Batidas de violão – sinta o ritmo


Share Button


ritmo - batidas de violão

Popularmente chamamos de batidas os ritmos que fazemos ao tocar violão. São compostas pelos movimentos da mão direita (a não ser para canhotos) ao tocar as cordas do instrumento para obter som.

As combinações para se fazer as batidas são incontáveis. Você já deve ter visto por aí algo como dicionário de acordes. Pois bem, um dicionário de batidas seria praticamente impossível. Especialmente por escrito.

Desde que se começou a difundir métodos para violão impressos e – mais recentemente – na internet, muitos têm tentado reproduzir as batidas com setas e outros sinais. Isso ajuda, mas é muito difícil representar graficamente uma batida de violão.

Para batidas mais simples, isto ainda funciona. Por exemplo:

 

O que nos diz esta representação gráfica?

Batidas de violão

Letras

  • P = polegar
  • I = indicador
  • C = costas da mão (já explico)

Setas – óbvio: para cima e para baixo.

 

Muito bem. Talvez você esteja em dúvida quanto ao termo “costas da mão”. Isto significa a batida para baixo, com a parte de cima da mão (unhas).

 

Ou seja, na batida acima, tocaríamos:

  • Polegar para baixo no tempo 1 na(s) corda(s) mais grave(s)
  • Indicador puxando as cordas mais agudas de baixo para cima
  • Costas da mão tocando todas as cordas menos o baixo do acorde para baixo
  • Indicador puxando as cordas mais agudas de baixo para cima

A partir daí seria repetição. Como você vê, é complicado explicar uma batida por escrito. E olhe que esta é o arroz com feijão, a simplicidade elevada ao quadrado. Daí pra frente a coisa fica mais complicada ainda.

Ok, já expliquei o problema. E a solução? Como saber exatamente a batida de cada música? Resposta: ouvido, tato, video e algumas artimanhas.

Consulte nossa página principal Acordes de violão para saber mais

Batidas de violão no video

É claro que o video supera em muito a representação gráfica. Mas se você acha que resolve todo o problema, pense de novo. Há certas sutilezas em batidas mais elaboradas que até a demonstração pessoa a pessoa é difícil. No video… pior. Mas para a parte básica o video resolve.

O único problema é arranjar um cristão bem bonzinho que faça videos para tudo quanto é música.

Usando o ouvido e o tato

Ouça a gravação original da música que quer tocar. Preste atenção no tempo. Não se fixe somente no violão. Qual é a “levada” da música?

Bata o pé no ritmo da canção. Você vai reparar que – instintivamente – você vai bater o pé mais forte em alguns momentos, mais fraco em outros.

Por exemplo: o seu calcanhar pode bater os tempo 1 e 3. A frente do pé os tempos 2 e quatro. Numa batida básica, 1 e 3 seriam suas batidas do polegar, 2 e 4 as costas da mão. O intervalo entre estes quatro tempos, o teu indicador puxando as cordas agudas para cima.

Escute a bateria

A bateria é tua melhor amiga para descobrir uma batida. Se a música tiver bateria, é claro. Basicamente podemos associar as partes da bateria com o que fazemos nas batidas de violão:

  • Bumbo = polegar
  • Caixa = costas da mão
  • Chimbal = indicador para cima

De qualquer maneira, é sempre melhor descobrir – numa música com batidas complicadas – a batida básica no violão. As variações você pode ir colocando depois.

Um assunto que tem muito a ver com batidas de violão, é a dinâmica ao tocar violão, abordado anteriormente.

 

Share Button

72 Comentarios

  1. Pedro-01 says:

    é cara, batida é complicado de explicar mesmo.
    é uma coisa que tem que vir muito da pessoa mesmo
    algo meio automatico.

    Quando meu professor ia me ensinar ritmos era muito
    complicado porque ele queria que eu fizesse igualzinho
    a ele e eu numca conseguia, e olha que eu tava do lado dele.

    fica com Deus mano, continua com esse blog
    porque ta me ajudando bastante rsrss.

