Acordes de violão
Compartilhe!

Violão clássico com música popular

Violão clássico e popular

Quando se fala em tocar violão, muitas vezes nos vem à mente a figura clássica de alguém tocando e cantando, não é verdade? Comumente chamado de violão popular.

Entretanto nem só de acompanhar alguém cantando vive o violão.

Por outro lado, imaginamos que se não é para acompanhar, deve ser aquele violão clássico. O próprio nome (clássico) já induz ao pensamento de que se vai tocar aquelas peças clássicas mesmo, antigas. E chatas para muita gente. Não que as peças clássicas sejam chatas em si. Tudo depende do gosto de cada um.

Ficando no meio termo entre o violão clássico e o popular

Há porém, um meio termo entre clássico e popular, ou melhor, talvez uma mescla dos dois. Neste caso, toca-se de maneira clássica uma música popular. É, realmente é uma mistura.

Esta mistura pode sair mais ou menos, ou sair bem. Depende da música e do do músico também.

O certo é que não é fácil chegar a um bom resultado. Eu diria que é necessário muito estudo, treino e dedicação.

Entretanto, vendo o video que se segue, me pergunto:  Quanto tempo teve este garoto para treinar? Será que ele só faz isto? Com que idade começou a aprender violão?

O fato é que ele faz o que ele faz e pronto. Confira no video, este moleque danado dando uma lição de integração entre músico e instrumento.

 

 

O que aconteceu aí, é uma união de fatores que levaram a um resultado – digo eu – mais do que satisfatório.

  • A música “More than words”, da banda Extreme, presta-se muito bem a este tipo de trabalho
  • O garoto é fera
  • O instrumento  é de boa qualidade
  • Quem gravou sabia o que estava fazendo. Há inclusive reverb no som, dando um colorido à execução

Há que ressaltar que uns têm mais talento que outros. Provavelmente é o caso deste menino. Mas de qualquer maneira para se tocar assim é necessário bastante treino. Só talento não resolve.

Outra característica que acredito existir neste menino é o ouvido. Quem tem ouvido privilegiado consegue assimilar melhor a música, sem a menor sombra de dúvida.

Porém, é possível aprender a tocar assim. Mesmo para quem não tem tanto talento e nem o ouvido privilegiado. Será necessário muito estudo, treino e dedicação.

Ah, sim. O melhor caminho para tocar assim é estudar violão clássico. Por um bom tempo, diga-se de passagem.

 

Share Button