Garota tocando violão

ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________

Apostila Segredos do braço do violão  grátis! Entenda seu violão e toque melhor...

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!

Violão elétrico

violão elétricoA expressão “violão elétrico” sempre me soou meio esquisita. Se você não liga o violão na tomada, porque elétrico?

Por outro lado, cá pra nós, eu também nunca consegui pensar em um nome melhor, então vai este mesmo. E na remota hipótese de que eu conseguisse, ninguém iria dar bola, de qualquer maneira. No máximo poderia sair-me com algo assim: “violão com captação ativa”.

– Por favor, voces têm violões com captação ativa? – alguém perguntaria na loja de instrumentos.

– E passiva também – responderia o vendedor, embaralhando mais ainda as coisas.

De mais a mais é muito mais fácil falar violão elétrico do que essa coisa aí. Mesmo sendo captação ativa um nome mais apropriado.

Violão elétrico é isso portanto. Um violão que possui dentro do bôjo (outro nome esquisito…) um captador, que é ativo porque alimentado por corrente elétrica, na maioria dos casos uma bateria de 9 volts.

O captador, como diz o nome, tem incorporado um pré-amplificador, que processa o sinal captado e o envia a um amplificador, via cabo.

Diferentemente daqueles captadores que se coloca na bôca do violão (passivos), o captador ativo geralmente capta o som com mais fidelidade. E por estar dentro do violão, capta a acústica do instrumento, não somente a vibração das cordas.

O violão elétrico possibilita também a utilização de alguns efeitos (pedais). Geralmente usa-se Chorus, Delay e Reverb. Estes efeitos, quando usados corretamente, podem dar um colorido diferente ao som do violão.

Um violão elétrico pode ser plugado diretamente a uma mesa de som, através de um direct-box, que é simplesmente um aparelho passivo, responsável pela equiparação da impedância do captador e da entrada da mesa.

Isto já não deve ser feito com guitarras. A guitarra deve ser plugada a um amplificador específico. Uma guitarra plugada diretamente à mesa, solta um sonzinho completamente troncho, sem vida.

Violao_eletrico_controles.JPG

Controles do violão elétrico

 Na parte de cima do violão elétrico, junto ao braço – geralmente – encontra-se um pequeno painel com os controles do pré-amplificador do captador interno. A maioria dos modelos possui controle de graves, médios e agudos mais volume. Alguns têm outros controles como brilho, por exemplo. Ali encontra-se também o compartimento da bateria de 9V.

Violao_eletrico_bateria.JPG

Bateria do violão elétrico

 Na lateral da parte mais larga do bôjo, geralmente embaixo, fica o jack de saída, no qual se pluga o cabo que levará o som do violão à mesa ou amplificador. Ou computador, caso você tenha uma interface para tal finalidade.

Violao_eletrico_Jack.JPG

Jack de saída

 É possível transformar um violão comum em violão elétrico, instalando-se o captador. Entretanto, o resultado pode não ser dos melhores, devido a diversos fatores, como qualidade e tipo de captador, madeira do violão e outros. Além de dar um trabalho danado.

Existem amplificadores específicos para violão elétrico, mas geralmente em apresentações ao vivo, usa-se plugá-lo diretamente à mesa, como já foi dito.

 Aí foram portanto algumas dicas para quem está pensando em comprar um violão elétrico. Ah, mais uma: ao comprar, lembre-se de que você deve testar o violão ligado e desligado também. O violão deve ter um som condizente tanto plugado como desplugado.