    • Bruno says:

      Valeu, Pedro. Tem razão, vem da pessoa. É preciso insistir, tocar com outras pessoas, sentir a música. Obrigado pela visita e fique com Deus você também. E pode ter certeza, enquanto Deus quiser, continuo com o blog sim. Abraço.

  2. dirlene costa says:

    suas dicas me ajudaram muito. Agora entendo melhor o violão.Sou estudante na etapa zero ainda mas meu instrutor disse que eu vou muito bem pra quem teve apenas duas aulas. obrigada

    • Bruno says:

      Olá Dirlene. Legal. Se vai indo bem, basta agora persistir e com certeza chegará a um bom resultado. Obrigado pela visita e volte sempre.

  3. Weslley says:

    Olá Bruno!!! Estou com uma dúvida!!! Na cifra da música (60 dias apaixonado de Chitãozinho e xororó, tem uma observação no ritmo dizendo que é ( rosqueado e ranqueado)!Como seria esta batida? Desde já agradeço!! Parabens pelo ótimo trabalho!

    • Bruno says:

      Olá Weslley. É difícil explicar isto com palavras. Procure ver videos de sertanejos tradicionais, como por exemplo “Chalana”, que é tocada desta forma. Um abraço.

  4. Bruno says:

    Valeu Wallace, volte sempre. Abraço.

  5. Larissa says:

    Oiee to começando a tocar violao agora faz 1 mes jah faço aula, mas sabee nao gosto de ficar parada quero aprender aki en casa tbm sera que vc poderia me ajudar falando qual é a batida usada na musica GAROTO ERRADO-MANU GAVASSI jah peguei os acordes só faltaa msm a batida…se tiver como me envia a resposta por e-mail??Obg agradecoo jah

    • Bruno says:

      Olá Larissa. Infelizmente nem conheço a música. Há artigos sobre batidas de violão no site que podem lhe ajudar. Um grande abraço.

  6. Jose Luis says:

    Olá Bruno!…por favor tenho dúvidas..na batida: o indicador toca somente as cordas agudas ou todas cordas começando de baixo? e por que quando se toca com as costas da mão não se toca o baixo do acorde, é para o tempo ser um pouco mais fraco?
    Obrigado

    • Bruno says:

      Olá Jose Luis. Numa batida normal, o indicador toca somente as cordas agudas (subindo). As costas da mão também só tocam as cordas agudas (descendo). O motivo das costas da mão não tocarem as cordas graves é quase o que você mencionou. Para formar o ritmo, temos diferentes toques nas cordas. Assim, tempos 1 e 3 = polegar. Tempos 2 e 4 = costas da mão. Tempos intermediários = indicador. Um grande abraço.

  7. Bruno says:

    Olá Carol. Para compreender batidas você precisa estudar pelo menos o básico de violão. Não há batida específica para cada música. Aprendendo as batidas básicas, você aplica as batidas que sabe a cada música e faz pequenas variações, quando exigidas pela música. um grande abraço.

  8. Amanda Beatriz says:

    bom…o eu queria mesmo e abatida do Tche Garotos(bola de papel a batida é muito rapida sera q da pra me ajudar?

    • Bruno says:

      Olá Amanda. O segredo é você fazer a batida certa, devagar, sem acompanhar a música. Aprenda a fazer certo e devagar, depois vá aumentando a velocidade. Um abraço.

  9. Viviane says:

    Bah muito bom Bruno,mas preciso de uma ajuda,vc conseguiria me explica o ritmo de Garroto errado de Manu Gavassi?? Abraço

    • Bruno says:

      Olá Viviane. Meio difícil explicar com palavras, mas lá vai: Duas batidas com polegar para baixo, uma com as costas da mão para baixo, indicador para cima, e repete polegar e costas da mão. É por aí. Não é uma batida difícil. Procure treinar a batida bem devagar e depois aumentar a velocidade. Um abraço.

  10. evellyn paula says:

    oi bruno acabei de entrar no seu blog
    adorei! e è verdade apreder as batidas
    é muito complicado!
    mais alem de mim querer aprender tocar bem
    o meu violao!ele me acalma
    a musica me dar forcas para encarar os
    obstaculos da vida!

