Shares

Receba um eBook de acordes grátis!

Clique no botão e saiba como baixar seu eBook com acordes
maiores e menores em diversas posições diferentes!

Dez dicas para tocar violão

Shares

tocar violão

 

Por mais que você estude e pratique, sempre haverá alguém para lhe dar dicas sobre violão. Nunca despreze dicas. É claro que algumas não lhe servirão de nada. Outras você já sabe. Mas escute sempre.

 







Por vezes, somos bastante egocêntricos. Alguém quer dar uma dica, um conselho e pensamos “O que é que ele pensa? Isso aí eu tô careca de saber!”. Isso pode fazer com que percamos informações valiosas.

E pode acreditar que há muita gente neste mundo velho disposto a dar dicas, passar adiante o que sabe. Dicas para tocar violão estão espalhadas pela aí. Basta manter os olhos e ouvidos abertos, receptivos.

É verdade que tem aqueles sujeitos chatos que dão conselhos e dicas a granel, um por minuto. Tem alguns que fazem até blog, conhece algum assim? Pois é. Mesmo assim, não despreze, escute. Você só tem a ganhar. Basta aprender a “filtrar” o que presta e o que não presta.

Chega de conversa. Aqui vão as minhas

Dez dicas para tocar violão

  1. Aprenda a tocar violão – Parece óbvio. E é mesmo. Antes de sair por aí dizendo que saber tocar violão, aprenda. Tenha certeza de que sabe pelo menos o básico. E com firmeza.
  2. Tocar primeiro, teoria depois – É isso mesmo. Não que você simplesmente encoste a teoria de lado. Teoria é necessário. Tanto é que eu escrevo sobre teoria. Mas primeiro você deve aprender a tocar violão mesmo. Na prática. Você e o instrumento.
  3. Fechar a boca – Se você está começando, esqueça sua maravilhosa voz e toque violão. Treine violão. Não queira cantar, tocar, solar… fazer tudo de uma só vez.
  4. Treine diariamente – Nem que sejam apenas quinze minutos por dia, mas treine. Não fique uma semana parado para depois tocar violão o final de semana todo.
  5. Siga em frente – Já sabe o básico? Não pare. Vá um pouco mais adiante. Informe-se, estude. Não fique estagnado.
  6. Crie intimidade – Conheça seu instrumento. Tem gente que diz que toca violão e pede a outros para trocar as cordas e – pasme! – afinar o violão. Aprenda a trocar cordas, afinar e regular seu violão.
  7. Não tenha medo – Pessoas e situações podem intimidar a gente, fazer com que fiquemos com medo, inseguros, acabando por achar que jamais chegaremos lá. Esqueça isso. Pratique e siga em frente. Não dê ouvidos a pessimistas.
  8. Separe o joio do trigo – Há muita informação por aí. Algumas boas, outras nem tanto e muitas que não servem nem pra lata do lixo. Saiba separar (e usar) o que presta e o que não vale nada.
  9. Encare a briga – Não seja um eterno estudante. Uma vez que tenha certeza de que pode, procure participar de eventos, mostrar teu trabalho. Ingresse numa banda ou monte uma. Componha suas próprias músicas. Apresente-se em locais apropriados. Toque na igreja. Faça algo.
  10. Crie um estilo – Imitar os outros no começo é quase inevitável. Mas com o tempo, você deve achar seu próprio caminho. Tocar violão do seu jeito. Colocar sua marca no jeito de tocar. Busque seu estilo. Está dentro de você…

Enfim, eu poderia esticar essa coisa até pelo menos uns quarenta items, mas não quero judiar de ninguém. De mais a mais, diz o ditado: “conselho, se fosse bom, se vendia, não se dava…”. É um exagêro, claro. Nem tudo que é grátis é ruim. Você lê o blog grátis, não lê? E não é ruim, certo? O quê? Você achou ruim? Porque está lendo então?


Poderá interessar:

Tocar violão sem misturar as bolas


Share Button

Baixe um eBook de acordes grátis!

Uma apostila em PDF com acordes maiores e menores apresentando diversos diagramas diferentes para cada acorde... você precisa ter a sua...

Saiba mais

Comments are closed