Como tocar violão em 30 dias

Share Button

Tenho visto por aí alguns métodos, cursos e que tais, que prometem ensinar violão em 30 dias. Na verdade, alguns até mesmo em apenas 7 dias. Mas vamos ficar com os trinta que já está de bom tamanho.

Afinal, é possível aprender a tocar violão em 30 dias?

Depende da definição de “tocar violão”. Um violonista profissional toca violão. E uma pessoa que só sabe três acordes e duas músicas, toca violão?

Se definirmos tocar violão como sendo aquele primeiro caso, o violonista profissional, ou até mesmo um intermediário, podemos dizer que não, não é possível aprender a tocar violão em 30 dias (muito menos em 7 dias).

Por outro lado, se definirmos que tocar violão em 30 dias seria aprender um ritmo, dois ou três acordes e tocar duas ou três músicas simples, aí sim, eu diria que é perfeitamente possível.

Senão vejamos. Façamos aqui um pequeno “método” para os nossos 30 dias.

Como tocar violão em 30 dias

Dia 1 – Conhecer o instrumento e suas partes, afinação das cordas.

  • Começar a treinar um ritmo
  • Treinar afinação

Dia 2 – Aprender como o ritmo se encaixa na música – compasso, divisão.

  • Continuar treinando o ritmo

Dias 3 e 4 – Aprender os primeiros dois acordes

  • Continuar treinando ritmo, agora com um acorde
  • Treinar afinação

Dias 5, 6 e 7 – Aprender como fazer a mudança de acordes, sem perder o ritmo

  • Treinar o ritmo com dois acordes, fazendo a mudança de um para outro.

OBS: Até aqui, apenas uma hora por dia.

* A partir daqui, duas horas por dia

Dia 8 – Aprender exercícios para a mão direita e esquerda

  • Continuar treinando mudança de dois acordes
  • Fazer exercícios para mão esquerda e direita.
  • Treinar afinação

Dias 9 e 10 – Aprender mais um acorde.

  • Começar a treinar mudança de três acordes somente em uma sequencia
  • Continuar exercícios

Dias 11, 12 e 13 – Aprender a primeira música

  • Ouvir a primeira música (com os três acordes aprendidos) e começar a acompanhar com a sequencia já treinada
  • Começar a treinar outra sequencia existente na música, com os mesmos acordes.
  • Treinar afinação

Dias 14, 15 e 16 – Tocar a primeira música.

  • Treinar as duas sequencias juntas
  • Acompanhar a música com as devidas sequencias

OBS: A partir daqui, três horas por dia

Dias 17, 18 e 19 – Aprender um dedilhado

  • Continuar treinando a primeira música
  • Continuar exercícios
  • treinar dedilhado com acordes aprendidos
  • Treinar afinação

Dias 20, 21 e 22 – Aprender uma nova música

  • Continuar treinando a primeira música
  • Continuar exercícios
  • Continuar treinando dedilhado
  • Começar a treinar nova música com dedilhado

Dias 23 a 30 – Fazer diariamente:

  • Afinar o violão
  • Exercícios
  • Primeira música
  • Segunda música

Antes de continuar, conheça o meu curso…

Dei aulas de violão por seis anos. A grande maioria dos alunos conseguia tocar a primeira música, com três acordes, sem parar na troca de acordes, em dois meses. Isso com duas aulas de meia hora por semana.

Evidentemente o treinamento não era nem de longe o proposto acima. Os alunos ficavam livres para treinar (ou não treinar) em casa. Ou seja, com um treinamento mínimo, a maioria conseguia tocar algo em dois meses. Com um treinamento como o mencionado acima, creio ser perfeitamente possível tocar violão em 30 dias.

Repare que a pergunta “como tocar violão”, seja em 30 dias, menos ou mais, na verdade deve ser respondida pela pessoa que deseja aprender. Você pode ir a cinco aulas por semana, ler meia dúzia de apostilas por dia e o escambau a quatro. Se não treinar o suficiente e não for disciplinado, não vai aprender nem em um ano.

Conclusão: É possível tocar violão em 30 dias. Duas, três músicas simples. Mas não é possível virar “o cara” no violão nem mesmo em um ano. Se alguém lhe promete algum método para isso, lembre-se que vai depender de você e não do método. As mão, os dedos serão os seus. O cérebro também. E por fim, o ouvido, crucial no aprendizado de música. Você crê possuir estas partes todas tão privilegiadas e bem-dotadas para aprender como tocar violão num piscar de olhos?

Mais um pequeno porém. Há alguns anos, assistia ao programa do Jô Soares, e ele conversava com Derico (flauta, sax). No meio da conversa, Jô perguntou a ele se treinava diariamente os seus instrumentos. Derico respondeu:

– Cinco horas por dia.