    • Bruno says:

      Valeu, Evellyn. Não é tão complicado. Vá devagar. As batidas mais simples acabam sendo a base para as demais. Um abraço.

  11. lauder says:

    boa tarde, eu queria saber como que é a batida para a musica da, paula fernandes- Nao precisa.

    • Bruno says:

      Olá Lauder. É uma batida muito fácil. Difícil é explicar por escrito. Vamos lá: polegar para baixo, costas da mão para baixo, indicador para cima, polegar para baixo, indicador para cima, costas da mão para baixo, indicador para cima. Um grande abraço.

  12. Núbia says:

    Oii Bruno,bem estou atrás da mesma coisa que a Larissa!http://www.kboing.com.br/manu-gavassi/1-1057573/ esse link e da musica da Manu Gavassi,achei um video de duas garotas mais não consigo pegar a batida,esse o video http://www.youtube.com/watch?v=T84gttyS3us ! Se puder ajudar fico MUUUUUUUITO grata!Beijão

    • Bruno says:

      Olá Núbia. Seria muito difícil saber música por música. Preste atenção no ritmo. Ouça muitas vezes a música, sem tocar nada. Tente acompanhar o ritmo com os pés, ou batendo em algouma coisa (na mesa) com as mãos. Abafe as cordas do violão e tente acompanhar a batida da bateria (se houver). É mais sobre o que você pode fazer do que o que eu posso. Um abraço.

  13. Vinicius says:

    só quero agradecer, por esta atitude linda de querer ensinar as pessoas … estou apredendo bastante, muito obrigado! continue assim , fique com deus.

  14. EDSON MOTA says:

    è bem complicado, batidas

    • Bruno says:

      Olá Edson. É complicado por escrito. O negócio é mesmo apurar o ouvido e “calibrar” a mão. Um abraço.

  15. Lays says:

    Ola!
    gostaria de saber qual é o ritmo (batida) da musica SONHO DE INVERNO- FELIPE SMU…
    poderia me ajudar ?

    • Bruno says:

      Olá, Lays. Não conheço a música, mas tente a partir de uma batida simples acompanhar o ritmo. Não queira faze rigual logo de cara. Experimente as batidas que já conhece e vá adapta. m abraço.

  16. EDSON MOTA says:

    Olá Bruno boa noite, estou querendo comprar meu violão
    mas, estou em duvidas se compro de cordas de naylon ou aço, o que vc sugere?

    • Bruno says:

      Olá Edson. É difícil dizer. Cada qual tem suas características. Depende muito do estilo que você toca. MPB, bossa-nova e ritmos correlatos, andam de mãos dadas com nylon. Rock, pop, reggae gostam mais de aço. Eu, por muito tempo, só queria saber de cordas de aço. Até comprar um violão com cordas de nylon. Agora gosto os dois. Acho que é uma boa saída. Os dois. Se não puder comprar os dois agora, escolha o que mais tem a ver com o que você pretende tocar. Mais tarde compre o outro. Confira a página de violões da loja de instrumentos G2 = http://www.lojadeinstrumentos.com.br/instrumentos-novos-violoes-c-10_11.html. Um grande abraço.

  17. EDSON MOTA says:

    Brigado Bruno, vc é muito gentil!
    Um abraço tenha um otimo dia.

  18. lola says:

    Ola bruno, queria qual é a batida da musica pra voce da paula fernandes
    obrigado

    • Bruno says:

      Olá Iola. É um pouco difícil explicar graficamente, mas a batida básica seria: Duas para baixo, duas para cima, uma para baixo. Se você tocar com a mão ao invés de palheta, seria: polegar, costas da mão, indicador, indicador, costas da mão. Um grande abraço.

  19. maicom says:

    me ensina a batida de reggae

    • Bruno says:

      Olá Maicom. Rapaz, assim de bate pronto e por escrito é difícil. Quem sabe um tutorial mais para frente. Mas tenho certeza que no Youtube você acha algo assim. Um abraço.

