Bruno sou iniciante , e tenho um problema . O meu dedinho da mão esquerda é muito ruim de se mecher xD , tem algum exercicio pra melhorar isso?
    Abraço.

    • Bruno says:

      Olá, William. Existem equipamentos para fazer exercícios com as mãos, específicos para violonistas e guitarristas. Procure em lojas online e certamente encontrará. Apertar um bolinha (tipo de tênis) também ajuda. Abraço.

  2. jairo de jesus says:

    ae bruno gostei muito das dicas concegui fazer bastante anotaçoes que vao me ajudar bastante sou iniciante estou aprendendo agora somente com ajuda da net se nao for pedir muito mande pra mim os sete acorde (do) (re) (mi)(fa) (s0l) (la)(si) brigadao bruno valeu

  3. Wallison says:

    Bruno parabéns pela matéria,estou com muita dificuldade em trocar de acorde,ex: “C” para o “G”.. “G” para o “Am” … gostaria de saber se existe alguma forma mais facil de trocar acorde,exercicios ou é só treino mesmo? Tpw acorde de “G” se eu começo trocando pelos dois dedos de cima o numero 1 e 2 ou ponho o dedo 3 e 4 primeiro ..tpws essas coisas.. obrigado desde ja!

    • Bruno says:

      Ola Wallison. É claro que é preciso bastante treino. Mas procure sempre treinar as sequencias certas, conforme o campo harmônico. Assim você não perde tempo treinando mudanças que quase nunca aparcem nas músicas. Inscrevendo-se no boletim acordes, você recebe grátis a apostilas acordes em sequencia, que lhe dá uma boa noçao disso. Abraço.

  4. Ray says:

    quero saber o nome a para que serve aquelas bolinhas brancas que existem no braço do violão?

    • Bruno says:

      Olá Ray. Não há um nome muito específico. Chamamos então de marcação ou marcas. As bolinhas servem para o que o nome está dizendo, marcar as casas do violão. São uma espécie de guia para que você saiba em que parte do braço está tocando. Alguns violões trazem esta marcação na parte lateral do braço, mais fácil de quem está tocando vizualizar. Um grande abraço.

  5. Jéssica Maria Lisbôa says:

    Bom…Sou 100% iniciante e ao mesmo tempo amante da arte das cordas…Meu problema é … sou leiga em tudo,queria saber se vc poderia me dar umas aulas por msn? jessica.tribal98@hotmail.com

    • Bruno says:

      Olá Jessica. Infelizmente não. Devido a muitos fatores, um deles é tempo. Mas inscreve-se no boletim acordes, você receberá muitas dicas e uma oferta especial do meu curso, que tem 44 videos e é indicado especificamente para o seu caso, que é iniciante absoluta. Um grande abraço.

  6. edmar says:

    olá ; qual a utilidade de saber as notas do braço do violão; obrigado pela resposta..

    • Bruno says:

      Ola Edmar. Você precisa pelo menos ter noção de onde se localizam as notas, para poder evoluir no aprendizado de acordes com alterações, escalas e solos. Um abraço.

  7. beatriz says:

    eu num consigo saber onde que fica as letras e numeros do violão

    • Bruno says:

      Ola Beatriz. Acho que você precisa começar do começo. Não adianta tentar entender algo adiante daquilo que você ainda não aprendeu. Vá devagar e conseguirá entender tudo. Abraço.

  8. Bom dia Bruno, ja me cadastrei no site o qual de antemao quero parabenizar pela qualidade. E ainda nao recebi minha apostila SEGREDOS DO BRAÇO DO VIOLÃO, você poderia me envia-la. Desde já agradeço e dito que o seu trabalho é otimo. Abraços

    • Bruno says:

      Olá Marcio. O que o texto diz é que à época, só tinha acesso à compra da apostila quem se inscrevesse no boletim acordes. Entendo que talvez gere uma interpretação errônea. Esta apostila faz parte do curso e também é vendida separadamente. Um grande abraço.

  9. Willian says:

    Como eu faço pra conseguir aprender e entender a lógica do violão? Pode parecer pergunta boba pra quem já sabe, eu tento entender combinação de notas e tudo mais, só que eu quero saber o que eu estou fazendo principalmente a parte teórica (é o que eu mais gosto), me ajudem nisso por favor.

    • Bruno says:

      Olá Willian. Você precisa estudar, sem dúvida. E começar do início. Talvez você esteja tentando entender tópicos muito adiantados para o seu nível. Um abraço.

  10. Tomaz Filho says:

    Grande Bruno, valeu amigão. Estou ligado também em vc.
    Um abraço,
    Jornalista Tomaz Filho-Brasilia-DF.

    • Bruno says:

      Grande abraço Tomaz. É bom saber que tem gente por eese Brasil afora que valoriza nosso trabalho.

  11. joao says:

    ola bruno sou iniciante no violão, mas gosto mt de rock e estou querendo comprar uma guitarra qual e mais facil de se tocar oupara tocar guitarra precisa aprender violão primeiro ?

    • Bruno says:

      Olá João. Não é preciso aprender violão primeiro. O que acontece é que muitos começam com o violão e acabam aprendendo guitarra porque há muitas semelhanças. Mas você pode muito bem começar aprendendo guitarra, sem problema. Não creio que um seja mais difícil do que outro. Cada instrumento tem sua técnica. Se você tentar tocar guitarra como se toca violão, vai ficar ruim. E vice-versa. Fique tranquilo. Compre sua guitarra e comece a estudar. Esta é a parte mais importante. Estudar e treinar. Um abraço.

