As notas musicais e as cordas do violão

Share Button

Acordes de violão - notas musicais

Quando você começa a estudar violão, o negócio é tocar logo. Mas pare só um instante e veja a relação que têm as cordas do violão com as notas musicais.

A notação musical é feita no pentagrama, composto de cinco linhas e quatro espaços.

Para dividir as diversas alturas das notas musicais, existem as claves. A clave de Dó, a clave de Fá e a clave de Sol.

As notas são representadas por elipses (bolinhas). Dependendo da clave em que estão, representam determinadas notas.

A clave de sol

A clave de sol é representada por um “S” estilizado, conforme a figura abaixo. Como você pode reparar, a primeira volta da clave passa pela segunda linha, o que significa que a nota sol se encontra naquela linha.

Cordas do violão na pauta

A partir da nota sol, localizamos as demais, em sequencia, bastando seguir a ordem das notas musicais  (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), e contando uma nota a cada linha ou espaço, tanto para cima como para baixo.

Ou seja, se temos a nota sol na segunda linha, teremos a nota fá no espaço anterior (abaixo) e a nota lá no espaço seguinte (acima).

  • Linhas de baixo para cima: mi, sol, si, ré, fá
  • Espaços de baixo para cima: fá, lá, dó, mi

Notas musicais das cordas do violão

Como você vê na figura acima, estão representadas as notas do violão no pentagrama. As cordas E, A e D estão abaixo da primeira linha do pentagrama, porque são notas mais graves.

Para representar notas abaixo e acima das linhas e espaços do pentagrama, utilizamos linhas suplementares. Temos então, acima da corda 6 (E), três linhas. Se formos nominando as notas acima desta, teríamos:

  • Espaço suplementar 4 = E (sexta corda)
  • Linha suplementar 3 = F
  • Espaço suplementar 3 = G
  • Linha  suplementar 2 = A (quinta corda)
  • Espaço suplementar 2 = B
  • Linha suplementar 1 = C
  • Espaço suplementar 1 = D  (quarta corda)

Da mesma maneira, devemos utilizar linhas suplementares para notas mais agudas do que as que estão na última linha de cima ou no último espaço.

Caso queira entrar um pouco mais a fundo na questão das notas musicais, leia o artigo Teoria musical no blog Violão Brasil. É uma explicação rápida, direta e eficiente.

Os acordes também são representados no pentagrama. Já mencionei um exemplo disto no artigo Tocando violão popular.

No decorrer de seus estudos de violão, eventualmente você irá deparar-se com uma partitura. Aqui está um bom começo. Pelo menos você já sabe onde estão as notas musicais das cordas soltas do seu violão. 

29 Comentarios

  1. Leandro says:

    Bela matéria.

  2. lucas says:

    Boa Gostei Estou apredendo a toca para faser a obra de Deus =D

    • Bruno says:

      Ola Lucas. Tenho certeza que vai conseguir, porque seu objetivo é bem claro. Fazer a obra de Deus. E Deus há de iluminar teus estudos e teu caminho. Grande abraço.

      • sthefany says:

        eu adoro tocar violão é a minha vida

        • Bruno says:

          Olá Sthefany. Você falou – ou melhor, escreveu – pouco. Mas falou tudo. Um grande abraço.

  3. LETICIA says:

    Oi, sou Leticia e tenho 13 anos, meu pai comprou um violão pra mim, mas disse que eu tenho que aprender pela internet, sem ninguém pra me dar auxílio. É muito difícil por que , eu não sei se o violão está afinado, já aprendi algumas coisas com o que você me mandou (um guia), mas não sei se estou aprendendo certo e seus e-mails é a única esperança que tenho pra aprender a tocar violão sem aulas com um professor. Obrigada pelo auxílio Bruno!!!
    Bjos.

    • Bruno says:

      Olá Leticia. Os emails do boletim seguem uma certa sequencia. Como você está com pressa, siga este link: . Este é o meu curso de violão, específico para iniciantes. Sem um curso, é muito difícil começar. Um grande abraço.

  4. Bruno says:

    Ola Beatriz. Vamos ver o que consigo encaixar na programação para este ano. Aguarde um pouco. Um abraço.

  5. kelli cristina says:

    oiiipor favor me transpota estas nota na mais faceis por favor obriguuu des de já 1° || C9 D9 | Em7 | C9 D9 | Em7 | A9 ||
    2° || F#m7 A/E | E9 A9 ||

    • Bruno says:

      Olá Kelli. Você pode, em certos casos, simplificar os acordes, tocando o acorde natural. Portanto, no caso mencionado, você teria: 1) C D Em C D Em A 2) F#m A E A. Voc~e pode tocar assim, mas é bom ir treinando os acordes com alterações. Um grande abraço.

  6. andrei says:

    muito bom seu site
    tem muita clareza nas explicações, facil de entender, muito util para mim, tirei todas as minhas duvidas.
    parabens!!

  7. bom primeiro parabens pelo site BRuno!!!! entro sempre no cifraclub ate achar esse seu site aqui … ja me identifiquei pois vi que tenho muito a aprender digamos que sou novo no ramo aprendi atravez de livros entao basicamente eu sei (O TOCAR)de uma menira GROSSA assim dizendo nao sei muito sobre escalas vou começar a estudar .. mas preciso que me ajude em relaçao a solo quero ser solista e quem sabe vocalista tambem ..pode me passar alguns exercicios de solos!!!! e vocal se puder me ajudar com algo eu tento cantar soq ue as vezes quando canto tipo aquela musica galopeira que se temq ue estender a voz eu so consigo com uma voz mais aguda tem como eu canta com a voz mais grave ???? grato espero noticias suas !!!!

    • Bruno says:

      Olá Denis. Obrigado pela visita. Em breve teremos novidades por aqui e com certeza inclui solos e escalas. Quanto à dificuldade da voz, é necessário fazer exercícios de técnica vocal. Talvez você necessite trocar a tonalidade da música para combinar com sua voz. E, se me permite mencionar, Galopeira é uma música muito difícil, principalmente no refrão. portanto, não é vergonha para ninguém não conseguir fazer igual às feras que gravaram a música. Um grande abraço.

  8. leticia says:

    oi bruno como que eu faço pra aprender a tocar violao sem precisar pagar ninguem
    eu tenhoo um e nao sei

    • Bruno says:

      Olá Leticia. Muita gente quer aprender por si só, mas para um iniciante absoluto é melhor fazer um curso. Um abraço.

  9. andressa says:

    oi meu nome e andressa e eu sou a sua melhor faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa m

    • Bruno says:

      Valeu, Andressa. Não sabia que tinha fãs, rerere. Legal, agora sei que tenho pelo menos uma. Um grande abraço e obrigado pelo carinho.

  10. elinalva says:

    gostaria de ganhar as apostilas p/ que assim possa aprender melhor com vcs.um grande abraço

    • Bruno says:

      Olá Elinalva. Inscreva-se no boletim acordes e receberá duas. Um abraço.

  11. paulo says:

    E as cordas soltas no pentagrama em relação ao cavaquinho como ficaria Bruno?

  12. Paulo says:

    Beleza…Obrigado bruno.

  13. heloisa says:

    Nossa amei, agora eu sei tocar direitinho, so algumas coisas que eu não aprendi que não tem ai, mas tudo bem pelo menos sei um pouco

  14. willyan says:

    o alguem pode me ajudar? eu tento tento e n consigo

    • Bruno says:

      Olá Willyan. Se estiver tentando aprender sozinho, talvez seja melhor fazer um curso. Um abraço.