  20. Anderson says:

    Ola, Bruno! Gostaria de parabenizar seu blog…muito legal..comecei a me interessar recentemente pelo violão e comprei um giannini aço, estou gostando muito, mas ainda não entrei ainda numa aula, portanto tenho muitas dúvidas e uma é se devo já aprender tocar com palheta ou devo iniciar com os dedos…Grato! Deus te abençoe!

    • Bruno says:

      Olá Anderson. Eu sou suspeito para falar, pois gosto mais de tocar com os dedos. Creio que se começar com os dedos você pode adquirir mais habilidade. Um abraço.

  21. Ana Karollyne says:

    oi
    eu queria saber como eu sei a batida da musica só escultando ela vc me ajuda??
    ow eu posso te falar a musica e vc ve qual a batida para mim e me manda por e-mail?
    a musica é “como ele nos ama ” Léo Fonseca . meu email : karo.lemos@hotmail.com
    obrigado .

    • Bruno says:

      Olá Ana. É um pouco difícil passar a batida aqui. Mas eu escutei a música, e sugiro que ao invés de tentar fazer a mesma batida, comece com uma batida básica, que lhe dará chance de dividir mais facilmente os compassos. Vá treinando assim e quando estiver conseguindo tocar toda a música, vá incrementando a batida. Um grande abraço.

  22. Ariane says:

    Oi, eu já sei os acordes da música ” Quatro notas” da Manu Gavassi, mas não sei o ritmo e não sei onde achar, será que você poderia me ajudar? por favor preciso muitoo

  23. bruna barros says:

    ola bruno!!!sou iniciante ,acho tudo complicado.mas tenho facilidade,uma coisa que me encomoda e a dor na mao esquerda,voce tem alguma dica para nao dar calos ou doer tanto?bjao…fk com deus.

    • Bruno says:

      Olá Bruna. O segredo é treinar um pouco por dia, constantemente. Se você fica muito tempo sem treinar e depois treina muito tempo em seguida, a tendencia é machucar mesmo. treinando um pouco por dia, seus dedos vão ficando mais resistentes. Um grande abraço.

  24. Patrick says:

    Oi eu sou iniciante Bruno se não conhece algum vídeo que possa me ajudar

    • Bruno says:

      Olá Patrick. Se é iniciante absoluto, experimente inscrever-se no boletim Acordes e receberá uma boa oferta do curso de violão para iniciantes. Um abraço.

  25. Junior says:

    Eu consigo tocar todos os acordes mais de um tempo pra cá reparei que quase todas as musicas que eu tocava era com o mesmo ritmo!!!E agora não consigo fazer outro ritmo!!!

    • Bruno says:

      Olá Junior. Calma, não se desespere. Isso é normal. É o ritmo que você gosta e com o qual se acostumou. Vá treinando outros ritmos sem apavorar, devagar. Muita gente tem esta dificuldade e acaba superando. Um grande abraço.

  26. Alisson says:

    Cara,esses métodos também serve pra tocar com paleta?

    • Bruno says:

      Olá Alisson. Basta você considerar qual movimento faria com a palheta no lugar dos dedos. Um abraço.

  27. Fernando says:

    Hei muito bom, gostei do artigo
    Me ajudou muito a acompanhar algumas musicas

  28. Rosi says:

    Amei este artigo… Parabéns Bruno… Eu toco violão desde criança, sou apaixonada por violão. Nunca tinha visto antes esta associação das batidas com as partes da bateria. Estou sempre buscando aprender mais, e vc deu ótimas dicas neste artigo. Obrigada, e mais uma vez Parabéns!!

    • Bruno says:

      Olá Rosi. Legal que você gostou. Esta associação é parte da minha forma de pensar. Eu penso “música” e não só violão. Creio que assim fica mais fácil entender o que se está fazendo. Obrigado pela visita e pelo comentário. Grande abraço.

  29. Vanessa says:

    oi td bem?
    eu queria tocar a musica eu amo da manu gavassi,
    vc pode me ensinar a batida?

    • Bruno says:

      Olá Vanessa. Tenho quase certeza de que deve existir no youtube algum tutorial sobre a música em questão. Caso contrário, faça um pequeno esforço e estude os acordes, ritmo e, quem sabe, seja você que vewnha a fazer um tutorial… Um abraço.

