Shares

Conhecendo as notas do violão

Acordes de violão

Quando fazemos acordes no violão (ou em outro instrumento), estamos simplesmente agrupando notas. Um acorde é o resultado do agrupamento de três ou mais notas.

Por este motivo é preciso compreender as notas do violão. É verdade que notas musicais são notas musicais, não importando em que instrumento elas são tocadas. Entretanto, no violão as notas são dispostas de maneira peculiar.

Não cabe aqui contar a história do violão. Basta saber que lá atrás alguém inventou e outros aperfeiçoaram o que chamamos hoje de violão.

Uma das características que deve ter dado um trabalho danado, é a notação das cordas. Pense bem, porque mi, lá, ré, sol, si, mi?  Pode parar. Não vamos quebrar a cabeça e tentar reinventar o violão.

O importante é que as notas do violão na afinação tradicional, acima mencionada, teve seus motivos. A execução de acordes com certeza foi um deles. Imagine que tivéssemos na quarta corda, uma nota MI ao invés de RÉ. O que aconteceria? No caso dos acordes, mudaria completamente o seu desenho. Na verdade, por ser a quarta corda central no violão, influiria na maioria dos acordes, senão em todos. Ou melhor, dificultaria a execução dos acordes.

Mas deixe isto para lá. Apenas mencionei para ressaltar a importância das notas do violão serem como são. Isto foi minuciosamente estudado.

Por isso, é importante conhecer estas notas. Conhecer em dois sentidos. Horizontal e vertical.

Notas do violão no sentido horizontal

No sentido horizontal temos, em todas as cordas, escalas cromáticas. Aquelas em que as notas são separadas por semitons. Veja o diagrama abaixo. A primeira corda, por exemplo. Começa com a nota E e segue adiante no braço do violão, de meio em meio tom até alcançar outra nota E na décima-segunda casa. Esta é uma escala cromática.

 

 Portanto, ao procurar uma determinada nota do violão horizontalmente, basta saber a nota da corda solta. Cada casa adiante é meio tom a mais.

Consulte nossa página principal Acordes de violão para obter novos artigos e páginas sobre notas do violão

Notas do violão no sentido vertical

Agora é que o bicho pega. Há tanto o que falar  sobre isto, que este post não será suficiente. A primeira característica que me ocorre mencionar é a formação de escalas ascendentes e descendentes. Como a do exemplo abaixo:

Esta é uma escala de D (ré maior). Só neste desenho podemos constatar diversas características da escala e das notas do violão.

  1. Nota A sexta corda quinta casa e também na quarta corda sétima casa. A mesma coisa com D quinta corda, quinta casa e D terceira corda sétima casa. Repare que esta característica irá repetir-se pelo braço inteiro.
  2. Todas as notas da sétima casa fazem parte da escala de D (ré maior).
  3. Como a sexta e a primeira corda soam a mesma nota (E) com duas oitavas de diferença, apertadas na mesma casa, soarão a mesma nota também.
  4. Entre a sexta e a quarta corda há um tom de diferença.
  5. Há um intervalo de quarta entre as cordas, exceto entre a segunda (B) e a terceira (G).
  6. Apertando-se as cordas na mesma casa, estes intervalos permanecem (repare na sétima casa).

Enfim, Como disse, este post é pouco para explorar todas as características das notas do violão.

Faça algumas experiencias você mesmo, indo ao site All guitar chords . É em inglês, mas bastante intuitivo. Lá você pode achar notas e acordes no braço do violão, além de escalas. As ilustrações acima foram conseguidas neste site.

Para complementar este assunto, leia também:

Escalas de violão

Acordes relativos

 

 

Comments are closed