O que são oitavas?

Acordes de violão

Bem, o próprio nome já está dizendo. Se refere, é claro, a oito. Como falamos aqui de música, oito notas. Chamamos então de oitava uma sequencia de notas na qual a oitava nota será igual à primeira, porém mais aguda ou mais grave.

Por exemplo: a escala de C (dó maior) é

Curso de violão 

para iniciantes

Ainda não começou a estudar violão? Aqui está o que você precisa. Curso com 44 vídeos para download. Clique no botão e compre hoje mesmo. 

jovem estudando violão

1)C  2)D  3)E  4)F  5)G  6)A  7)B  e 8)C

A primeira e a oitava notas são C. Porém, o segundo C, na posição 8, é mais agudo que o primeiro, da posição um. Dizemos que uma nota mais aguda está mais alta. Portanto, o segundo C está uma oitava acima (mais agudo) que o primeiro. Da mesma forma, o primeiro C está uma oitava abaixo do segundo.

As oitavas no violão

Na prática pode-se dizer que, no violão (ou na guitarra) encontramos uma nota:

  • Oitava acima (mais aguda) – 12 casas adiante da casa original. Por exempo: a sexta corda é E (mi). Encontraremos outro E na décima-segunda casa, uma oitava acima da corda solta. Mais agudo, portanto.
  • Oitava abaixo (mais grave) – Seguindo o processo acima ao inverso, “voltando” as casas no braço do violão.
  • Oitava acima – Fazendo a escala descendente. Por exemplo: a escala de C (dó maior), iniciando na quinta corda, terceira casa. Encontraremos outro C na segunda corda, primeira casa. Este segundo C está uma oitava acima do primeiro. E o primeiro – evidentemente – está uma oitava abaixo do segundo.

Digamos que você continue fazendo a escala e encontre então um terceiro C. Este então está duas oitavas acima do primeiro e uma oitava acima do segundo.

Oitavas nas escalas

Se você inicia uma escala de G (sol maior) na sexta corda, terceira casa, e depois faz uma segunda  escala iniciando-a na quarta corda, quinta casa (G), esta segunda escala está uma oitava acima da primeira, e vice-versa.

Acordes de violão

Veja a representação do braço do violão ao lado. Conforme o que foi mencionado acima, você pode ver claramente como se comportam as oitavas. Repare, por exemplo, na sexta corda, primeira casa. Temos uma nota F (fá). Na quarta corda, terceira casa, outro F, uma oitava acima. Na primeira corda, primeira casa, mais um F, desta vez duas oitavas acima do primeiro. Seguindo em frente na primeira corda, décima-terceira casa, mais uma nota F, três oitavas acima do primeiro F.

Este padrão se repete ao longo de todo o braço do violão, para todas as escalas e todas as notas. Experimente fazer o exercício acima com a nota G, começando na sexta corda, terceira casa.  Você vai acabar na primeira corda, décima-quinta casa.

Temas relacionados

Conhecendo as notas do violão

Comments are closed

Double your investment!

Download the forex cheat-sheet with the longest running track record of positive returns:

DOMINE O BRAÇO DO VIOLÃO  

APOSTILA PDF GRÁTIS!

 INSCREVA-SE PARA BAIXAR

capa segredos do braço do violão
  • Como localizar notas ao longo do braço do violão.
  • Escalas e acordes em partes diferentes do braço do violão.
  • E muito, muito mais! Depois de ler esta apostila... você vai saber como evoluir no estudo de violão. 
x