Escalas de violão


Share Button

Escalas para violão e guitarrai
Escalas de violão

É muito importante para quem está aprendendo violão, conhecer e praticar escalas. Mesmo que você esteja aprendendo violão popular, ou seja, acordes para acompanhamento, deve empenhar-se em começar a treinar algumas escalas simples, mesmo porque as escalas de violão tem tudo a ver com a formação dos acordes.

Existem diversos tipos de escalas diferentes. Maiores, menores, pentatônicas, harmônicas, melódicas e por aí afora. Não é necessário, pelo menos para um principiante conhecer todas as escalas. Mesmo porque nem sei se isso é possível.

Geralmente o músico empenha-se em aprender as escalas mais utilizadas, especializando-se naquelas que usa mais no tipo de música que mais toca. Portanto, vamos começar pelo começo.

Escalas de violão maiores

São aquelas de tonalidades maiores (dããã…), claro. Primeiro, é preciso saber que, além de existirem diversos tipos de escalas de violão, as mesmas são executáveis ao longo de todo o braço do violão.

Explicando. Você pode executar uma escala de C (dó maior) Nas cinco primeiras casas do violão, como a do exemplo abaixo. Mas pode também executar outra escala de C em outra parte do braço do violão. Ou, indo mais longe, executar a escala completa de C ao longo de todo o braço do violão.

Escalas de violão têm um padrão. Um “desenho” no braço do violão. Este desenho se repete ao longo do braço, para diversas escalas. Como no caso de acordes com pestana. O desenho é o mesmo, basta trazer mais para frente ou para trás e teremos um novo acorde. Mas a posição dos dedos é a mesma. Assim acontece também com as escalas. Se você faz uma escala de G começando na terceira casa do braço do violão, trazendo o mesmo “desenho” duas casas adiante, terá uma escala de A (é claro…).

Outra vantagem de se estudar escalas de violão, está no fato de se conhecer melhor o braço do instrumento. A localização das notas. E – muito importante – a relação das escalas com os acordes, como você poderá ver no video abaixo.

Escalas de violão não são melodias

Preste atenção: as escalas não são – em si mesmas – melodias. Elas são agregações de notas pertencentes a uma tonalidade, em princípio. Ou seja, uma escala não pode ser utilizada como a melodia ou o solo de uma música. Ela é – isso sim – utilizada para se fazer a melodia ou solo.

Segue abaixo uma escala de C (dó maior), bastante interessante e utilizada em diversas músicas, como você poderá verificar. No video, dei apenas dois exemplos conhecidos. O riff da música “La bamba” e a introdução de “Maluco beleza”.

Caso você não esteja familiarizado com tablaturas, não se assuste. O video vai ajudá-lo a decifrar esta coisa. As seis linhas representam as seis cordas do violão. Os números representam as casas em que se deve apertar as cordas, na sequencia em que isso deve ser feito.

Observe a primeira linha da primeira parte da escala. É a primeira corda do violão, sendo tocada primeiro na quinta casa (5), depois na terceira (3), depois na primeira casa (1) e enfim solta (0) . Simples, não é? A princípio dá aquela vontadezinha de “largar isso pra lá”, mas não faça isso. Em pouco tempo você lê uma tablatura que é uma beleza! A menos que você pretenda aprender a ler partitura…

A execução da escala deve ser feita, a princípio, bem devagar, fazendo soar corretamente todas as notas e – muito importante – obedecendo sempre o mesmo tempo entre uma nota e outra, mesmo quando se muda de corda!

Um aviso: não tenha pressa. Treine um pouco por dia, começando devagar. Ao sentir que já domina a escala, vá aumentando a velocidade aos poucos.

Escalas de violão – tablatura escala C (dó maior) – Nota fundamental (root note) = C

1E|——5–3–1–0———————————————
2B|——————3–1–0————————————
3G|—————————2–0——————————
4D|———————————3–2–0———————
5A|——————————————3–2–0————
6E|—————————————————3–1——

1E|———————————————0–1–3–5——
2B|————————————0–1–3——————
3G|——————————0–2—————————
4D|———————0–2–3———————————
5A|————0–2–3——————————————
6E|——1–3—————————————————

Video escalas de violão – C (dó maior)

 

Consulte nossa página principal Acordes de violão para consultar outros artigos e categorias sobre escalas.

Artigos relacionados

Harmonia musical

Não encontrou o que precisava? Sem problema. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo e pergunte o que quiser. É sério. Não seja tímido. Do lado de cá ninguém morde. E você não está se comprometendo com nada. Todas as consultas serão respondidas. Vá em frente e talvez eu possa conseguir exatamente o que você quer. Ah, sim... o preço da consulta? GRÁTIS!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quero informações sobre (clique para selecionar):

Sua mensagem

Antes de enviar, por favor preencha o campo abaixo.
captcha

Share Button

223 Comentarios

  1. Elton Andrade says:

    ola bruno pela segunda volta escrevo aqui gostaria muito que voce me da as cifras de algumas musicas do handriell x nao estou consiguindo cifralas esta muito dificil as musicas sao A RAZAO ; QUERO SER TEU ANJO , CRISTAL . espero que o senhor consiga me ajudar no inicio paressem faceis mais ainda nao tenho os meus ouvidos tanto apurados para cifar musicas mas quero muito tocr essas musicas …

  2. Bethânia says:

    Olá Bruno eu sou iniciante e estou com dificuldades nos acordes eu nao sei aonde devo tocar em qual casa nãos acordes nao falam em que casa devo tocar me ajuda estou perdida

    • Bruno says:

      Olá Bethânia. Creio que seria bom você fazer um curso, começando do zero. Assim você – com certeza – vai esclarecer suas dúvidas e aprender de maneira correta. Um abraço.

