Violão elétrico



violão elétricoA expressão “violão elétrico” sempre me soou meio esquisita. Se você não liga o violão na tomada, porque elétrico?


Por outro lado, cá pra nós, eu também nunca consegui pensar em um nome melhor, então vai este mesmo. E na remota hipótese de que eu conseguisse, ninguém iria dar bola, de qualquer maneira. No máximo poderia sair-me com algo assim: “violão com captação ativa”.


– Por favor, voces têm violões com captação ativa? – alguém perguntaria na loja de instrumentos.


– E passiva também – responderia o vendedor, embaralhando mais ainda as coisas.


De mais a mais é muito mais fácil falar violão elétrico do que essa coisa aí. Mesmo sendo captação ativa um nome mais apropriado.


Violão elétrico é isso portanto. Um violão que possui dentro do bôjo (outro nome esquisito…) um captador, que é ativo porque alimentado por corrente elétrica, na maioria dos casos uma bateria de 9 volts.


O captador, como diz o nome, tem incorporado um pré-amplificador, que processa o sinal captado e o envia a um amplificador, via cabo.


Diferentemente daqueles captadores que se coloca na bôca do violão (passivos), o captador ativo geralmente capta o som com mais fidelidade. E por estar dentro do violão, capta a acústica do instrumento, não somente a vibração das cordas.


O violão elétrico possibilita também a utilização de alguns efeitos (pedais). Geralmente usa-se Chorus, Delay e Reverb. Estes efeitos, quando usados corretamente, podem dar um colorido diferente ao som do violão.


Um violão elétrico pode ser plugado diretamente a uma mesa de som, através de um direct-box, que é simplesmente um aparelho passivo, responsável pela equiparação da impedância do captador e da entrada da mesa.


Isto já não deve ser feito com guitarras. A guitarra deve ser plugada a um amplificador específico. Uma guitarra plugada diretamente à mesa, solta um sonzinho completamente troncho, sem vida.


Violao_eletrico_controles.JPG

Controles do violão elétrico


 Na parte de cima do violão elétrico, junto ao braço – geralmente – encontra-se um pequeno painel com os controles do pré-amplificador do captador interno. A maioria dos modelos possui controle de graves, médios e agudos mais volume. Alguns têm outros controles como brilho, por exemplo. Ali encontra-se também o compartimento da bateria de 9V.


Violao_eletrico_bateria.JPG

Bateria do violão elétrico


 Na lateral da parte mais larga do bôjo, geralmente embaixo, fica o jack de saída, no qual se pluga o cabo que levará o som do violão à mesa ou amplificador. Ou computador, caso você tenha uma interface para tal finalidade.


Violao_eletrico_Jack.JPG

Jack de saída


 É possível transformar um violão comum em violão elétrico, instalando-se o captador. Entretanto, o resultado pode não ser dos melhores, devido a diversos fatores, como qualidade e tipo de captador, madeira do violão e outros. Além de dar um trabalho danado.


Existem amplificadores específicos para violão elétrico, mas geralmente em apresentações ao vivo, usa-se plugá-lo diretamente à mesa, como já foi dito.


 Aí foram portanto algumas dicas para quem está pensando em comprar um violão elétrico. Ah, mais uma: ao comprar, lembre-se de que você deve testar o violão ligado e desligado também. O violão deve ter um som condizente tanto plugado como desplugado.


Share Button

43 thoughts on “Violão elétrico

  • rafela

    OI,
    EU QUERIA SABER SE ESSE VIOLAO É BOM:VIOLAO AÇO GROOVIN FUNDO DE FIBRA MODELO OVATION!
    FIKEI MUITO ENTERESSADA NELE MAIS N POSSO ESCOLHER SO PELA APARENCIS NÉ!
    OBRIGADA

    • Bruno Post author

      Ola, obrigado pela visita. Na verdade, não conheço este violão, nunca toquei num destes. Como ele é um modelo semelhante ao ovation, de fibra, posso dizer que tem gente que gosta e tem gente que odeia. Se você é mais um som clássico de violão, com uma acústica cheia, envolvente, prefira violão todo de madeira. A sonoridade da madeira – na minha opinião – é melhor. Se você vai tocar com o violão mais plugado num amplificador, este aí pode satisfazer. Experimente outros antes de comprar e preste atenção à sonoridade com o instrumento desplugado.

  • Geraldo

    Bom dia Bruno estou tendo dificuldades pois comprei um hitmo eletronico e um sequenciador e não estou sabendo colocar o violão eletrico para tocar junto, pois não tenho manuais. Eu quero utilizar o baixo da bateria juntamente com o violão com o sistema MIDI. POR FAVOR TEM COMO VC ME DAR UMA LUZ. ESTOU PRECISANDO COM MUITA URGENCIA

    • Bruno Post author

      Olá Geraldo. É meio difícil dizer algo sem saber como é o equipamento, marca, modelo, etc. Talvez você possa achar os manuais online. Eu já usei ritmo eletrônico, mas sem sequenciador, por isso nem sei direito como funciona. Deve haver algum tipo de programação, mas aí é necessário o manual.

