As notas musicais e as cordas do violão

Acordes de violão - notas musicais

Quando você começa a estudar violão, o negócio é tocar logo. Mas pare só um instante e veja a relação que têm as cordas do violão com as notas musicais.

A notação musical é feita no pentagrama, composto de cinco linhas e quatro espaços.

Para dividir as diversas alturas das notas musicais, existem as claves. A clave de Dó, a clave de Fá e a clave de Sol.

As notas são representadas por elipses (bolinhas). Dependendo da clave em que estão, representam determinadas notas.

A clave de sol

A clave de sol é representada por um “S” estilizado, conforme a figura abaixo. Como você pode reparar, a primeira volta da clave passa pela segunda linha, o que significa que a nota sol se encontra naquela linha.

Cordas do violão na pauta

A partir da nota sol, localizamos as demais, em sequencia, bastando seguir a ordem das notas musicais  (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), e contando uma nota a cada linha ou espaço, tanto para cima como para baixo.

Ou seja, se temos a nota sol na segunda linha, teremos a nota fá no espaço anterior (abaixo) e a nota lá no espaço seguinte (acima).

  • Linhas de baixo para cima: mi, sol, si, ré, fá
  • Espaços de baixo para cima: fá, lá, dó, mi

Notas musicais das cordas do violão

Como você vê na figura acima, estão representadas as notas do violão no pentagrama. As cordas E, A e D estão abaixo da primeira linha do pentagrama, porque são notas mais graves.

Para representar notas abaixo e acima das linhas e espaços do pentagrama, utilizamos linhas suplementares. Temos então, acima da corda 6 (E), três linhas. Se formos nominando as notas acima desta, teríamos:

  • Espaço suplementar 4 = E (sexta corda)
  • Linha suplementar 3 = F
  • Espaço suplementar 3 = G
  • Linha  suplementar 2 = A (quinta corda)
  • Espaço suplementar 2 = B
  • Linha suplementar 1 = C
  • Espaço suplementar 1 = D  (quarta corda)

Da mesma maneira, devemos utilizar linhas suplementares para notas mais agudas do que as que estão na última linha de cima ou no último espaço.

Caso queira entrar um pouco mais a fundo na questão das notas musicais, leia o artigo Teoria musical no blog Violão Brasil. É uma explicação rápida, direta e eficiente.

Os acordes também são representados no pentagrama. Já mencionei um exemplo disto no artigo Tocando violão popular.

No decorrer de seus estudos de violão, eventualmente você irá deparar-se com uma partitura. Aqui está um bom começo. Pelo menos você já sabe onde estão as notas musicais das cordas soltas do seu violão.