Dez dicas para tocar violão


Share Button

tocar violão

 

Por mais que você estude e pratique, sempre haverá alguém para lhe dar dicas sobre violão. Nunca despreze dicas. É claro que algumas não lhe servirão de nada. Outras você já sabe. Mas escute sempre.

 







Por vezes, somos bastante egocêntricos. Alguém quer dar uma dica, um conselho e pensamos “O que é que ele pensa? Isso aí eu tô careca de saber!”. Isso pode fazer com que percamos informações valiosas.

E pode acreditar que há muita gente neste mundo velho disposto a dar dicas, passar adiante o que sabe. Dicas para tocar violão estão espalhadas pela aí. Basta manter os olhos e ouvidos abertos, receptivos.

É verdade que tem aqueles sujeitos chatos que dão conselhos e dicas a granel, um por minuto. Tem alguns que fazem até blog, conhece algum assim? Pois é. Mesmo assim, não despreze, escute. Você só tem a ganhar. Basta aprender a “filtrar” o que presta e o que não presta.

Chega de conversa. Aqui vão as minhas

Dez dicas para tocar violão

  1. Aprenda a tocar violão – Parece óbvio. E é mesmo. Antes de sair por aí dizendo que saber tocar violão, aprenda. Tenha certeza de que sabe pelo menos o básico. E com firmeza.
  2. Tocar primeiro, teoria depois – É isso mesmo. Não que você simplesmente encoste a teoria de lado. Teoria é necessário. Tanto é que eu escrevo sobre teoria. Mas primeiro você deve aprender a tocar violão mesmo. Na prática. Você e o instrumento.
  3. Fechar a boca – Se você está começando, esqueça sua maravilhosa voz e toque violão. Treine violão. Não queira cantar, tocar, solar… fazer tudo de uma só vez.
  4. Treine diariamente – Nem que sejam apenas quinze minutos por dia, mas treine. Não fique uma semana parado para depois tocar violão o final de semana todo.
  5. Siga em frente – Já sabe o básico? Não pare. Vá um pouco mais adiante. Informe-se, estude. Não fique estagnado.
  6. Crie intimidade – Conheça seu instrumento. Tem gente que diz que toca violão e pede a outros para trocar as cordas e – pasme! – afinar o violão. Aprenda a trocar cordas, afinar e regular seu violão.
  7. Não tenha medo – Pessoas e situações podem intimidar a gente, fazer com que fiquemos com medo, inseguros, acabando por achar que jamais chegaremos lá. Esqueça isso. Pratique e siga em frente. Não dê ouvidos a pessimistas.
  8. Separe o joio do trigo – Há muita informação por aí. Algumas boas, outras nem tanto e muitas que não servem nem pra lata do lixo. Saiba separar (e usar) o que presta e o que não vale nada.
  9. Encare a briga – Não seja um eterno estudante. Uma vez que tenha certeza de que pode, procure participar de eventos, mostrar teu trabalho. Ingresse numa banda ou monte uma. Componha suas próprias músicas. Apresente-se em locais apropriados. Toque na igreja. Faça algo.
  10. Crie um estilo – Imitar os outros no começo é quase inevitável. Mas com o tempo, você deve achar seu próprio caminho. Tocar violão do seu jeito. Colocar sua marca no jeito de tocar. Busque seu estilo. Está dentro de você…

Enfim, eu poderia esticar essa coisa até pelo menos uns quarenta items, mas não quero judiar de ninguém. De mais a mais, diz o ditado: “conselho, se fosse bom, se vendia, não se dava…”. É um exagêro, claro. Nem tudo que é grátis é ruim. Você lê o blog grátis, não lê? E não é ruim, certo? O quê? Você achou ruim? Porque está lendo então?


Poderá interessar:

Tocar violão sem misturar as bolas


Share Button

28 Comentarios

  1. Rodrigo says:

    Olá amigo faz 01 mes que estou aprendendo a tocar violão, no começo parece ser dificil mas com muita vontade estou chegando lá.
    E gostaria de saber referente ao calejamento dos dedos pois os meus ainda estão doloridos nesse frio a mão fica fria e os dedos pegando fogo de quente.
    Com o tempo isso passa
    Um abraço

    • Bruno says:

      Olá Rodrigo. Com o tempo você acostuma seus dedos. Não exagere nos treinos. Treinar por horas em seguida pode realmente causar problemas nos dedos. Vá devagar e, com o tempo os dedos calejam. Um abraço.

  2. rafael says:

    Olá, eu aprendi pelo menos o básico de violão agora estou em busca da teoria, cifrar a musica, tira -la sem cifra quero um caminho mais longo no violão quero tocar violão mesmo.
    Por favor me de um caminho!

    • Bruno says:

      Olá Rafael. Se você quer ir mesmo mais longe, deveria fazer um curso de violão clássico. Um grande abraço.

  3. Sheila says:

    queria saber oque são cifras, como descubro elas, e como posso fazer minha propria musica, aonde elas ficam em que parte, como faço para produzilas e os truques de tom, obrigado :)

    • Bruno says:

      Olá Sheila. As cifras substituem o nome das notas. C = Dó, por exemplo. Para compreender tudo isso que você mencionou você precisa estudar teoria musical. Um grande abraço.