  12. joao says:

    muito obrigado. abraço

  13. joaquim rodrigues de oliveira says:

    ola boa tarde
    gostei muito das orientações e estou precisando de um dueto na escala de D voc~e pode me ajudar

    • Bruno says:

      Olá Joaquim. Não sei se você está falando de tocar dois violões ou duas vozes, mas há várias vozes que se pode tirar de uma escala. Uma segunda voz, por exemplo pode ser feita três notas para trás na escala, em relação à primeira. Ou seja se a primeira nota da primeira melodia ou solo é D, conte três notas para trás na escala e vai achar A. Então uma melodia começa em D e outra em A, seguindo os mesmos intervalos. Veja a escala de D (ré maior) abaixo.

      D E F# G A B C#

  14. matheus says:

    ola bruno,gostaria de saber como inventar solos?
    precisa mesmo saber as pentatonicas?

    • Bruno says:

      Olá Matheus. Um solo pode ser baseado em escalas pentatonicas ou outras escalas. Mesmo não conhecendo escalas pentatonicas você pode improvisar solos em outras escalas. Um abraço.

  15. victor says:

    ola sou iniciante e tenho problema com a mao esquerda toda vez que tento muda de posiçao eu nao consigo tem augum execicio ara eu melhorar. desde ja grato

    • Bruno says:

      Olá Victor. O exercício é treinar as mudanças, não tem outro jeito. Procure sempre o caminho mais curto para fazer a mudança. Treine com dois acordes primeiro, depois três. Não comece com acordes difíceis. Um abraço.

  16. weslley says:

    oi eu tenho muito dificudade em diferencia o hitmo, eu nao consigo voce pode me da alguma dica ..

    • Bruno says:

      Olá Wesley. Procure treinar com músicas bem simples, sem ritmos complicados. Mantenha seu foco nos ritmos mais simples e os demais se tornarão mais fáceis de aprender. Um abraço.

  17. Bruno, eu gostaria que me explicasse os padrões nas escalas. Eu percebi que as escalas, percorrem todo o braço do violão, mesmo sendo apenas de um acorde. Então se estou montando o acorde “C” e gostaria de solar a partir de sua escala, como saber qual casa seria correta, já que a escala percorre todo o braço do violão? Minha teoria é que como o “C” é montado em três casas, apenas uso estas na escala. Se fosse um “Cm”, usaria as casas 3,4 e 5. Estou certo? Ah e parabéns pelo site, nunca encontrei tamanha complexidade em outros sites do tipo.

    • Bruno says:

      Olá Vagner. Não cheguei a pegar bem a idéia, mas vamos lá. Você sola a partir de uma tonalidade, não acorde. Então, você pode usar todas as notas da escala daquela tonalidade, seja lá em que parte for do braço do violão. Por exemplo: Se a tonalidade é C, o seu solo pode usar todas as notas da escala de C. E se for Cm, todas as noptas da escala de Cm. E não somente sobre o acorde C. Se a harmonia é C, Am, F e G, continua valendo o que falei. O solo usa as notas da escala de C. Um abraço.

  18. Sofia says:

    Olá , bom eu sou iniciante no violão ainda não começei as aulas tudo bem esse assunto ajuda muito pra quem já toca mais o que eu realmente queria saber é em cada casa das 6 cordas quais são as notas ?

    • Bruno says:

      Olá Sofia. Repare que no próprio artigo que você visitou está a resposta. O desenho mostra claramente as notas em cada corda, em cada casa. Um abraço.

  19. Pedro Henrique says:

    Olá Bruno! Sou iniciante e estou aprendendo bastante com o seu site. Estava muito tempo procurando esta imagem com as notas. ME AJUDOU BASTANTE! :)

  20. paulaspiller says:

    ola mais uma vez…estou gostando bastante do seu site..estou aprendendo…rsrrs..o senhor poderia me dar uma dica…ja consigo trocar os 3acordes e fazer batidas com o polegar p baixo e indicador p cima…so isso!!!tem outros ritmos?ou poderia m indicar musicas facies de imitar?ou qualquer coisa…k possam ajudar a trocar de ritmo…

    • Bruno says:

      Olá Paula. Este é o problema de aprender sozinha. Você já sabe alguma coisa, mas agora não sabe para onde ir. Seria melhor fazer um curso. Um grande abraço.

  21. jones says:

    bruno eu comprei um violao e to aprendendo as notas quero
    saber como posso comprar sua apostila

  22. Max Wagner says:

    Bruno, parabéns e obrigado pelas dicas
    qual a melhor afinação de violão para ter um som melhor para musicas country (americana)

    • Bruno says:

      Olá Max. Eu toco country e uso afinação normal. O country moderno normalmente não usa afinação diferente. O que aparece em algumas músicas é o capotraste. Um abraço.

  23. Felix says:

    Bruno, muito bom suas dicas, mais estou com uma dúvida: como saber que acordes ‘combinam’ com o tom da musica? exemplo, no tom de Dó maior eu posso usar notas como Dó maior, Mi menor, Sol maior, Sol com sétima, etc.É alguma coisa haver com alguma escala ou algo assim? Abraço

    • Bruno says:

      Olá Felix. Leia o artigo sobre harmonia. Tem tudo a ver com escala. A escala gera os acordes (campo harmonico). Um abraço.

  24. gustavo says:

    Sou iniciante toco a menos de um mes e queria saber quando deveria começar a me preucupar com partituras dez de ja ou so quando eunestiver mais avançado

    • Bruno says:

      Olá Gustavo. Se você está estudando violão clássico, a partitura entra logo de cara. Se está estudando violão popular, ou seja, apenas os acordes para acompanhamento, não há necessidade de partitura. Se quer ler partitura, deve fazer um curso de violão clássico. Um abraço.