      Sinto não poder ajudar.

      Abraço

  • pimenta

    Óla Bruno, gostaria de saber se Eu ligar o violão no amplificador e ligar o amplificador na mesa, o som que vai sair nos PA será o mesmo que sai do amplificador? Favor me da uma dica de um bom direct-box para violão.

    • Bruno Post author

      Olá, Pimenta. Geralmente não se faz isso. Se o amplificador tiver uma saída do seu pré e você ligar esta saída à mesa, o som não será o mesmo, porque não estará usando nem o amplificador e nem o alto-falante do amplificador e sim, só o pré. Em geral, liga-se o violão direto à mesa, através de um direct box. Não saberia agora indicar uma boa marca, talvez fosse melhor você pesquisar.

  • Lilian

    Olá Bruno

    Tenho um violão assim com amplificador e bateria .Mas qdo ligo o cabo no violão e numa caixa de som, o som do violão eletrico nao funciona, já troquei de bateria, mas vi que a bateria tá funcionando perfeitamente. Como comprei o violão de segunda mão, ele não veio com o manual, Me ajude por favor. Obrigada.

    • Bruno Post author

      Olá Lilian. É difícil dizer algo, mas você pode fazer alguns testes.

      1) Ligue o cabo somente no amplificador, com o volume baixo e dê um ligeiro toque com o dedo na outra extremidade do cabo. Se o amplificador fizer ruído, é porque tanto o cabo como o amplificador estão funcionando. Caso não ouça nada, verifique o volume e se você está usando a entrada correta (se houver mais de uma). Se não houver sinal algum, o problema é com o amplificador. Estou acreditando que você se refere a um amplificador de violão ou de guitarra.
      2) Verifique o volume do captador do violão. Pode estar a zero.
      3) Se o amplificador estiver funcionando direito, plugue o violão e experimente. Eleve o volume do violão. Mexa com o plugue perto do jack que leva ao captador do violão, para ver se há mau contato.

      Se houver sinal no amplificador e o último teste não acusar nada (mau contato), provavelmente há problemas com o captador do violão.

      Experimente também plugar o violão em outro amplificador. Você pode, para isso, ir a alguma loja de instrumentos e pedir.

      Abraço

  • Leonardo

    Por favor, voces têm violões com captação ativa? eu ri kkk

    posso ligar um violão elétrico no amp da minha guitarra?

    • Bruno Post author

      Ola Leonardo. Você pode ligar o violão no amp da guitarra, mas o som não vai ser muito apropriado, por diversos fatores, sendo um deles a impedância de saída do violão, que é diferente da guitarra. Um abraço.

    • Bruno Post author

      Olá Giullya. Sinceramente, não sei. Mas pela faixa de preço, não espere muito. É um violão Tagima, mas da linha mais fraca. Para iniciar, pode ser. Mas se você estiver querendo comprar um violão definitivo, creio que não é uma boa opção. Abraço.

  • JuNiNhO

    Gostaria de saber como deixar o som de um violão elétrico clean num amp de guitarra

    • Bruno Post author

      Olá Juninho. O certo é ligar um violão no ampli de violão ou numa mesa de som, com caixas acústicas apropriadas. O máximo que você pode conseguir com um ampli de guitarra é eliminar o overdrive e todos os efeitos. Mesmo assim o som vai sair diferente. Um grande abraço.

  • vayleria

    eu queria saber como eu faço pra ligar um violao da caixa de som/?

    • Bruno Post author

      Olá Vayleria. Em primeiro lugar o violão precisa ser elétrico (ou eletroacústico, é a mesma coisa), ou seja, ter embutido o sistema de captação e um jack para inserir o plug. Então você precisa não só de uma caixa acústica e sim, um amplificador com a caixa acústica. Um cabo com um plug em cada extremidade será ligado ao jack do violão e à entrada do amplificador. Um abraço.

  • Wagner

    Olá Bruno,
    O violão embora não seja ligado na tomada, ele possui bateria, por isso é chamado de elétrico, beleza?

    • Bruno Post author

      Olá Wagner. Exatamente. Eletricidade não provém somente da tomada. O violão é alimentado por uma bateria de 9v. Baterias e pilhas fornecem eletricidade. O tipo de corrente é que é diferente. A corrente da tomada 110v é alternada. Enquanto a corrente de uma pilha ou bateria é contínua. Um grande abraço.

  • Deborah

    Ola!
    queria saber se o vilao hofma , di giorgio sao bons.
    obrigada.

