Acordes de violão
Compartilhe!

Tocar violão e compor música

Tocar violão e compor músicaNão sei qual é o percentual, mas boa parte daqueles que tocam violão, eventualmente pensam em fazer música. Compor. Pode ser o teu caso. E é, com certeza, o meu.

Minha primeira aventura no campo da composição foi quando eu tinha uns vinte e poucos anos. Um desastre, é claro. Quem escutou torceu o nariz. Mas eu insisti, algum tempo depois e, para minha surpresa, uns e outros gostaram da música, que se chamava Sete Quedas.

Mais adiante, soltei mais uma, a música “Me deixa”. Sucesso entre os amigos.

Mas confesso que até ali eu não sabia muito bem o que fazia. Era na base da intuição mesmo. E pode ter certeza que não é assim que se faz música. Não é só inspiração. Na verdade, inspiração é só uma pequena parte de se compor uma música.

As músicas de sucesso que você ouve por aí, não foram feitas baseadas unicamente na “inspiração” dos autores. Nada disso. Estas músicas são fruto de muito trabalho, baseadas em estruturas musicais consagradas.

Resumindo: não se pode compor música de qualquer jeito. Existem técnicas para isto. Regras a serem seguidas. Muitas vezes, nem todas as regras são seguidas, podem existir modificações. Mas primeiro é preciso aprender a regra.

É possível aprender a compor?

Completamente possível. Eu aprendi, você também pode. Continuando a minha história. Há uns dez anos atrás, resolvi recomeçar a compor. As duas primeiras músicas deste recomeço sairam com as mesmas características anteriores. Faltava alguma coisa.

Foi então que comecei a pesquisar. Ler livros de autores que ensinam a compor. Estudar as músicas de sucesso. Ver como eram feitas. Minhas canções foram melhorando.

Com o tempo, compreendi o que faltava. O coração estava todinho lá, nas canções. mas não havia regras, disciplina, técnica. Entrei mais fundo no assunto e fui aprender as regras e técnicas.

Para tudo na composição musical, desde as letras, melodias, acordes, arranjos, passando por rimas, palavras, imagens, há exemplos, regras, diretrizes que se deve seguir, para que se possa chegar a um produto final de qualidade.

Resolvi então que não deveria guardar isto para mim. Pesquisei mais e mais e coloquei todo este conhecimento no livro “Técnicas para compor música“.

Com mais de cem páginas, o livro aborda todos os conceitos mencionados, e muito mais. Até mesmo músicas de sucesso foram analisadas, mostrando o motivo do sucesso destas canções.

 

Compor ajuda a compreender música por outro ângulo

Quando você começa a fazer suas próprias músicas, mesmo que não alcance sucesso (assim como eu), começa a compreender melhor a música e, consequentemente tocar e cantar mais conscientemente. A sua criatividade é despertada e você, mesmo que não se torne um grande compositor, com certeza será um melhor instrumentista e/ ou cantor.

Conheça maiores detalhes sobre o manual no site

Compor musicas

acordes de violão capa manual como compor

 

 

 

Share Button

Comments are closed