Conhecendo as notas do violão


Share Button

Acordes de violão

Quando fazemos acordes no violão (ou em outro instrumento), estamos simplesmente agrupando notas. Um acorde é o resultado do agrupamento de três ou mais notas.

Por este motivo é preciso compreender as notas do violão. É verdade que notas musicais são notas musicais, não importando em que instrumento elas são tocadas. Entretanto, no violão as notas são dispostas de maneira peculiar.

Não cabe aqui contar a história do violão. Basta saber que lá atrás alguém inventou e outros aperfeiçoaram o que chamamos hoje de violão.

Uma das características que deve ter dado um trabalho danado, é a notação das cordas. Pense bem, porque mi, lá, ré, sol, si, mi?  Pode parar. Não vamos quebrar a cabeça e tentar reinventar o violão.

O importante é que as notas do violão na afinação tradicional, acima mencionada, teve seus motivos. A execução de acordes com certeza foi um deles. Imagine que tivéssemos na quarta corda, uma nota MI ao invés de RÉ. O que aconteceria? No caso dos acordes, mudaria completamente o seu desenho. Na verdade, por ser a quarta corda central no violão, influiria na maioria dos acordes, senão em todos. Ou melhor, dificultaria a execução dos acordes.

Mas deixe isto para lá. Apenas mencionei para ressaltar a importância das notas do violão serem como são. Isto foi minuciosamente estudado.

Por isso, é importante conhecer estas notas. Conhecer em dois sentidos. Horizontal e vertical.

Notas do violão no sentido horizontal

No sentido horizontal temos, em todas as cordas, escalas cromáticas. Aquelas em que as notas são separadas por semitons. Veja o diagrama abaixo. A primeira corda, por exemplo. Começa com a nota E e segue adiante no braço do violão, de meio em meio tom até alcançar outra nota E na décima-segunda casa. Esta é uma escala cromática.

 

 Portanto, ao procurar uma determinada nota do violão horizontalmente, basta saber a nota da corda solta. Cada casa adiante é meio tom a mais.

Consulte nossa página principal Acordes de violão para obter novos artigos e páginas sobre notas do violão

Notas do violão no sentido vertical

Agora é que o bicho pega. Há tanto o que falar  sobre isto, que este post não será suficiente. A primeira característica que me ocorre mencionar é a formação de escalas ascendentes e descendentes. Como a do exemplo abaixo:

Esta é uma escala de D (ré maior). Só neste desenho podemos constatar diversas características da escala e das notas do violão.

  1. Nota A sexta corda quinta casa e também na quarta corda sétima casa. A mesma coisa com D quinta corda, quinta casa e D terceira corda sétima casa. Repare que esta característica irá repetir-se pelo braço inteiro.
  2. Todas as notas da sétima casa fazem parte da escala de D (ré maior).
  3. Como a sexta e a primeira corda soam a mesma nota (E) com duas oitavas de diferença, apertadas na mesma casa, soarão a mesma nota também.
  4. Entre a sexta e a quarta corda há um tom de diferença.
  5. Há um intervalo de quarta entre as cordas, exceto entre a segunda (B) e a terceira (G).
  6. Apertando-se as cordas na mesma casa, estes intervalos permanecem (repare na sétima casa).

Enfim, Como disse, este post é pouco para explorar todas as características das notas do violão.

Faça algumas experiencias você mesmo, indo ao site All guitar chords . É em inglês, mas bastante intuitivo. Lá você pode achar notas e acordes no braço do violão, além de escalas. As ilustrações acima foram conseguidas neste site.

