Violão elétrico


Share Button


violão elétricoA expressão “violão elétrico” sempre me soou meio esquisita. Se você não liga o violão na tomada, porque elétrico?


Por outro lado, cá pra nós, eu também nunca consegui pensar em um nome melhor, então vai este mesmo. E na remota hipótese de que eu conseguisse, ninguém iria dar bola, de qualquer maneira. No máximo poderia sair-me com algo assim: “violão com captação ativa”.


- Por favor, voces têm violões com captação ativa? – alguém perguntaria na loja de instrumentos.


- E passiva também – responderia o vendedor, embaralhando mais ainda as coisas.


De mais a mais é muito mais fácil falar violão elétrico do que essa coisa aí. Mesmo sendo captação ativa um nome mais apropriado.


Violão elétrico é isso portanto. Um violão que possui dentro do bôjo (outro nome esquisito…) um captador, que é ativo porque alimentado por corrente elétrica, na maioria dos casos uma bateria de 9 volts.


O captador, como diz o nome, tem incorporado um pré-amplificador, que processa o sinal captado e o envia a um amplificador, via cabo.


Diferentemente daqueles captadores que se coloca na bôca do violão (passivos), o captador ativo geralmente capta o som com mais fidelidade. E por estar dentro do violão, capta a acústica do instrumento, não somente a vibração das cordas.


O violão elétrico possibilita também a utilização de alguns efeitos (pedais). Geralmente usa-se Chorus, Delay e Reverb. Estes efeitos, quando usados corretamente, podem dar um colorido diferente ao som do violão.


Um violão elétrico pode ser plugado diretamente a uma mesa de som, através de um direct-box, que é simplesmente um aparelho passivo, responsável pela equiparação da impedância do captador e da entrada da mesa.


Isto já não deve ser feito com guitarras. A guitarra deve ser plugada a um amplificador específico. Uma guitarra plugada diretamente à mesa, solta um sonzinho completamente troncho, sem vida.


Violao_eletrico_controles.JPG

Controles do violão elétrico


 Na parte de cima do violão elétrico, junto ao braço – geralmente – encontra-se um pequeno painel com os controles do pré-amplificador do captador interno. A maioria dos modelos possui controle de graves, médios e agudos mais volume. Alguns têm outros controles como brilho, por exemplo. Ali encontra-se também o compartimento da bateria de 9V.


Violao_eletrico_bateria.JPG

Bateria do violão elétrico


 Na lateral da parte mais larga do bôjo, geralmente embaixo, fica o jack de saída, no qual se pluga o cabo que levará o som do violão à mesa ou amplificador. Ou computador, caso você tenha uma interface para tal finalidade.


Violao_eletrico_Jack.JPG

Jack de saída


 É possível transformar um violão comum em violão elétrico, instalando-se o captador. Entretanto, o resultado pode não ser dos melhores, devido a diversos fatores, como qualidade e tipo de captador, madeira do violão e outros. Além de dar um trabalho danado.


Existem amplificadores específicos para violão elétrico, mas geralmente em apresentações ao vivo, usa-se plugá-lo diretamente à mesa, como já foi dito.


 Aí foram portanto algumas dicas para quem está pensando em comprar um violão elétrico. Ah, mais uma: ao comprar, lembre-se de que você deve testar o violão ligado e desligado também. O violão deve ter um som condizente tanto plugado como desplugado.


Share Button

43 Comentarios

  1. rafela says:

    OI,
    EU QUERIA SABER SE ESSE VIOLAO É BOM:VIOLAO AÇO GROOVIN FUNDO DE FIBRA MODELO OVATION!
    FIKEI MUITO ENTERESSADA NELE MAIS N POSSO ESCOLHER SO PELA APARENCIS NÉ!
    OBRIGADA

    • Bruno says:

      Ola, obrigado pela visita. Na verdade, não conheço este violão, nunca toquei num destes. Como ele é um modelo semelhante ao ovation, de fibra, posso dizer que tem gente que gosta e tem gente que odeia. Se você é mais um som clássico de violão, com uma acústica cheia, envolvente, prefira violão todo de madeira. A sonoridade da madeira – na minha opinião – é melhor. Se você vai tocar com o violão mais plugado num amplificador, este aí pode satisfazer. Experimente outros antes de comprar e preste atenção à sonoridade com o instrumento desplugado.