  3. Tiago says:

    Essas escalas ajudam a criar solos?? Improvisos? O que eu tenho que estudar para solar??

    • Bruno says:

      Olá Tiago. Solos sempre são baseados em escalas. Assim como improvisos. Portanto… ajudam sim. Para solar você precisa estudar – claro – escalas. Mas escalas não são solos. Solos são baseados em escalas. Sugiro que comece tocando solos fáceis, conhecidos, e associe-os à escala respectiva. Mas se quiser aprender sério mesmo, faça um curso de violão clássico. Um abraço.

  4. Tiago says:

    Quando irão postar todas as escalas? Só tem de G e C, por enquanto so vou estudar estas entao

    • Bruno says:

      Olá Tiago. Fique de olho. Em breve teremos muitas novidades por aqui. Um abraço.

  5. HEITOR says:

    EI VC PODE MIM AJUDA COM ESSA PARTE DAS NOTAS C EXECUTADAS
    NO TEMPO O QUE EU FAÇO? PARA FAZER AS ESCALA NO TEMPO EU TENTO MAS NÃO CONSIGO EU QUERIA QUE MIM AJUDA NESSA PARTE BELEZA EU VOU ESTUDAR ESSA PARTE TODA DA SUA APOSTILA

    • Bruno says:

      Olá Heitor. Comece devagar, bem devagar. Procure contar 1, 2, 3… etc. Outra coisa que ajuda é bater o pé. A cada batida você toca uma nota. Mas precisa começar sempre devagar. O importante no começo é tocar a nota certa. Um abraço.

  6. Jaqueline says:

    Olá Bruno, gostei de suas explicações, me permite utilizar algumas coisas pra minha aula de violão, não é nada público, são aulas pra uma amiga, na verdade também estu começando, no entanto já tem um tempo que toco, e agora pretendo aprender mais a teoria e repassar pra tal amiga.
    Antecipadamente
    Grata

    • Bruno says:

      Olá Jaqueline. Pode usar à vontade, sem dúvida. É para isso que estamos aqui. Só não é legal copiar e colocar em outro lugar na internet. Mas não é isso que você pretende, portanto… vá em frente. Um grande abraço.

  7. lucas says:

    ola eu sou pianista veterano e gostaria de te dar um parabens, porque agora vou comessar a aprender violão aqui, a teoria eu ja sei so quero mesmo a pratica

    • Bruno says:

      Olá Lucas. Legal. Inscreva-se em nosso boletim e já terá um começo. Grande abraço.

  8. lucas says:

    Eu Queria Saber Qual é a melhor violão para iniciante?

    • Bruno says:

      Olá Lucas. Há muitos modelos e marcas. Tudo depende da pessoa. O melhor mesmo é você experimentar alguns tipos diferentes para saber qual você acha melhor. Procure sempre um modelo simples, mas de boa qualidade. Um abraço.

  9. deise says:

    Sou super fã de quem toca violão e admiro muito quem se dedica pra aprender, pois sei que não é fácil.
    Agora me responda se entendi essas escalas, na realidades são as ordens com que as notas se desponhem no braço do violão seguidas de suas tonalidades? Porque as tocando observei que na linha E(mi) temos as notas 0(mi), 1(fá), 3(sol) e 5(la) e assim por diante, é um acaso ou eu entendi o que sao escalas?
    MUITÍSSIMO OBRIGADA, BELÍSSIMO TRABALHO……..

    • Bruno says:

      Olá Deise. A escala mostrada no artigo é de C (dó maior). Repare que a nota fundamental é C, mas a escala começa em outra nota. A escala de C é: C,D,E,F,G,A,B,C . Se você faz uma escala começando em qualquer nota, mas só toca estas notas, é uma escala de C, pois nada impede que se toque mais notas para trás ou para frente da fundamental. Um abraço.

  10. keuê says:

    òla Bruno parabéms pelo esselente trabalho , você está ajudando muitas pessoas que sonha em tocar violão obrigado e que deus o abençoe um forte abraço !

  11. Ricardo Martins says:

    Bruno parabéns pelo seu trabalho, me ajuda muito… tenho uma dúvida, estou estudando por conta própria e sem professor as escalas pentatônicas, ja sei os 5 desenhos mas ainda não consigo relacionar as escalas com os acordes tem algum segredo ou dica para que eu possa usar a escala certa para determinado tipo de acorde?

    • Bruno says:

      Olá Ricardo. Primeiro, relacione as escalas com tonalidades, não com acordes. Por exemplo, treine uma certa escala com uma sequencia de acordes, de uma determinada tonalidade. Com o tempo, você vai perceber que dentro de uma determinada sequencia de acordes, certas notas da escala “encaixam” em determinados acordes. Um abraço.

  12. proder eu comecei a tocar em uma banda atraves do que eu aprendi.em suas aulas comecei a compor musicas e faser arranjos sax trobone pistom eu agradeço de de já se puder ver este video e dechar uma obs.http://www.youtube.com/watch?v=hpLWt89OaH0

    MUITO OBRIGADA

  13. Bruno says:

    Olá Jonas. Já vi o clip e acredito que voces estão no caminho certo. É muito gratificante saber que o meu blog contribuiu para este trabalho. Entre em contato comigo por email e dou algumas dicas de como promover melhor o video e a banda na internet. Um grande abraço.