Para complementar este assunto, leia também:

Escalas de violão

Acordes relativos

 

 

Não encontrou o que precisava? Sem problema. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo e pergunte o que quiser. É sério. Não seja tímido. Do lado de cá ninguém morde. E você não está se comprometendo com nada. Todas as consultas serão respondidas. Vá em frente e talvez eu possa conseguir exatamente o que você quer. Ah, sim... o preço da consulta? GRÁTIS!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quero informações sobre (clique para selecionar):

Sua mensagem

Antes de enviar, por favor preencha o campo abaixo.
captcha

Share Button

184 Comentarios

  1. EDGAR JORGE says:

    Bruno boa noite gostaria q vc me ajudasse muito amo violao e quero muito aprender, peco q me ajude , bruno eu estou tentando decorar primeira as notas no violao e ao mesmo tempo pegar agilidade vc axa q esta certo.obrigado

    • Bruno says:

      Ola Edgar. Inscreva-se no boletim acordes e receberá boas dicas e uma boa oferta do curso de violão para iniciantes. Um grande abraço.

  2. EDGAR JORGE says:

    bruno qual e seu sait pra mim acessar tb preciso muito aprender a\ tocar violao

    • Bruno says:

      Olá Edgar. Já respondi no seu outro comentário. Não se desespere, vá devagar. Inscreva-se no boletim acordes e receberá boas dicas. Um abraço.

      • Kezia says:

        Ola Gostei demais do site! sabe Estou aprendendo tocar violão! gosto demais de violão!
        beijão

        • Bruno says:

          Valeu, Kezia. Espero que você mantenha este entusiasmo. Um grnade abraço.

  3. Bruno says:

    Olá Grazielly. Legal você ser esforçada assim. Sua visitas aqui no blog já vão lhe dar boas dicas. Inscreva-se no boletim acordes e reberá mais dicas ainda. Um grande abraço.

  4. brendon says:

    qro aprender a tocar violãoo
    mto dificil

    • Bruno says:

      Olá Brendon. Não é tão difícil. Basta começar certo e ter paciencia. Inscreva-se no boletim acordes e receberá mais informação. Um abraço.

      • rafael says:

        onde é esse boletim de acordes ?
        to tentando aprender a tocar agora
        mas é muito dificil só olhando e tentando tirar a nota
        agrdeço se me ajudar amigo
        abraço

        • Bruno says:

          Olá Rafael. Veja no blog, na barra lateral direita, um formulário grande, com o nome boletim acordes. Basta inserir seu nome e email e receberá o boletim na hora. Um grande abraço.

      • joisane says:

        puxa tenho muita vontade de aprender tocar violão, mais acho tão difícil e tenho imprensão que nunca vou aprender. peso por chentilesa que me mende algumas dicas, muito obrigado…

        • Bruno says:

          Olá Joisane. Inscreva-se no boletim acordes e receberá uma boa oferta do curso de violão. Se você é iniciante absoluta deve fazer um curso. Um abraço.

  5. rhayanne says:

    gostei muito das notas de violão muito inportante

  6. EliaSport says:

    Parabéns pelas dicas. Se cada um de nós externar algo produtivo a humanidade só têm a ganhar.”els”

  7. elizete says:

    vc é 10
    preciso demais dessas aulas
    bjossssssssssss

  8. moises says:

    tenho a formula simples e eficiente para decorar as notas do braço do violão, envie-e um email e terei o maior prazer de lhe ensinar gratuitamente esta formula montada numa planilha de excell. (moises.vendas@brturbo.com.br)

    • Bruno says:

      Olá Moises. Está dado o recado. Se quiser, envie para o meu email e quem sabe publicamos, se for esta a sua idéia. Um abraço.

  9. thais says:

    oie meu nome é thais tenho 12 anos,ja fiz aula de violão só que o professor não ensinava nada,e eu queria conselhos para aprender melhor será que vc pode me ajudar??

    • Bruno says:

      Olá Thais. Você pode inscrever-se no boletim Acordes, para receber o manual de violão com dicas que você precisa. E também uma boa oferta do meu curso para iniciantes. É preciso estudar da maneira certa, pouco a pouco, Thais. Demora um pouco para aprender, você precisa ter paciencia, ok? Um grande abraço.

