Tocar violão


Share Button

MISTUR BOLAS.png

Sem misturar as bolas…

Acredito seriamente que uma das coisas que atrapalham o iniciante seja a “imagem” do sujeito que não faz somente tocar violão. Além de tocar, ele também canta.

Veja só o que você pode estar fazendo consigo mesmo. Ao invés de aprender uma coisa (tocar violão), você está tentando aprender várias coisas ao mesmo tempo: Acordes, ritmos, afinação (da voz), tempo (do violão e da voz), letra da música e o escambau a quatro!!!!

Estou falando sério. E por experiencia própria. Não faça isso. Quer tocar violão? Aprenda a tocar violão. Deixe o resto para depois.

Há alguns anos (tá legal… há muitos anos), eu tinha uma banda. Nunca chegou a sair do “rascunho”, por assim dizer.

Um belo dia, eu estava elogiando o guitarrista, porque sabia fazer uns solos “envocados” e tal. Enquanto eu só fazia um “nheco-nheco” no violão e cantava.

Ele respondeu na hora: “cara, você nem sabe o que está dizendo… eu só fico aqui quietinho, esperando a hora de tocar um tiquinho aqui e ali… enquanto você, além de tocar violão, segurando a harmonia e fazendo o ritmo, ainda por cima tem que cantar!”.

Hoje eu vejo que chamava para mim uma responsabilidade muito grande. Não é pouca coisa tocar violão e cantar ao mesmo tempo. Deve ser por isso que a banda não foi em frente, rerere…

Isto não quer dizer que você não possa tocar violão e cantar ao mesmo tempo. Mas não quando está estudando ou treinando. Para treinar, coloque a música original para tocar e acompanhe.

Desta maneira, você não tem que ocupar seu cérebro com a melodia, letra da música, nada disso. É só tocar violão. Você verá que a coisa anda bem melhor desta maneira.

Por outro lado, depois que souber “de cor e salteado”, como se dizia antigamente, os acordes, o ritmo e tudo mais no violão, fica bem mais fácil colocar a voz.

 

Primeiro tocar violão, depois colocar a voz

Para que você realmente se conscientize de que isto é sério, repare nos vídeos de artistas famosos. A grande maioria dos cantores, só cantam. E quando se metem a cantar e tocar violão, fazem – geralmente – só um acompanhamento básico, sem muita responsabilidade. Sempre há um “backup” na banda, ou seja, alguém que está realmente fazendo a harmonia.

Nas minhas gravações, por exemplo, não tenho preocupação alguma em fazer duas coisas ao mesmo tempo. Uma pista para cantar, outra para tocar violão, outra para a guitarra e assim por diante. E tudo sai melhor (perfeito não…).

É claro que é impressionante ver alguém tocar violão com perfeição, cantar ao mesmo tempo e ainda por cima fazer solos (enquanto canta) e mais umas gracinhas. Mas estas, são pessoas privilegiadas e que, por outro lado, estudaram e treinaram muito.

É possível chegar lá e aprender a tocar violão desta maneira? É, diria eu. Mas depende do talento de cada um e do empenho nos estudos e treinamento.

Por hora, para quem está começando, é melhor concentrar seus esforços em tocar violão.

Artigos relacionados

Como estudar violão em casa 

Aprenda violão com prazer

Não encontrou o que precisava? Sem problema. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo e pergunte o que quiser. É sério. Não seja tímido. Do lado de cá ninguém morde. E você não está se comprometendo com nada. Todas as consultas serão respondidas. Vá em frente e talvez eu possa conseguir exatamente o que você quer. Ah, sim... o preço da consulta? GRÁTIS!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quero informações sobre (clique para selecionar):

Sua mensagem

Antes de enviar, por favor preencha o campo abaixo.
captcha

Share Button

16 Comentarios

  1. Franci Barros says:

    Olá
    Bruno

    Muito interessante seus artigos além do que vc é bem humorado adoro isso, mas com certeza ouvir a música original e só acompanhar o rítmo agente aprende muito mais e é muito mais impolgante agente que está iniciando os primeiros acordes SE ACHA!!!! kkkkkk

  2. Ramon says:

    Tenho que concordar seus artigos tem muito senso de humor, e prende bem o leitor, parabéns :).
    eu sou desse modelo, tenho tendência a cantar, mas só pra ter como acompanahmento, se escutar a música ao mesmo tempo, me perco no mundo da música, meu estilo de estudo é focado, escuto a música, várias vezes, pego ritmo, acordes, batida, e treino até conseguir, e sempre cantando, mas isso vai do jeito de cada um.
    parabéns pelos artigos :)

  3. Carol says:

    Ola Bruno,

    Acabo de descobrir o seu site, tenho um violao parado ha tempos e este ano prometi para mim mesma que irei aprender a tocar. Voce escreve e se expressa com uma clareza impressionante, as suas dicas sao excelentes, ja comecei a treinar. Se puder disponibilizar mais videos para iniciantes te agradeco imensamente e serei fiel aos seus ensinamentos :) Obrigada!