  30. Vera says:

    Bruno preciso de uma orientação sua. Faço aula de violão há 3 meses. Estou aprendendo o ritmo rock báscio, mas você acredita que não consigo! Tenho três músicas pra treinar e ainda não aprendi como fazer o ritmo. O prof. diz: dedo indicador pra baixo e pra cima sem parar. As três músicas são: como pode um peixe vivo viver fora dágua fria, para ser feliz e flores dos Titãs. O que posso fazer? Um abraço.

    • Bruno says:

      Olá Vera. Em primeiro lugar, esqueça estas músicas. Treine somente o ritmo sem preocupar-se com música alguma, nem cantar, nem sequer os acordes. Comece treinando bem devagar, tendo certeza de que está fazendo corretamente. Depois vá aumentando a velocidade. Certas pessoas têm dificuldade com ritmo, coordenação motora. Talvez seja o seu caso. Tenha paciência e treine um pouquinho por dia. Um abraço.

  31. Vera says:

    ok Bruno, obrigada pela dica. Um abraço.

  32. Camila says:

    oq fazer quando a musica parece que tem dois ritmos. por exemplo quero aprender uma musica que é toda no violão, mais parece que é tocada por dois. é como se uma hora o cara fizesse uma parte dedilhando e ao mesmo tempo tocando normal. fica dificil saber qual é a batida certa.

    • Bruno says:

      Olá Camila. Se a música é tocada com dois violões, não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, claro. Escolha o violão que mais preencha o acompanhamento. Um abraço.

  33. olá bom dia, seu site está uma benção de Deus e estou aprendendo muito com essas super dicas.

    Eu gostaria de saber se tem como você passar umas dicas de como se faz o ritmo de forró e reggae!?

    obrigado e o site tá nos fav e vou divulgar no meu blog

    • Bruno says:

      Olá Rafael. Obrigado pela visita, comentário e divulgação. Acabo de conferir seu blog e está muito legal, parabéns. Um grande abraço.

  34. claudia says:

    oi bruno,qurero umas dicas suas,vou começar um curso de vioao,quero saber qual violao devo comprar,quero praticar em casa tbem,mas quero algo bom e nao caro demais,que seja eletrico,e para tocar sertanejo,qual vc indica?/e as cordas?aço ou nylon??a paula fernandes usa qual tipo,vc pode me dizer?

    • Bruno says:

      Olá Claudia. Sertanejo geralmente usa cordas de aço. Inscreva-se no boletim Acordes e receberá mais dicas. Abraço.

  35. adriana says:

    oi eu gostaria muito de saber a batida da musia “um anjo veio me falar” (rouge) obrigada!

    • Bruno says:

      Olá Adriana. É uma batida bem simples. Basicamente polegar para baixo (tempo 1), costas da mão para baixo (tempo 2), indicador para cima (2 x), costas da mão para baixo. Um abraço.

  36. Sarah says:

    Oii,vc poderia me explicar a batida da musica Planos impossiveis(manoela gavassi)?

    • Bruno says:

      Olá Sarah. Infelizmente não conheço a música. Talvez você ache algo a respeito no Cifraclub ou cifras.com.br. Um abraço.

  37. Gustavo Quinteiro says:

    Belo trabalho Bruno. Gostaria que vc me tirasse
    uma dúvida sobre a batida da musica “Torn” Natalie Imbruglia. me ajuda
    .

    • Bruno says:

      Olá Gustavo. Infelizmente não conheço a música. Mas creio que você pode achar um tutorial no Youtube. Senão… mãos à obra, amigo. Faça um esforço e seja o primeiro a “decifrar” a charada. Um abraço.

  38. Rayane Depp says:

    õoi’ bom eu gostaria de saber qual o ritmo da musica planos impossíveis da Manu Gavassi ‘, me falaram que é dois pra baixo e dois pra cima’.

    • Bruno says:

      Olá Rayne. É quase isso. Eu diria que: PicP c . Onde P=polegar i = indicador para cima e c = costas da mão para baixo. Dividido assim nos tempos: P(1) ic(2) P(3) c(4). É complicado explicar por escrito. Um abraço.