Acordes naturais para violão

Violão

Estes são os primeiros acordes que o iniciante deve aprender. Os acordes naturais são aqueles sem modificações, formados por três notas. O primeiro, terceiro e quinto graus da escala de cada tonalidade.

Vamos pegar como exemplo o acorde G (sol maior). Veja a escala abaixo:

G – A – B – C – D- E – F#   – escala de G

Primeiro grau = G

Terceiro grau = B

Quinto grau = D

Quando você faz o acorde G aberto (sem pestana), repare o que acontece:

Sexta corda, terceira casa = G

Quinta corda, segunda casa = B

Quarta corda solta = D

Terceira corda solta = G

Segunda corda solta = B

Primeira corda, terceira casa = G

Todas as cordas, neste caso, fazem parte do acorde, porque nenhuma delas estará soando uma nota diferente das três que fazem parte do acorde (G, B, D).

Este acorde pode ser feito também apertando-se a segunda corda na terceira casa. Teríamos então mais um  D no lugar do B (corda solta), continuando o acorde natural.

Vejamos este mesmo acorde feito com pestana, terceira casa.

Sexta corda, terceira casa = G

Quinta corda, quinta casa = D

Quarta corda, quinta casa = G

Terceira corda, quarta casa = B

Segunda corda, terceira casa = D

Primeira corda, terceira casa = G

Engenhoso, não é mesmo? O acorde feito de uma forma completamente diferente, e possui exatamente as mesmas notas, sendo portanto um acorde natural.

Acordes naturais maiores

A – A# – B – C – C# – D – D# – E – F – F# – G – G#

Acordes naturais menores

Am – A#m – Bm – Cm – C#m – Dm – D#m – Em – Fm – F#m – Gm – G#m

Para complementar este artigo, veja também:

Fotos de acordes de violão 

Acordes de violão 

Acordes relativos

Repare que em certos acordes abertos, uma ou mais cordas não fazem parte do acorde. Como por exemplo no acorde D (ré maior) aberto.  Os três graus que o formam são: D – F# e  A.

Sexta corda solta = E  – não faz parte do acorde e não deve ser tocada

Quinta corda solta = A  – é uma das notas do acorde mas não deve ser tocada para não confundir o baixo (D)

Quarta corda solta = D

Terceira corda, segunda casa = A

Segunda corda, terceira casa = D

Primeira corda, segunda casa = F# 

Faça você mesmo a verificação das notas dos acordes naturais, com outros acordes.