Acordes de violão
Share

Tocar violão

MISTUR BOLAS.png

Sem misturar as bolas…

Acredito seriamente que uma das coisas que atrapalham o iniciante seja a “imagem” do sujeito que não faz somente tocar violão. Além de tocar, ele também canta.

Veja só o que você pode estar fazendo consigo mesmo. Ao invés de aprender uma coisa (tocar violão), você está tentando aprender várias coisas ao mesmo tempo: Acordes, ritmos, afinação (da voz), tempo (do violão e da voz), letra da música e o escambau a quatro!!!!

Estou falando sério. E por experiencia própria. Não faça isso. Quer tocar violão? Aprenda a tocar violão. Deixe o resto para depois.

Há alguns anos (tá legal… há muitos anos), eu tinha uma banda. Nunca chegou a sair do “rascunho”, por assim dizer.

Um belo dia, eu estava elogiando o guitarrista, porque sabia fazer uns solos “envocados” e tal. Enquanto eu só fazia um “nheco-nheco” no violão e cantava.

Ele respondeu na hora: “cara, você nem sabe o que está dizendo… eu só fico aqui quietinho, esperando a hora de tocar um tiquinho aqui e ali… enquanto você, além de tocar violão, segurando a harmonia e fazendo o ritmo, ainda por cima tem que cantar!”.

Hoje eu vejo que chamava para mim uma responsabilidade muito grande. Não é pouca coisa tocar violão e cantar ao mesmo tempo. Deve ser por isso que a banda não foi em frente, rerere…

Isto não quer dizer que você não possa tocar violão e cantar ao mesmo tempo. Mas não quando está estudando ou treinando. Para treinar, coloque a música original para tocar e acompanhe.

Desta maneira, você não tem que ocupar seu cérebro com a melodia, letra da música, nada disso. É só tocar violão. Você verá que a coisa anda bem melhor desta maneira.

Por outro lado, depois que souber “de cor e salteado”, como se dizia antigamente, os acordes, o ritmo e tudo mais no violão, fica bem mais fácil colocar a voz.

 

Primeiro tocar violão, depois colocar a voz

Para que você realmente se conscientize de que isto é sério, repare nos vídeos de artistas famosos. A grande maioria dos cantores, só cantam. E quando se metem a cantar e tocar violão, fazem – geralmente – só um acompanhamento básico, sem muita responsabilidade. Sempre há um “backup” na banda, ou seja, alguém que está realmente fazendo a harmonia.

Nas minhas gravações, por exemplo, não tenho preocupação alguma em fazer duas coisas ao mesmo tempo. Uma pista para cantar, outra para tocar violão, outra para a guitarra e assim por diante. E tudo sai melhor (perfeito não…).

É claro que é impressionante ver alguém tocar violão com perfeição, cantar ao mesmo tempo e ainda por cima fazer solos (enquanto canta) e mais umas gracinhas. Mas estas, são pessoas privilegiadas e que, por outro lado, estudaram e treinaram muito.

É possível chegar lá e aprender a tocar violão desta maneira? É, diria eu. Mas depende do talento de cada um e do empenho nos estudos e treinamento.

Por hora, para quem está começando, é melhor concentrar seus esforços em tocar violão.

Artigos relacionados

Como estudar violão em casa 

Aprenda violão com prazer

Comments are closed