  4. kaique says:

    Olá, eu ganhei um violão da minha mãe e gostaria de saber como e quanto tempo em média treinar por dia. Muito obrigado !

    • Bruno says:

      Olá Kaique. No começo, uns quinze minutos, para não forçar a barra. Depois de um mês, por exemplo, vá aumentando. Meia hora. Até chegar pelo menos em uma hora por dia, ao menos quatro dias por semana. Mas não queira começar com muito. Um abraço.

  5. Gabriel Pedroso says:

    Eu queria saber um exercicio para deixar os dedos mais rápidos se tiveram alguma dica postem,ai por favor obrigado

    • Bruno says:

      Olá Gabriel. Treine escalas, começando devagar e aumentando a velocidade. Um abraço.

  6. Camila says:

    Oi Bruninho ! Vó fazer aula de violão mais queria aprender mais coisas se poder me da 1 dica agradeço Camila_Figueira_@hotmail.com

    • Bruno says:

      Olá Camila. Há muitas dicas no site. Inscreva-se no boletim acordes ou para receber informações sobre o curso, e terá mais ainda. Um abraço.

  7. Lucas jhonatan dos santos says:

    Bruno, gostaria de saber se é muito demorado para aprender todos os acordes de violão, e gostaria de saber se eu posso tocar guitarra após aprender a tocar violão: quando puder me responda Obrigado!

    • Bruno says:

      Olá Lucas. Tudo depende do empenho de cada um. E talvez nem seja tão importante aprender “todos os acordes de violão”. Se você quer saber, não conheço ninguém que saiba todos os acordes, porque são centenas de milhares de possibilidades. Mas para aprender o básico e tocar as primeiras músicas, três a quatro meses de estudo constante. Sim, você pode tocar guitarra após aprender violão, apenas a técnica para tocar é diferente. E pode começar estudando guitarra mesmo. Um grande abraço.

  8. josenaldo says:

    Eu queria aprender como fais para tocar em um violão
    por que eu ganhei um violão do meu pai mas eu não sei tocar
    quanto dias tem que praticar no violão ?

    • Bruno says:

      Olá Josenaldo. Dias? Muitos dias. Para aprender o básico pelo menos dois meses estudandando pelo menos 4 dias por semana. Um abraço.

  9. Diogo says:

    Olá, queria saber quais são os acordes que você recomenda para iniciantes. Obrigado.

  10. juninho says:

    opa, li o artigo das 10 dicas e quero dar o parabéns, pois ja sei tocar violão, não sou excelente, mas sei tocar em barzinhos e improvisar,mas as vezes falta coragem para continuar e melhorar cada dia mais, mas depois que li os artigos, me deixou pra cima pra caramba. parabéns. abraço…

    • Bruno says:

      Valeu, Juninho. Obrigado pela visita e comentário. Não perca tempo, aprenda tudo o que puder, e lhe será útil no futuro. Um abraço.

  11. Valceli Cordeiro says:

    olá Bruno,

    Então, comecei a praticar há +- três meses, tenho muita dificuldade nas pestanas e no ritmo, o que eu poderia fazer para melhorar esses compassos. Abraços.

    • Bruno says:

      Olá Valceli. Vá devagar. Três meses não é muito tempo. Pratique um pouco por dia e não desista. Abraço.

  12. paulaspiller says:

    ola…gostei do seu jeito de falar,pois m deu mt forca…sou iniciante no violao,meu sonho e cantar…s puder dar dicas p mim agradecia,pois vivo em pakistao onde tudo e restrito principalmente p mulheres…tenho 2vezes aulas por semana em casa..e acho ko meu professor….n esta liberando o ensino…todas aulas mesma materia… p poder ficar mais tempo e ganhar mais mensalidade…

    • Bruno says:

      Olá Paula. Tenha paciencia, fique firme e conseguirá chegar a um bom resultado. Um abraço.

  13. Tayane says:

    Olaa quero muito aprender a tocar violão ,pra poder seguir sozinha minhas apresentações, quanto tempo dura pra aprender? é mt dificil? e a questão dos dedos?

    • Bruno says:

      Olá Tayane. Fazendo um curso, você aprende a tocar suas primeiras músicas em dois ou três meses. Dedicando-se, é claro. Os dedos… com o tempo você acostuma. Inscreva-se no boletim acordes, e receberá além de duas apostilas grátis, dicas e uma boa oferta do nosso curso. Um abraço.

  14. Ana Luisa says:

    comecei a fazer aula com um professor que me deixava muito a vontade, resultado não aprendi nada, agora comecei com outro que parece rigido espero que agora eu consiga o que acha . abraços

    • Bruno says:

      Olá Ana. Aula de violão é assim: dez por cento professor e noventa por cento… aluno. A única coisa que o professor pode fazer é ensinar direito e cobrar na próxima aula. Se você não treinar em casa, nada vai acontecer. Portanto, independentemente do professor ser rígido ou não, tenha disciplina e empenhe-se com firmeza. Um grande abraço.