Share

Receba um eBook de acordes grátis!

Clique no botão e saiba como baixar seu eBook com acordes
maiores e menores em diversas posições diferentes!

Tocar violão

MISTUR BOLAS.png

Sem misturar as bolas…

Acredito seriamente que uma das coisas que atrapalham o iniciante seja a “imagem” do sujeito que não faz somente tocar violão. Além de tocar, ele também canta.

Veja só o que você pode estar fazendo consigo mesmo. Ao invés de aprender uma coisa (tocar violão), você está tentando aprender várias coisas ao mesmo tempo: Acordes, ritmos, afinação (da voz), tempo (do violão e da voz), letra da música e o escambau a quatro!!!!

Estou falando sério. E por experiencia própria. Não faça isso. Quer tocar violão? Aprenda a tocar violão. Deixe o resto para depois.

Há alguns anos (tá legal… há muitos anos), eu tinha uma banda. Nunca chegou a sair do “rascunho”, por assim dizer.

Um belo dia, eu estava elogiando o guitarrista, porque sabia fazer uns solos “envocados” e tal. Enquanto eu só fazia um “nheco-nheco” no violão e cantava.

Ele respondeu na hora: “cara, você nem sabe o que está dizendo… eu só fico aqui quietinho, esperando a hora de tocar um tiquinho aqui e ali… enquanto você, além de tocar violão, segurando a harmonia e fazendo o ritmo, ainda por cima tem que cantar!”.

Hoje eu vejo que chamava para mim uma responsabilidade muito grande. Não é pouca coisa tocar violão e cantar ao mesmo tempo. Deve ser por isso que a banda não foi em frente, rerere…

Isto não quer dizer que você não possa tocar violão e cantar ao mesmo tempo. Mas não quando está estudando ou treinando. Para treinar, coloque a música original para tocar e acompanhe.

Desta maneira, você não tem que ocupar seu cérebro com a melodia, letra da música, nada disso. É só tocar violão. Você verá que a coisa anda bem melhor desta maneira.

Por outro lado, depois que souber “de cor e salteado”, como se dizia antigamente, os acordes, o ritmo e tudo mais no violão, fica bem mais fácil colocar a voz.

Primeiro tocar violão, depois colocar a voz

Para que você realmente se conscientize de que isto é sério, repare nos vídeos de artistas famosos. A grande maioria dos cantores, só cantam. E quando se metem a cantar e tocar violão, fazem – geralmente – só um acompanhamento básico, sem muita responsabilidade. Sempre há um “backup” na banda, ou seja, alguém que está realmente fazendo a harmonia.

Nas minhas gravações, por exemplo, não tenho preocupação alguma em fazer duas coisas ao mesmo tempo. Uma pista para cantar, outra para tocar violão, outra para a guitarra e assim por diante. E tudo sai melhor (perfeito não…).

É claro que é impressionante ver alguém tocar violão com perfeição, cantar ao mesmo tempo e ainda por cima fazer solos (enquanto canta) e mais umas gracinhas. Mas estas, são pessoas privilegiadas e que, por outro lado, estudaram e treinaram muito.

É possível chegar lá e aprender a tocar violão desta maneira? É, diria eu. Mas depende do talento de cada um e do empenho nos estudos e treinamento.

Por hora, para quem está começando, é melhor concentrar seus esforços em tocar violão.

Artigos relacionados

Como estudar violão em casa 

Aprenda violão com prazer

Baixe um eBook de acordes grátis!

Uma apostila em PDF com acordes maiores e menores apresentando diversos diagramas diferentes para cada acorde... você precisa ter a sua...

Saiba mais