  10. Bruno says:

    Olá Verônica. Eu acredito que você esteja querendo correr antes de aprender a andar. Vá devagar, treine aquilo que seu professor lhe ensinou. Se você não está entendendo o que está aqui, é porque ainda não chegou nesta etapa. Tenha paciencia. Não se aprende da noite para o dia. Eu tenho certeza que se você não desistir e estudar com vontade, logo vai entender isto e muito mais. Um grande abraço.

  11. Fernando says:

    Estou pegando aulas particulares de violão, mas não sei qual seria a média de preços para tais aulas. Quanto ficaria, em média, uma aula de 60 minutos, ou 4 horas por mês?

    • Bruno says:

      Olá Fernando. Infelizmente não tenho esta informação. Acredito que os preços variem bastante, de região para região e de escola para escola. Não creio que haja um preço-base para isso. O importante, entretanto, não é o preço em si. É o custo-benefício. Se você gastar R$ 1.000,00 em um ano, por exemplo, mas aprender direito, saiu barato. Se gastar R$ 500,00 e não aprender nada, saiu caro. Avalie o empenho que seu professor dispensa às aulas e também o seu próprio desempenho. E lembre-se também, que professor é dez por cento. Os outros noventa ficam por sua conta. Se você não treinar e dedicar-se, de nada vale o que o professor ensinou. Um grande abraço.

  12. Layra says:

    eu estou começando violão a pouco tempo e estas dicas veio bem na hora certa!!!
    valeu!!!abraço

    • Bruno says:

      Olá Layra. Legal, siga em frente com vontade e chega lá. Abraço.

  13. marcelo says:

    olá, eu tenho aula com um professor q ele nao ensina nada , ele fala para mim fazer os acordes mas ele nem ensina eu to me desanimando acho q qro parar

    • Bruno says:

      Olá Marcelo. Não conheço você, nem seu professor. Mas sei que você tem duas opções: conversar com seu professor e continuar com ele ou largar o professor e continuar de outra maneira. Como você pode ver, largar não é uma opção. Não se você leva a sério estudar violão. Procure seu caminho. Nem sempre as coisas são fáceis. Um grande abraço.

  14. viviasilva says:

    oi meu mone é vivian todas nota tem um signicado vamos supor que anota D significar lá é isso que eu gostaria de saber

  15. Tomas Turbando says:

    Ola, estou aprendendo a tocar violão mais não consigo memorizar as notas, como faço pra ter um jeito facil de fazer isso, abraços

    • Bruno says:

      Olá Tomas. Não tem jeito fácil nem difícil. Tudo depende de você. Não tenha pressa. Consulte os vários artigos do blog e tome seu caminho. Um abraço.

  16. Clara says:

    Eu li tudo e não entendi nada.

    • Bruno says:

      Olá Clara. Não se preocupe com isso. Se você está iniciando, concentre-se em aprender seus primeiros acordes e em tocar suas primeiras músicas. Dê tempo ao tempo. Aprenda a caminhar primeiro, para depois correr. Há muitos artigos no blog que podem lhe ajudar. Um grande abraço.

  17. thamires Ramos says:

    Olá , gostei muito , achei muito interressante e vou sempre estudar nesse site pra aprender um pouco e diáloga …
    quero aprender muito toca violão , mais com fé em Deus vou aprender.

    Um grande abraço.

    • Bruno says:

      Olá Thamires. É isso memso, acredite em si mesma e siga em frente. Com fé em Deus, é claro. Abraço.

  18. yanca S2 Dylan says:

    estou praticando vioão a 1 mes pelo seu sit e agora ja sei toca 3 musicas adorei esse sit e super

    • Bruno says:

      Olá Yanca. Legal… Continue assim, com este entusiasmo. Um grande abraço.