  2. Geraldo says:

    Bom dia Bruno estou tendo dificuldades pois comprei um hitmo eletronico e um sequenciador e não estou sabendo colocar o violão eletrico para tocar junto, pois não tenho manuais. Eu quero utilizar o baixo da bateria juntamente com o violão com o sistema MIDI. POR FAVOR TEM COMO VC ME DAR UMA LUZ. ESTOU PRECISANDO COM MUITA URGENCIA

    • Bruno says:

      Olá Geraldo. É meio difícil dizer algo sem saber como é o equipamento, marca, modelo, etc. Talvez você possa achar os manuais online. Eu já usei ritmo eletrônico, mas sem sequenciador, por isso nem sei direito como funciona. Deve haver algum tipo de programação, mas aí é necessário o manual.

      Sinto não poder ajudar.

      Abraço

  3. pimenta says:

    Óla Bruno, gostaria de saber se Eu ligar o violão no amplificador e ligar o amplificador na mesa, o som que vai sair nos PA será o mesmo que sai do amplificador? Favor me da uma dica de um bom direct-box para violão.

    • Bruno says:

      Olá, Pimenta. Geralmente não se faz isso. Se o amplificador tiver uma saída do seu pré e você ligar esta saída à mesa, o som não será o mesmo, porque não estará usando nem o amplificador e nem o alto-falante do amplificador e sim, só o pré. Em geral, liga-se o violão direto à mesa, através de um direct box. Não saberia agora indicar uma boa marca, talvez fosse melhor você pesquisar.

  4. Lilian says:

    Olá Bruno

    Tenho um violão assim com amplificador e bateria .Mas qdo ligo o cabo no violão e numa caixa de som, o som do violão eletrico nao funciona, já troquei de bateria, mas vi que a bateria tá funcionando perfeitamente. Como comprei o violão de segunda mão, ele não veio com o manual, Me ajude por favor. Obrigada.

    • Bruno says:

      Olá Lilian. É difícil dizer algo, mas você pode fazer alguns testes.

      1) Ligue o cabo somente no amplificador, com o volume baixo e dê um ligeiro toque com o dedo na outra extremidade do cabo. Se o amplificador fizer ruído, é porque tanto o cabo como o amplificador estão funcionando. Caso não ouça nada, verifique o volume e se você está usando a entrada correta (se houver mais de uma). Se não houver sinal algum, o problema é com o amplificador. Estou acreditando que você se refere a um amplificador de violão ou de guitarra.
      2) Verifique o volume do captador do violão. Pode estar a zero.
      3) Se o amplificador estiver funcionando direito, plugue o violão e experimente. Eleve o volume do violão. Mexa com o plugue perto do jack que leva ao captador do violão, para ver se há mau contato.

      Se houver sinal no amplificador e o último teste não acusar nada (mau contato), provavelmente há problemas com o captador do violão.

      Experimente também plugar o violão em outro amplificador. Você pode, para isso, ir a alguma loja de instrumentos e pedir.

      Abraço

  5. Leonardo says:

    Por favor, voces têm violões com captação ativa? eu ri kkk

    posso ligar um violão elétrico no amp da minha guitarra?

    • Bruno says:

      Ola Leonardo. Você pode ligar o violão no amp da guitarra, mas o som não vai ser muito apropriado, por diversos fatores, sendo um deles a impedância de saída do violão, que é diferente da guitarra. Um abraço.

  6. giullya says:

    queria saber se o violão menphs é bom

    • Bruno says:

      Olá Giullya. Sinceramente, não sei. Mas pela faixa de preço, não espere muito. É um violão Tagima, mas da linha mais fraca. Para iniciar, pode ser. Mas se você estiver querendo comprar um violão definitivo, creio que não é uma boa opção. Abraço.