E ele é um profissional. Já saiu da escola de música há muito tempo.

Pense nisso.

Artigos relacionados

Acordes de violão

Entenda os acordes de violão

16 Comentarios

  1. Paulo Cicero says:

    Boa tarde! gostei e muito do site, mas gostaria de saber como faço para fazer uma escala juntamente com o acorde.
    ex. G, escala C etc…

    • Bruno says:

      Ola, Josiane. Obrigado pela visita e pelo comentário. Você está no caminho certo, pois quer saber exatamente do que deve saber. Escalas e acordes andam juntos. Eu estava justamente revisando um artigo sobre isto, mas em consideração a você e outros leitores que desejam saber mais, vou publicar o artigo agora mesmo. Espero que lhe seja de utilidade.

  2. BRUNO says:

    Olá queria saber 3 coisa o que é mais facila oara iniciantes qual amarca modelo de vilão para coeçar 8ksordes ou tablaturas? Bom é isso agradeço des de já

    • Bruno says:

      Ola, Bruno. A marca vai depender muito de você. principalmente do seu bolso. Mas você pode começar com um modelo mais simples, tipo estudante. Há várias marcas no mercado. Há marcas nacionais de qualidade boa, como DiGiorgio e Giannini. Só não comece com um violão muito ruim, porque pode desistimular. Experimente vários em lojas e veja com qual se adapta melhor. Há artigos no blog sobre isto. Clique na categoria instrumentos e verá. Para começar, é melhor aprender acordes. Há um curso no blog também. Clique na página cursos e livros. Obrigado pela visita.

  3. Marcelo Veiga says:

    Parabens por esse site…

  4. Alana says:

    Olá, adorei as dicas! ontem fiz minha primeira aula de violão, gostei muito!
    Vou seguir suas dicas e espero que daqui a um mês ja esteja tocando pelo menos uma musica inteira… rsrs

    Abraços

    • Bruno says:

      Olá Alana. Legal. E se não for daqui a um mês, também não tem problema. Tenha paciencia, treine direitinho e vai chegar lá, com certeza. Um grande abraço.

  5. Alana says:

    Olá… vou treinar sim, ou melhor, já estou treinando!rss
    o som sai bem estranho, nem parece que é uma música… ehehe

    Obrigada!

    Abraços

  6. Valéria says:

    Conclusão: É possível tocar violão em 30 dias. Duas, três músicas simples. Mas não é possível virar “o cara” no violão nem mesmo em um ano. Se alguém lhe promete algum método para isso, lembre-se que vai depender de você e não do método. As mão, os dedos serão os seus

    As mãos seria o correto, por gentileza alterar.
    Obrigada,
    Valéria

    • Bruno says:

      Olá Valéria. Legal, você complementou bem o artigo. Na verdade, a maioria das pessoas, num ritmo de estudo normal, não consegue tocar corretamente duas ou três músicas. Ou seja, 30 dias é pouco. Mas se estudar num ritmo mais forçado, é possível. Valeu o comentário, obrigado. Um abraço.

  7. Alana says:

    Olá! voltei pra dizer que já estou conseguindo tocar duas músicas inteiras!rsrs faz 1 mês e meio que comecei a fazer aulas, e comecei do zero mesmo! to gostando bastante, se eu tivesse mais tempo para treinar com certeza estaria bem mais avançada!
    Abraços

  8. Danylo says:

    Olá boa noite, gostaria de parabenizar pelo site, gostei muito. A minha duvida e a seguinte: Já faz muito tempo que tenho violão em casa, sei varios acordes, mas não consigo tirar nenhuma musica de ouvido, como faço para aprender? tem algum metodo que possa me ajudar? Abraços…

    • Bruno says:

      Olá Danilo. Creio que seria útil se você fosse mais em frente nos estudos de violão, antes de preocupar-se com isso. Tirar música de ouvido não é simplesmente um método que lhe possibilita saber instantaneamente o que tocar. Depende muito de conhecer teoria e praticar muito. Um grande abraço.

  9. ERALDO says:

    Parabéns pelo site é uma baita ajuda p/ quem quer aprender e não tem tempo ou dinheiro,Bom é comum se ver em bares músicos tocando num tom ou sequencia totalmente diferente das originais isso é correto?

    • Bruno says:

      Olá Eraldo. Tocar num tom diferente é muito comum. Porque muitas vezes a tonalidade não é adequada para o cantor. Uma sequencia diferente já é outra conversa. É possível eliminar ou acrescentar acordes a uma sequencia, mas o mais natural seria trocar a tonalidade e manter a sequencia. Um abraço.