    • Bruno says:

      Ola Carol,

      Obrigado pela visita, comentário e elogios. Eu faço o que posso. Videos estão sempre nos planos… aguarde. Duro é achar tempo para tudo isso. Um pouco de paciencia e a gente chega lá. Espero que continue mesmo treinando, aprendendo. Há muita informação por aí, não se prenda somente a este blog. Mas não se esqueça de voltar, porque sempre haverá novidades.

      Um grande abraço

  4. fatima de oliveira says:

    gostei de você!!
    a maneira que conduz o estudo é muito bacana!!
    estou estudado violão e você vai me ajudar bastante!!
    um grande abraço!!

    • Bruno says:

      Olá Fatima. Legal que você gostou. A intenção é esta mesmo. Ajudar. Continue estudando e verá que dentro em breve você mesma poderá estar ajudando alguém. Abraço.

  5. Wellerson says:

    Parabés! Você explica de modo simples e claro, e sempre com brincadeiras, te admiro muito!

    Abraços

    • Bruno says:

      Obrigado Wellerson. Eu faço o que posso, na medida do possível, quando estou de bom humor e só se não chover. Volte sempre.

  6. Betinho Tedesco says:

    Gosto mt dos teus posts fala a verdade mesmo.
    Bom,eu tenho algumas dúvidas para esclarecer como por exemplo faz 5 mêses praticamente que estou tocando violão , começei com um tagima dallas de aço (começei errado eu sei hehe) mas foi um presente da mãe entao fazer oque…hehe ,então indo a conclusão o básico eu sei já mas estou com algumas dificuldades para acompanhar as músicas no tempo certo e no ritmo , as vezes to tocando normal e me perco no ritmo ou no tempo , existe algum tipo de treino para eu aperfeiçoar essa área ? Mt obrigado , uma abraço !

    • Bruno says:

      Olá Betinho. Olhe, não fique muito preocupado com este problema. Saiba que você não é o único. Eu também tive este tipo de dificuldade. Algumas dicas:
      1) Procure treinar só tocando, sem cantar.
      2) Coloque a gravação (ou video da música) e vá acompanhando.
      3) Evite (por enquanto) tocar com palheta. Toque com a mão, marcando sempre o tempo mais forte com o polegar.
      4) Faça exercícios com poucos acordes, mudando entre eles e contando 1,2,3,4 (compasso 4/4). Tempo 1 = polegar. Toda a mudança de acorde deve cair no tempo 1 (polegar).
      5) Procure treinar junto com músicas que tenham bateria. A bateria ajuda muito a marcar o tempo. Basicamente a bateria obedece:
      Bumbo = tempos 1 e 3 (polegar)
      Caixa = tempos 2 e 4 (costas da mão, descendo)
      Cimbal = tempos intermediários (indicador, subindo)
      No mais, tenha paciência. Não queira resolver tudo num dia só. Treine diariamente um pouco e verá que tudo melhora pouco a pouco.
      Grande abraço.

  7. Betinho Tedesco says:

    Nossa mt obrigado pela DICA , já estou treinando bastante com o som da bateria e eu tenho uma revista com um CD de músicas para acompanhar , ta ajudando bastante !
    Eu queria te pergunta algo que eu tenho sempre muita dúvida , eu to com 17 anos de idade começei a tocar a uns 5 mêses como te falei no post passado , tu acha que eu teria que ter começado antes ou ñ importa a idade e sim a dedicação para aprender o istrumento ? eu ñ tive muita influência dos meus pais quando pequeno pela música e só agora que me interessei de verdade e to me esforçando o maximo possível , queria que você me desse a tua opinião , muito obrigado

    • Bruno says:

      Olá Betinho. Se tivesse começado antes você já saberia mais. Mas não há problema algum em começar mais tarde. Você tem tudo o que precisa para se dar bem. Estude com vontade e constância (todos os dias se possível) e os resultados virão. Um grande abraço.

  8. Isaias Brito says:

    Báh… Parabéns, muito bom Blog ! tô tocando a uns 4 a 5 meses, tenho uma caminhada longa pela frente… tenho pego muito bem acordes pestanas etc etc, mais meu problema era batida, ritmo, tempo e tals… a explicação acima me abriu um leque de informações, tudo muito simples rs

    Tá de Parabéns Bruno

    Tá nos favoritos do PC já ! rsrsrsrsrs

    Vlw

    • Bruno says:

      Olá Isaias. Obrigado pelo comentário. Espero ter mais bala na agulha para este ano! Um abraço.

  9. Péricles Rosendo / Fortaleza says:

    Concordo plenamente com voce ! Certíssimo.