  19. Gládia says:

    Bom,estou dando minha engatinhada nesse mundo do violão é um instrumento muito lindo e claro muitoooo dificil mas vou conseguir tbm estou treinando minha paciencia comigo mesma ahaha, dito isto adorei o site muito bom mesmo e quero deixar meus PARABENS ao Bruno que responde a todos com carinho é sempre bom ter respostas de comentarios que deixamos me sinto menos esquizofrenica “falando” com o pc ahahaha. Bom é isso nossa como escrevo muito até em comentarios de site (chocada).

    • Bruno says:

      Olá Gládia. Você está certa. Engatinhar é muito melhor do tentar correr, só pra depois desistir. Engatinhe, ande e quem sabe um dia destes possa correr. Vá com calma que você chega lá. Não tem problema nenhum escrever muito, pode mandar bala. Tem espaço à vontade. Um grande abraço.

  20. clarissa says:

    valeu!!!!!preciso de umas aulinhas de violão

    • Bruno says:

      Olá Clarissa. Inscreva-se no boletim acordes e receberá dicas valiosas. Um grande abraço.

  21. quero muito aprender a tocar,tenho fisula pra emodialise no braço direito,mas ainda n comecei a fazer.será que eu posso,qual violão devo comprar,me ajude pois estou sonhado com isso,é um sonho antigo obrigado.

    • Bruno says:

      Olá Islaine. Não sei dizer se o fato de tocar violão vai prejudicar você. Talvez você deva perguntar ao seu médico. Marcas de violao há diversas. É difícil recomendar algum específico. Comece com um modelo básico, não dos muito baratos. Numa faixa de preço entre R$ 400,0 a R$ 700,00 você algo decente. Só não vá comprar modelos como folk e dreadnought que têm o corpo bem grande. Compre um violão de tamanho normal. Um grande abraço.

  22. marcus paulo says:

    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. leonardo says:

    Ola bruno boa noite,queria ter um conhecimento de cordas de violao gostaria de aprender a tocar me passa um jeito certo de começar.Abraços

    • Bruno says:

      Olá Leonardo. O melhor jeito de começar é fazendo um curso básico. Insreva-se no boletim acordes e receberá uma boa oferta do meu curso. Um abraço.

  24. Clarisse says:

    Faz 2 semanas que eu to aprendendo a tocar… No começo os seus dedos doem demaais, mais depois você se acostuma, eles estão extremante durmentes kkk! Já não os sinto mais kk! Já até aprendi a tocar o comecinho da musica PALPITE e o comecinho de uma musica de RED HOT CHILI PEPPERS! \o/
    to muiito feliz *-*

    • Bruno says:

      Valeu, Clarisse. É assim mesmo. No começo tudo é meio complicado. Mas vá devagar. Não exagere muito. Um abraço.

  25. rebeka says:

    quero mto aprender tocar violão..mas e mto dificil..nao compriendo nada

    • Bruno says:

      Olá Rebeka. Você precisa começar fazendo um curso. Inscreva-se no boletim acordes e receberá uma oferta do curso de violão para iniciantes. Um grnade abraço.

  26. rebeca lopes says:

    bruno eu queria muito aprende toca violao, eu tenho um e nao sei toca

    • Bruno says:

      Olá Rebeca. Inscreva-se no boletim acordes e receberá uma boa oferta do meu curso. Para quem não sabe nada, é melhor fazer um curso. Um grande abraço.

  27. Gabriela says:

    Oi tudo bom?

    Eu queria ler cifras , em cima de cifras há letras exemplo
    C Am
    eu queria saber oque elas siguinificam , e quando elas aparecem , que corda eu devo tocar? Obrigado.

    • Bruno says:

      Olá Gabriela. Você precisa – provavelmente – fazer um curso de violão. As cifras substituem os nomes dos acordes. Exemplo: C = Dó maior. Há dicas no site sobre cifras. Um abraço.

