Acordes em posições diferentes


Share Button

É importante aprender outras posições para os acordes para, dependendo da música que se está tocando, você tenha mais opções de arranjo.

Uma das maneiras de se obter os acordes em outras posições no braço do violão, é guiar-se pelos três graus que formam o acorde, e procurar as respectivas notas ao longo do braço. Com um pouco de paciência, você vai achar posições que jamais imaginou possíveis.

Os acordes lá estão, bonitinhos, à espera dos seus dedos.

No exemplo abaixo, coloquei duas posições diferentes para o acorde A (lá maior). A primeira posição com a tônica na quinta casa, sexta corda (quadrinhos azuis) e a segunda posição com a tônica na décima-segunda casa, quinta corda (quadrinhos laranja).

As posições são muito fáceis de se executar, sem dificuldade. Importante: lembre-se que ao fazer estas posições você deve tocar somente as três cordas apertadas!

 

 Obs: Fonte da figura do braço:  http://www.brendanburns.com

 

Achando diferentes posições para os acordes de violão

 Repare que na parte de baixo da figura segue a escala de A (lá maior). Em vermelho, as notas que formam o acorde. O primeiro, terceiro e quinto graus da escala.

Guiando-se pela escala de cada tonalidade, você pode achar outras posições para outros acordes.

Suponhamos que você queira tocar uma determinada música, e os acordes não possibilitem mudanças fáceis, talvez muito longe (ao longo do braço do violão) um do outro. Você pode procurar um ou mais acordes da maneira descrita acima para facilitar a execução da música.

Outra utilidade seria por exemplo se você estiver fazendo um pequeno solo, algumas casas adiante do acorde original. Ache uma posição mais próxima às casas do solo, para ficar mais fácil voltar ao acorde.

Enfim, as possibilidades são muitas. Tenho certeza que você, em pouco tempo pode achar inúmeras posições para quaisquer acordes.

É claro que nem todas as posições encontradas (como as do exemplo) são para serem utilizadas em todas as situações. Mas servem de exemplo da versatilidade do violão.

Não encontrou o que precisava? Sem problema. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo e pergunte o que quiser. É sério. Não seja tímido. Do lado de cá ninguém morde. E você não está se comprometendo com nada. Todas as consultas serão respondidas. Vá em frente e talvez eu possa conseguir exatamente o que você quer. Ah, sim... o preço da consulta? GRÁTIS!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quero informações sobre (clique para selecionar):

Sua mensagem

Antes de enviar, por favor preencha o campo abaixo.
captcha

Share Button

9 Comentarios

  1. HAROLDO says:

    Se um principiante de violão entender o que o artigo quis ensinar então aí teremos um VERDCADEIRO MILAGRE. Para transmitir conhecimento é necessário uma apurada didática. Por favor não digo isso para ferir nem ofender ninguém … apenas traduzo algo que aprendi durante meus 50 anos de professor e JURO: muitas vezes já cometi esse desatino. Mas a intenção do artigo é muito apropriada e váliosa.

    • Bruno says:

      Olá Haroldo. Ao contrário do que talvez você tenha tido em suas classes, o blog aqui é livre, e nem só principiantes o visitam. Há artigos para principiantes e também para mais avançados. Eu também já cometi o êrro de analisar algo precipitadamente. Obrigado pela visita e um grande abraço.

  2. Elbio says:

    Muito bom o site, sempre quis saber como colocar os acordes em uma letra de música, após já saber o tom da música, e a partir das tabelas maiores e menores, e a explicação no site, consegui compreender um pouco, e já sei que com o tom certo e o quarto e o quinto acorde, já poderei harmonizar uma música, lógico que se referindo ao aprendizado do violão, isto ainda é pouco, mas com certeza para quem tem vontade de aprender essas tuas aulas vão significar muito, vão fazer a diferença, para mim que tenho violão mas que nunca fiz aula, apenas tento aprender sozinho e pela Internet, já ajudou bastante, e deu mais vontade de saber mais!
    Lógico que tem aquelas músicas com vários acordes, misturas de acordes maiores com menores, suas relativas e sei la mais o que, mas a tua explicação, que a partir de ter o TOM + O QUARTO + QUINTO acorde, se toca varias músicas, com certeza foi muito boa, e vai ajudar bastante, para querer me aprofundar mais no aprendizado! Parabéns pelo site, valeu!

    • Bruno says:

      Olá Elbio. Você entendeu a coisa. Daí pra diante com certeza vai ficar mais fácil. Um grande abraço.

  3. Elbio says:

    Oi! Bruno, seguinte eu tenho um pouco de dificuldade com ritmos, batidas no violão, com o tempo da musica se é Binário, Ternário ou Quaternário, enfim!
    A batida depende no violão vai depender se a musica é em um tempo Binário, Ternário ou Quaternário?
    Em alguns site percebi que existem vários tipos de batidas e dedilhados, mas o que eu não consigo saber muito bem é que tipo de batida do violão ou dedilhado que eu uso!
    A um tempo atrás eu em qualquer música que tentava tocar eu fazia sempre a mesma batida, (que era uma para baixo e outra para cima), mas ai todas as músicas ficavam com o ritmo parecido,e algumas não ficavam com o mesmo ritmo da que eu escutava no CD, isso provavelmente seria porque eu estaria fazendo um ritmo diferente do que a música tem?
    Enfim, tem alguma dica de como pegar melhor essas batidas e dedilhados para violão, de como escutar uma música no radio e identificar como é a batida ou dedilhada, pois essa parte ta pegando para mim, e sabe como é quando tu faz os acordes e toca, mas ai percebe que o cantor ta tocando uma coisa e vc outra, pois não está parecido por causa do ritmo, acaba dando uma frustração hehe!

    Outra coisa por acaso, saberias me informar que tipo de ritmo é a música querência amada, do Teixeirinha, que é interpretada por Osvaldir e Carlos Magrão, e como fica a batida no dela no violão?
    Pelo que eu percebo as batidas dessa música parecem ser uma para baixo outra para cima, que seria Binário?
    Ma não tenho certeza, tenho muita dificuldade de identificar o ritmo o tempo da música, então se tiver uma dica para facilitar agradeço!
    Valeu!

  4. nivaldo reigota says:

    ola bruno tudo bem o site e otimo parabens continue assim deus que te abençoe cada vez mais eu gosto muito de dicionario de acordes se puder me mandar pelo site eu agradeço

    • Bruno says:

      Olá Nivaldo. Não tenho o tal dicionário de acordes. Procure em sites como o cifraclub e cifras.com.br. Um grande abraço.

  5. Eloi says:

    Ola Bruno, vlw as dicas, sao muito boas. Ah!!! relaxa, a inveja mata. Muito bom suas postagens.

    Abracos,

    Eloi

    • Bruno says:

      Olá Eloi. Creio que você está se referindo ao professor que dá aula há mais de duzentos anos. Eu não esquento não. Só procuro colocar cada qual em seu devido lugar. Uma pessoa que analisa um blog todo por um artigo (que ele não entendeu), precisa de um “prestenção”, rerere. Obrigado pela visita e comentário. Um abraço.