  7. JuNiNhO says:

    Gostaria de saber como deixar o som de um violão elétrico clean num amp de guitarra

    • Bruno says:

      Olá Juninho. O certo é ligar um violão no ampli de violão ou numa mesa de som, com caixas acústicas apropriadas. O máximo que você pode conseguir com um ampli de guitarra é eliminar o overdrive e todos os efeitos. Mesmo assim o som vai sair diferente. Um grande abraço.

  8. vayleria says:

    eu queria saber como eu faço pra ligar um violao da caixa de som/?

    • Bruno says:

      Olá Vayleria. Em primeiro lugar o violão precisa ser elétrico (ou eletroacústico, é a mesma coisa), ou seja, ter embutido o sistema de captação e um jack para inserir o plug. Então você precisa não só de uma caixa acústica e sim, um amplificador com a caixa acústica. Um cabo com um plug em cada extremidade será ligado ao jack do violão e à entrada do amplificador. Um abraço.

  9. Wagner says:

    Olá Bruno,
    O violão embora não seja ligado na tomada, ele possui bateria, por isso é chamado de elétrico, beleza?

    • Bruno says:

      Olá Wagner. Exatamente. Eletricidade não provém somente da tomada. O violão é alimentado por uma bateria de 9v. Baterias e pilhas fornecem eletricidade. O tipo de corrente é que é diferente. A corrente da tomada 110v é alternada. Enquanto a corrente de uma pilha ou bateria é contínua. Um grande abraço.

  10. Deborah says:

    Ola!
    queria saber se o vilao hofma , di giorgio sao bons.
    obrigada.

    • Bruno says:

      Olá Deborah. Pessoalmente posso recomendar o DiGiorgio, porque já tive um e é bom. Tudo depende também do modelo, é claro. Hofma é uma marca já um pouco difundida, creio que satisfatória também. Um grande abraço.

  11. Mari says:

    Olá, bom.. Eu ganhei um violão no meu aniversário elétrico, ta tudo ok, só que a bateria do violão esta descarregada! Ok, pergunta estranha mas… Existe um carregador pra bateria do violão? Obrigada.

    • Bruno says:

      Olá Mari. Não. Estas baterias não são recarregáveis. Você precisa comprar uma nova. Um grande abraço.

  12. Mari says:

    Olá novamente, gostaria de agradecer pela resposta e te fazer outra perguntinha rs’ Sabe me informar o valor da bateria e uma boa marca? Obrigada mais uma vez! Abraço..

  13. alessandro says:

    eu quero ligar meu violao eletro-acustico no meu pc. tenho um cabo p2 e um plug p10. mas meu violao ta sem bateria. preciso de comprar uma bateria pra conseguir ligar no pc?

  14. alessandro says:

    ola otra vez. comprei a bateria. mas mas a luz do painel do violao nao acende. a peça queimou? ou pode ser so a luz que ta com defeito. ainda nao peguei o cabo (amanha eu pego) .
    se tiver queimado o que tenho que comprar? todo o jogo de som ou so uma peça? como descobrir o que exatamente ta com defeito? desculpe por tantas perguntas.. mas nao sei nem os nomes das peças que ta dentro do violao

  15. Laís says:

    Por favor estou com dificuldades para trocar a bateria do meu violão (giannini GEQ-2 passivo).

    • Bruno says:

      Olá Laís. Por favor seja mais específica, para que eu possa ajudá-la. Qual é a dificuldade? Abraço.

  16. André Luiz says:

    huum,esse ai não é um violão eletroacustico? pensei q elétrico fosse aqueles violões parecidos com uma guitarra,que não tem boca e q praticamente não faz som desplugado…

    • Bruno says:

      Olá André. As duas expressões são usadas para designar um violão que tem um captador e pode ser plugado. Elétrico ou eletroacústico. O violão a que você se refere é um caso mais específico, mas não deixa de ser um violão. E aí sim, poderíamos “desqualificar” (ou coisa que o valha) da categoria de eletroacústico. O violão mostrado na foto é um violão comum, como os demais, que tem captador interno, portanto, eletroacústico. Pode ser tocado plugado ou não. Valeu a contribuição. Abraço.

