Garota tocando violão

ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________

Apostila Segredos do braço do violão  grátis! Entenda seu violão e toque melhor...

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!

Localizando notas no braço do violão

notas no braço do violão

Se você ainda não reparou, talvez já esteja na hora. Há certas características no braço do violão que podem – e devem – ser usadas para facilitar o aprendizado e o treino.

No braço do violão, em cada casa há seis notas, uma para cada corda (grande novidade…). A relação entre as cordas, casas e notas, nos dá “caminhos” a seguir, para localizar notas.

Como você deve saber, um violão de seis cordas afinado, deve soar as seguintes notas:

(autor da foto)

  • Corda 6 – E
  • Corda 5 – A
  • Corda 4 – D
  • Corda 3 – G
  • Corda 2 – B
  • Corda 1 – E

Somente ao olhar a descrição das cordas acima, já dá para ver uma “coincidência” logo de cara. As cordas 6 e 1 soam a mesma nota. Com duas oitavas de diferença. A corda 1 está duas oitavas acima (mais aguda) que a corda 6.

O braço do violão pode até parecer um labririnto de notas, mas não é. Compare aquele montão de notas musicais a um mapa de ruas, por exemplo. Quando você não conhece o lugar, precisa consultar o mapa antes de ir àquele lugar, para saber qual o caminho que leva aonde você quer ir.

O que aconteceria se você tentasse ir sem consultar o mapa? Você – quase com certeza – se perderia. E perderia tempo para achar o local. Portanto, é melhor consultar o mapa.

Assim é com o braço do violão. E da mesma maneira que com um mapa de ruas, há diversos caminhos. Alguns mais longos, outros mais curtos. E assim por diante.

Outra similaridade é que, assim como as ruas, as notas não mudam de lugar. Boa notícia. De maneira que, ao descobrir um caminho para determinadas notas, você pode usá-lo para sempre.

Está percebendo onde está indo a conversa? Há caminhos. Rotas para achar notas musicais. E uma vez que você aprenda estes caminhos, não precisa mais do mapa!

Localizando notas musicais nas cordas 6 e 4 do violão

Veja no exemplo abaixo como é simples saber as notas da corda 4 através das notas da corda 6:

Acordes de violão

Conforme você pode ver claramente, você encontra, na corda 4 a mesma nota que na corda 6, duas casas adiante. Por exemplo: F = corda 6 casa 1 e corda 4 casa 3.

Este tipo de conhecimento ajuda muito na hora de fazer escalas, solos e acordes, sem a menor dúvida.

Mas isto é só o começo. Há muito mais “caminhos” a seguir para se localizar notas no braço do violão.

Foi com este intuito que escrevi a apostila Segredos do braço do violão, na qual explorei muitas possibilidades de se encontrar notas musicais e, mais que isso, como utilizar estes caminhos na prática.

A apostila Segredos do braço do violão encontra-se à venda no site: Livros em pdf .