Como cifrar uma música

ouvindo.png

Cifrar uma música pode ser uma atividade frustrante. Calma lá, não quero te colocar pra baixo não.

Acontece que cada qual tem sua capacidade e seu grau de avanço no estudo de violão. Porém, para aqueles que já conhecem os acordes básicos, a formação dos mesmos e também os acordes relativos, é possível aprender como cifrar uma música.

É assim: coloque aquelas letrinhas (A, D…) em cima da letra da música e pronto. Não, não é assim, é claro.

Já vi instrumentistas simplesmente ouvirem a música (desconhecida para eles) e – em poucos minutos – tocarem todos os acordes em perfeita sequencia, simplesmente acompanhando a música. Fácil, não? Não para mim, posso garantir. E talvez não para você também.

Se você tem dificuldade em “sentir” os acordes, pode aprender como cifrar uma música de outra maneira.

A primeira coisa é familiarizar-se com a música. Ouça a música várias vezes. Preste atenção nas mudanças de acorde.

Antes de sair tentando ver qual o primeiro acorde, afine o violão. Em seguida, tente descobrir qual é o primeiro acorde da música, aquele que dá nome à tonalidade.

Geralmente, a música começa com este acorde, mas tome cuidado. Nem sempre é assim. Por vezes o acorde vem na introdução e no começo da música já aparece outro.

Outra dica para descobrir a tonalidade (o acorde principal) ao tirar uma música de ouvido, é – em alguns casos – o acorde final da música. Somente – é claro – naquelas canções que terminam assim. No caso de uma música que vai abaixando o volume aos poucos, isto não funciona.

A partir daqui, você tem duas opções:

1) Você descobriu a tonalidade da música – basta então ir cantando a música e colocando os acordes que seriam lógicos de se colocar ali.

Acorde 1 – o que dá a tonalidade o I da escala

Acorde 2 – o IV da escala

Acorde 3 – o V da escala

Os acordes relativos dos três acordes acima.

Tomemos por exemplo a música New York, de Christian e Ralph.

Introdução G (I) Am (rel. de IV) C (IV) G

Am C G

Esta é a história de um novo herói

…. (a estrofe segue nesta sequencia)

C G

Tinha um sonho, ir pra Nova Iorque

….

Am

Saudade vai, vai, vai

C

Saudade vem, vem, vem

G

Te buscar

Como você pode ver, a tonalidade da música é G (I), mas ela começa com Am (relativo de C). São somente três acordes. Nesta música acontece o que já mencionei. Ela começa na relativa de C (IV). E nem usa o acorde V, que seria D.

Cifrar uma música destas, não é difícil. Mesmo que você descobrisse primeiro o acorde Am, a partir do momento em que descobrisse os outros, saberia que a música não está nesta tonalidade. Se a tonalidade fosse Am, o acorde IV deveria ser D e o V seria E.

2) Você não descobriu o acorde I, nem tampouco os outros.

A minha saída num caso destes, é aprender a cantar bem a música, praticando junto com a gravação original.

Depois, colocar um acorde em que a voz se encaixe (mesmo que não seja a tonalidade original) e tentar cantar a música. Você vai sentir a hora de mudar o acorde. Parece que fica faltando alguma coisa (e fica mesmo… o próximo acorde).

Basta então seguir a regra: I, IV, V e seus relativos, para achar pelo menos os acordes principais. Lembre-se que não há um padrão para a ordem dos acordes.

Uma vez que você consiga tocar todas as partes da música, fica fácil comparar com a gravação. Você perceberá se a tonalidade está acima ou abaixo. Basta então transportar, o que já é mais simples. Ou não, se você estiver satisfeito com a tonalidade em que cifrou a música.

Algumas coisas podem nos atrapalhar um pouco ao aprender como cifrar uma música. Por exemplo: às vezes parece que vem um novo acorde. Você tenta todos os possíveis e imagináveis e nada bate. Pode ser que não venha nada. Fique no acorde em que estava.

Outras vezes colocamos um acorde e parece que é aquele, está perto, mas falta alguma coisa. Geralmente é o acorde relativo.

Pequenas sequencias podem aparecer também. Três ou quattro acordes num só compasso podem dificultar um pouco a guerra. Porém há umas sequencias muito utilizadas, fáceis de se deduzir, se você sabe o que vem antes e depois. Por exemplo:

Antes – G

Depois – C

Mas havia algo no meio, uma “caída”. Provavelmente é: G D/F# Em C.

Outro pequeno truque, é colocar repetidamente o mesmo pedaço da música e tentar achar o baixo, tocando as notas na sexta ou quinta cordas.

Não há uma só resposta para a pergunta “como cifrar uma música”. Mas uma coisa é certa: é preciso ter paciência e praticar. Alguns têm mais facilidade, outros não. Se você costuma tocar as músicas lendo a letra e as cifras, provavelmente vai ter dificuldade, por falta de treinar o ouvido. Mas isto é outro assunto.

Artigos relacionados:

Violão – acordes relativos