  17. Wagner Borges says:

    Olá Bruno, gostaria de saber se posso transformar meu violap acustico em eletrico…. Caso sim, isso danifica em algo a estrutura e sonoridade do mesmo… Valeu

    • Bruno says:

      Olá Wagner. Você precisaria fazer furos no corpo do violão, para instalar o jack e os controles, bem como suporte da bateria. Aí, se não ficar bom… voltar atrás é problema. Acredito que seja melhor guardar o dinheiro e comprar um violão elétrico mais adiante. Um abraço.

      • mikael says:

        eu tenho um violao da CRAFTER (modelo gae 8/n)
        e parece q ele ñ capita o som da mizinha do meu violao
        todas as outras cordas ele capita bem mais so a mizinha q ñ
        eu ja levei a um luthier e ele trocou o rastilho q estava quebrado mais ainda continua a mesma coisa
        queria saber oq vc acha q o meu violao tem ?

        • Bruno says:

          Olá Mikael. É difícil dizer… talvez o elemento de captação esteja com defeito. Ou o posicionamento dele embaixo do rastilho errado. Quero dizer, a parte das cordas mais finas pode estar mais baixa. Se você tiver habilidade pode verificar isto. Principalmente se o violão é assim desde sempre, ou seja, não ficou assim de uma hora para outra. Experimente também trocar a corda (creio que você já deve ter feito isso). É o que me ocorre no momento. Um abraço.

  18. Igor says:

    o captador de violão elétrico tem voltagem? por exempo, ele ser 110v e o amp tiver 220v o violão “estoura”? tem esse tipo de coisa?

    • Bruno says:

      Olá Igor. O captador do violão tem um pré-amplificador, alimentado por uma bateria de 9 volts. Isso que você mencionou não acontece. Pode ligar o violão a um amplificador sem medo. Um abraço.

  19. lyncon says:

    tenho um violao kashima acustico e gostaria de instalar um jack nele afinal o som fica bom ou ruim

    • Bruno says:

      Olá Lyncoln. Procure um kit de captador de boa qualidade. Talvez você chegue à conclusão de que seria melhor comprar outro violão, já com captador. Existem captadores externos que produzem um som muito ruim. Um abraço.

  20. hellen cinthia says:

    Boa tarde, Bruno!

    Gostaria de saber se há algum carregador especifico para a bateria de 9v do “violão eletrico” ou nao ele so carregase estiver ligado ao amplificador?, sabe me dizer se o “violão eletrico” impena tanto quanto o violão popular.

    • Bruno says:

      Olá Hellen. Bateria de 9V comuns não se recarregam. Se você usa uma bateria recarregável, deve ter carregador. Violão elétrico é feito com o mesmo material do violão comum, e portanto pode empenar sim. Um abraço.

  21. Silvyane Sousa says:

    Olá Bruno. Ganhei um violão já usado e gostaria de saber mais informações acerca dele se possível. É elétrico, Giannini série clássica 7cordas GNWC1/7 É bom pra iniciar? Detalhe, só veio o violão. Como eu compro os equipamentos necessários pra ser elétrico tipo, como chegar à loja e pedir? Obrigada’

    • Bruno says:

      Olá Silvyane. Olhe, tenho cá minhas dúvidas de que um violão de sete cordas seria bom para quem está começando do zero. Eu acredito que seria melhor começar com o bom e velho violão comum, de seis cordas. E como você está iniciando, não se preocupe em tocar com o violão plugado. Preocupe-se antes em aprender a tocar. Em todo caso, para plugar o violão, é necessário um cabo e um amplificador. Há recursos também para plugar ao computador, que exige um cabo especial. Você pode encontrar no mercado livre ou em lojas do ramo. Um abraço.

  22. Silvyane sousa says:

    Obrigada pela resposta Bruno. Mas eu citei 7 cordas somente para entendimento de eu querer por mais uma. Mas só tem 6 mesmo rsrs’. Vai doer um pouco aprender nele porque é Aço né? Só acho muito longo o espaço entre as ”casinhas” dele. Abração.