  28. ola to tentando aprender mas tenho dificuldade nos dedos é o meu sonho tocar violaõ

    • Bruno says:

      Olá Marivania. Vá devagar. Não sei que tipo de dificuldade você tem com os dedos, mas saiba que não é a única. Todos temos dificuldades. Você precisa ter perseverança e paciência para superar as suas. Um grande abraço.

  29. mariana says:

    olá adorei muito ta valeu

  30. Aline says:

    eu amo violão eu vou me insccrever aqui perto de casa tem curso e e um conhecido se eu fosse esplicar o quanto eu amo violão iria ficar aqui o ano todo só pra dizer o quanto eu amo violão eu so ouço musicas de quem toca violão( claro outras também mas ouço mais as de violão )pois eu adorei este site vou visitar ele sempre

    bjão amei o site
    Bruno

    • Bruno says:

      Valeu Aline. Continue visitando, em breve teremos novidades. Um abraço.

  31. fellipe says:

    ola eu preciso mt de ajuda quero aprender a tocar violao quem souber me ajude msn lipe.biel@hotmail.com

  32. gabriel says:

    nao entendir quero aprender mas nao consigo e dificil

    • Bruno says:

      Olá Gabriel. Se você é iniciante absoluto, deve começar fazendo um curso básico. Um grande abraço.

  33. Ivie says:

    Olá Bruno,Estou tentando aprender violão a mais ou menos 3 semanas ja vi videos na internet, post sobre o assunto em vários blogs, e nao consegui aprender nada, toco teclado e acho q pé bem mais fácil…
    — Unica coisa que aprendi no violão– AFINAR
    socorro tem algun jeito mais facil de aprender??

    • Bruno says:

      Olá Ivie. O melhor é você fazer um curso para iniciantes. Um abraço.

  34. Ramisson. says:

    Bruno, boa tarde me digo como faço para obter um melhor desempenho no violão eu sei tocar mas a minha maior dificuldade são classificada como sustenidos por exemplo C#/F OU D/F#M Me dar uma dica do quer fazer , um abraço e que deus te abençoe tremendamente.

    • Bruno says:

      Olá Ramison. Os acordes mencionados contém alterações. É preciso estudar as escalas e campo harmonico para compreender a parte teórica. E também a formação de acordes. Você pode também utilizar dicionários de acordes online. Um grande abraço.

  35. leandro says:

    eae bruno diz ae qual sao os melhores sites para aprender a tocar violaoas vezes eu pego um ai pra treinar mas é muito dificil trocar as notas …..falo…..

    • Bruno says:

      Olá Leandro. Para aprender corretamente é melhor fazer um curso. Os sites dão dicas e tudo o mais, mas não são cursos. Experimente verificar o programa do meu curso. Um abraço.

  36. indy says:

    oi
    Bruno prazerzão…
    aki to aprendendo e tou indo mtu bem,espero estar tocando em breve.tem mta força d vontade..violão é minha paixão,estou xegandu la.
    magnifikas dicas.fik c papai du céu
    bj

    • Bruno says:

      Olá Indy. Legal, espero que siga em frente e chegue lá. Abraço.

  37. laylla karolina says:

    legal isso é bom q já me ajuda no curso

  38. joao marcos says:

    quero nota mais nao incontro

  39. LuyLeonardo says:

    Bruno, queria saber como achar as notas no violao, mas isso nao esta esplicando direito, por favor me ajuda ,

    • Bruno says:

      Olá Luy. Creio que você precisa fazer um curso, para poder entender melhor estes e outros tópicos. Um abraço.

  40. geyze vieira says:

    Olá Bruno, já toco violao a tempo e gosto de suas dicas,
    assim me apefeiçou mais,
    grande abraço!

    by: Geyze Vieira

    • Bruno says:

      Valeu Geyze. Eu também gostei da sua visita e comentário. Um abraço.

  41. gabriella says:

    eu achei muito legal eu gosto muito de violao obrigada a todos de mostrar as notas achei 10…….