Garota tocando violão

ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________

Apostila Segredos do braço do violão  grátis! Entenda seu violão e toque melhor...

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!

Acordes em posições diferentes

É importante aprender outras posições para os acordes para, dependendo da música que se está tocando, você tenha mais opções de arranjo.

Uma das maneiras de se obter os acordes em outras posições no braço do violão, é guiar-se pelos três graus que formam o acorde, e procurar as respectivas notas ao longo do braço. Com um pouco de paciência, você vai achar posições que jamais imaginou possíveis.

Os acordes lá estão, bonitinhos, à espera dos seus dedos.

No exemplo abaixo, coloquei duas posições diferentes para o acorde A (lá maior). A primeira posição com a tônica na quinta casa, sexta corda (quadrinhos azuis) e a segunda posição com a tônica na décima-segunda casa, quinta corda (quadrinhos laranja).

As posições são muito fáceis de se executar, sem dificuldade. Importante: lembre-se que ao fazer estas posições você deve tocar somente as três cordas apertadas!

 Obs: Fonte da figura do braço:  http://www.brendanburns.com

Achando diferentes posições para os acordes de violão

 Repare que na parte de baixo da figura segue a escala de A (lá maior). Em vermelho, as notas que formam o acorde. O primeiro, terceiro e quinto graus da escala.

Guiando-se pela escala de cada tonalidade, você pode achar outras posições para outros acordes.

Suponhamos que você queira tocar uma determinada música, e os acordes não possibilitem mudanças fáceis, talvez muito longe (ao longo do braço do violão) um do outro. Você pode procurar um ou mais acordes da maneira descrita acima para facilitar a execução da música.

Outra utilidade seria por exemplo se você estiver fazendo um pequeno solo, algumas casas adiante do acorde original. Ache uma posição mais próxima às casas do solo, para ficar mais fácil voltar ao acorde.

Enfim, as possibilidades são muitas. Tenho certeza que você, em pouco tempo pode achar inúmeras posições para quaisquer acordes.

É claro que nem todas as posições encontradas (como as do exemplo) são para serem utilizadas em todas as situações. Mas servem de exemplo da versatilidade do violão.