Para que serve e como usar um capotraste

O capotraste é muito útil para quem toca violão. Saiba agora para que serve e como usar este acessório.

capotraste

Capotraste é este negócio aí da foto. Existem diversos modelos e marcas diferentes.

Basicamente o capotraste, uma vez colocado no braço do violão, funciona como um (#) sustenido, ou seja, aumenta em meio tom – para cada casa do braço – a tonalidade das cordas. A tabela abaixo explica melhor.

Capo na/Cordas sem capo Casa 1 Casa 2 Casa 3 Casa 4
Sexta E F F# G G#
Quinta A A# B C C#
Quarta D D# E F F#
Terceira G G# A A# B
Segunda B C C# D D#
Primeira E F F# G G#

E assim por diante. Tudo bem, mas isso serve pra quê?

Você pode usar o capotraste – por exemplo – para obter um som diferente, mais agudo, para uma determinada música. Ou para transportar a tonalidade de uma música, sem mexer nos acordes.

Transportando a tonalidade com o capotraste

Suponhamos que você esteja tocando uma música em D (ré maior). Os acordes são D, Bm, G, A7. Mas a tonalidade está um pouco baixa para a voz do cantor. Suponhamos que um tom acima seria suficiente. Você deveria então transportar a harmonia, ficando os acordes assim: E, C#m, A, B7.

Usando o capotraste, você não precisaria fazer isto. Basta colocar o capotraste na segunda casa e tocar a música como se fosse com os acordes originais, ou seja, nas mesmas posições.

O que acontece aí, é que fazendo o acorde D com o capotraste na segunda casa, ele já não é um D e sim, um E. A mesma coisa com os demais. O capotraste fez ali uma pestana para você.

Mas você também pode usar o capotraste caso a tonalidade esteja muito alta. Vamos pegar o mesmo caso acima. Supondo-se que a tonalidade tivesse que ser três semitons abaixo, você ficaria com os acordes: B, G#m, E, F#7. Mas você não quer tocar estes acordes todos com pestana. Transporte então a tonalidade para A. Acordes: A, F#m, D, E7. Coloque o capotraste na segunda casa e toque com a nova sequencia (A).

Parece meio complicado a princípio, mas funciona. As possibilidades são muitas. Imagine que você coloque o capotraste na quarta casa. Fazendo então uma sequencia G, C, D, na verdade estará tocando B, E, F#.

Com o capotraste na mesma casa (quarta), se você tocar D, G e A, estará tocando F#, B e C#. Trazendo o capotraste uma casa para trás, a mesma sequencia ficaria sendo F, A# e C.

Tocando em dupla

Outra grande pedida, é quando você está tocando com outra pessoa, dois violões. Um usa o violão normal e outro com o capotraste. A harmonia fica mais cheia, mais bonita. Uma música com os acordes G, C, Am e D, por exemplo. O primeiro violão, sem o capotraste tocas estes acordes (é claro). No segundo violão, coloca-se o capotraste na quinta casa e toca-se as posições D, G, Em e A.

Fiz uma curta gravação tocando estes acordes nas duas posições (normal e com capotraste). Ouça abaixo:

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!

Usando um capotraste

Veja as fotos abaixo. A primeira simplesmente mostra o capotraste junto ao braço, antes de ser colocado. A segunda, o capotraste já colocado na quinta casa.

Capotraste sendo colocado

capotraste colocado

 Compreendendo o capotraste

Enfim, as possibilidades são inúmeras. Basta comprender a mecânica da coisa. Com o capotraste no braço do violão, você está fazendo a posição de um acorde e obtendo outro som, tantos semitons acima daquele acordes, quantas forem as casas adiante em que você colocou o capotraste.

Para comprender melhor, faça qualquer acorde solto, como A, por exemplo e vá seguindo adiante no braço do violão.

Acorde normal, na segunda casa = A

Acorde na terceira casa = A# – o que é que fica faltando aí? A pestana, certo? Coloque o capotraste na primeira casa.

Acorde na quarta casa = B – fica faltando a pestana. Coloque o capotraste na segunda casa.

Acordes na quinta casa = C – fica faltando a pestana. Coloque o capotraste na terceira casa.

E assim por diante. Faça o exercício acima com outros acordes soltos, como G, E, D e C e você acabará descobrindo mais alternativas. Além de estar compreendendo melhor o braço do violão.

Na tabela abaixo, você pode escolher nas colunas (sentido vertical) que som quer obter com o capotraste na casa desejada. Exemplo: Capotraste na casa 4 e você quer os acordes E, B e A. Volte na mesma direção horizontalmente até a coluna azul e achará a posição que deve fazer. Neste caso, E = C, B = G e A = F

Portanto você vai armar as posições C, G e F, mas vai obter o som de E, B e A.

Tabela capo.png