Violão para iniciantes

Share Button

O que os iniciantes em violão devem saber 

  1. Conhecer o instrumento – Sair tocando por aí após aprender o primeiro acorde é uma tentação. Mas um pouco de esforço é necessário, para compreender primeiro o instrumento.
  2. Afinação do violão (leia este artigo)
  3. Batidas e dedilhados (veja este video)
  4. Primeiros acordes (leia este artigo)
  5. Formação dos acordes
  6. Harmonia – campo harmônico – transporte de tonalidade
  7. Acordes com sétima
  8. Acordes relativos (conheça estes acordes aqui)
  9. Sequencias de acordes mais utilizadas
  10. Escalas maiores e menores
  11. Exercícios para as mãos esquerda e direita
  12. Divisão – compasso

É claro que esta lista poderia ficar do tamanho de um trem. E também alguém poderia dizer que esqueci de algo importante. E esqueci mesmo. O mais importante:

Treinar diariamente é muito importante para iniciantes em violão. E não só para iniciantes, claro. Saiba que músicos profissionais treinam diariamente, e não é pouco.

Por isso, não há um método absoluto, único que se possa dizer “este é O método de violão para iniciantes”. É importante que cada um tome a resolução de estudar, dedicar-se ao violão. Também não vá largar família, emprego e amigos para casar com o instrumento! Relax!

Aqui no blog você encontra muitas dicas. Todas dedicadas ao tema violão para iniciantes. Porque uma vez que você “pegar” o jeito da coisa, deixa de ser um iniciante.

Repare que só neste artigo coloquei nove links para artigos aqui mesmo do blog, com valiosas dicas para iniciantes em violão. É só clicar e aprender.

Eu disse nove links? Perdão, serão dez com mais este: fotos de acordes de violão.

Artigos relacionados – Rererere… estão todos aí.

16 Comentarios

  1. roberto franco says:

    PÔ! Cara, ainda bem que existe gente como vc. que desponibiliza informações de cunho produtivo na internet. E dicas de como se tocar violão é realmente de grande importância para que está qierendo aprender a tocá-lo. Muito obrigado By Bruno e que DEUS te ilumine sempre.
    De: ROBERTO FRANCO – Belém – Pará – Brasil.

    • Bruno says:

      Legal, Roberto. Obrigado pela visita e pelo incentivo. Um grande abraço.

  2. Breno says:

    Poxa, parabéns, de verdade, está me ajudando muito!

    • Bruno says:

      Valeu, Breno. A intenção é esta mesmo. Obrigado pela visita e volte sempre. Abraço.

  3. Wesley says:

    estou interessadissimo em seu curso, se tiver a mesma qualidade do seu blog, serei um profissional…
    estou tendo um pouco de dificuldade com a escala harmonica mas deve ser alguma coisa q esteja me fugindo ou que eu não esteja assimilado apenas oela leitura,
    ah depois de ler seu blog escolhi meu violão e já o comprei, é um gianinni aço, eletroacustico mod gf1-c eln e estou gostando muito. muito obrigado pela ajuda e espero maiores contatos para eu poder adquirir seu curso.
    abraço

    • Bruno says:

      Olá wesley. Para adquirir o curso, a melhor opção é inscrever-se no boletim acordes. No segundo boletim você recebe uma oferta muito boa do curso de violão. Grande abraço.

  4. DANIELA says:

    o site realmente eh mto bom!!!!!
    Mas eu queria q alguem exclarecesse minha duvida….
    o q eh essa coisa de “SETIMA”???
    se alguem puder me explicar eu agradeço!!!
    bjssss

    • Bruno says:

      Ola Daniela. Você precisa estudar, menina! Sétima tem a ver com a escala musical. Quando falamos em um acorde “com sétima”, é porque além das três notas do acorde natural ele tem mais uma nota. A sétima menor. Estudando um pouco de teoria você compreenderá melhor. Um abraço.

  5. Bruno says:

    Ola Marllon. Há diversos artigos que tratam disso no blog. Leia com atenção e não tenha pressa. Se desejar, inscreva-se no boletim acordes e terá mais informações. Um abraço.

  6. miguel says:

    oi bruno faço curso de violão a pouco tempo sei apenas o básico do básico do básico e queria saber quanto tempo se leva no máximo para aprender toda a teoria e também é claro a tocar obrigado desde já pela atenção um abraço

    • Bruno says:

      Ola Miguel. Você deve aprender primeiro a tocar pelo menos os primeiros acordes, as primeiras músicas (em se tratando de violão popular). A parte teórica para iniciantes é bastante simples. Pode levar, fazendo um curso, cerca de seis a oito meses para tocar músicas simples, sabendo também a parte teórica. Mas tudo depende do curso, professor, tempo disponível para estudar, etc. Um abraço.

  7. Ingrid says:

    Amei o site e tá me ajudando muito ,desisti de ir pra um curso e ficar aprendedo por seu site mesmo.
    Muito obrigadaaa

  8. Magaly B. says:

    Eu ia entrar num curso mas vou ficar por qui mesmo aprendedo pelo seu site