    • Bruno Post author

      Olá Deborah. Pessoalmente posso recomendar o DiGiorgio, porque já tive um e é bom. Tudo depende também do modelo, é claro. Hofma é uma marca já um pouco difundida, creio que satisfatória também. Um grande abraço.

  • Mari

    Olá, bom.. Eu ganhei um violão no meu aniversário elétrico, ta tudo ok, só que a bateria do violão esta descarregada! Ok, pergunta estranha mas… Existe um carregador pra bateria do violão? Obrigada.

    • Bruno Post author

      Olá Mari. Não. Estas baterias não são recarregáveis. Você precisa comprar uma nova. Um grande abraço.

  • Mari

    Olá novamente, gostaria de agradecer pela resposta e te fazer outra perguntinha rs’ Sabe me informar o valor da bateria e uma boa marca? Obrigada mais uma vez! Abraço..

  • alessandro

    eu quero ligar meu violao eletro-acustico no meu pc. tenho um cabo p2 e um plug p10. mas meu violao ta sem bateria. preciso de comprar uma bateria pra conseguir ligar no pc?

    • Bruno Post author

      Olá Alessandro. Sim. Sem bateria o som não vai sair. Abraço.

  • alessandro

    ola otra vez. comprei a bateria. mas mas a luz do painel do violao nao acende. a peça queimou? ou pode ser so a luz que ta com defeito. ainda nao peguei o cabo (amanha eu pego) .
    se tiver queimado o que tenho que comprar? todo o jogo de som ou so uma peça? como descobrir o que exatamente ta com defeito? desculpe por tantas perguntas.. mas nao sei nem os nomes das peças que ta dentro do violao

  • Laís

    Por favor estou com dificuldades para trocar a bateria do meu violão (giannini GEQ-2 passivo).

    • Bruno Post author

      Olá Laís. Por favor seja mais específica, para que eu possa ajudá-la. Qual é a dificuldade? Abraço.

  • André Luiz

    huum,esse ai não é um violão eletroacustico? pensei q elétrico fosse aqueles violões parecidos com uma guitarra,que não tem boca e q praticamente não faz som desplugado…

    • Bruno Post author

      Olá André. As duas expressões são usadas para designar um violão que tem um captador e pode ser plugado. Elétrico ou eletroacústico. O violão a que você se refere é um caso mais específico, mas não deixa de ser um violão. E aí sim, poderíamos “desqualificar” (ou coisa que o valha) da categoria de eletroacústico. O violão mostrado na foto é um violão comum, como os demais, que tem captador interno, portanto, eletroacústico. Pode ser tocado plugado ou não. Valeu a contribuição. Abraço.

  • Wagner Borges

    Olá Bruno, gostaria de saber se posso transformar meu violap acustico em eletrico…. Caso sim, isso danifica em algo a estrutura e sonoridade do mesmo… Valeu

    • Bruno Post author

      Olá Wagner. Você precisaria fazer furos no corpo do violão, para instalar o jack e os controles, bem como suporte da bateria. Aí, se não ficar bom… voltar atrás é problema. Acredito que seja melhor guardar o dinheiro e comprar um violão elétrico mais adiante. Um abraço.

      • mikael

        eu tenho um violao da CRAFTER (modelo gae 8/n)
        e parece q ele ñ capita o som da mizinha do meu violao
        todas as outras cordas ele capita bem mais so a mizinha q ñ
        eu ja levei a um luthier e ele trocou o rastilho q estava quebrado mais ainda continua a mesma coisa
        queria saber oq vc acha q o meu violao tem ?

        • Bruno Post author

          Olá Mikael. É difícil dizer… talvez o elemento de captação esteja com defeito. Ou o posicionamento dele embaixo do rastilho errado. Quero dizer, a parte das cordas mais finas pode estar mais baixa. Se você tiver habilidade pode verificar isto. Principalmente se o violão é assim desde sempre, ou seja, não ficou assim de uma hora para outra. Experimente também trocar a corda (creio que você já deve ter feito isso). É o que me ocorre no momento. Um abraço.

  • Igor

    o captador de violão elétrico tem voltagem? por exempo, ele ser 110v e o amp tiver 220v o violão “estoura”? tem esse tipo de coisa?

    • Bruno Post author

      Olá Igor. O captador do violão tem um pré-amplificador, alimentado por uma bateria de 9 volts. Isso que você mencionou não acontece. Pode ligar o violão a um amplificador sem medo. Um abraço.

  • lyncon

    tenho um violao kashima acustico e gostaria de instalar um jack nele afinal o som fica bom ou ruim

    • Bruno Post author

      Olá Lyncoln. Procure um kit de captador de boa qualidade. Talvez você chegue à conclusão de que seria melhor comprar outro violão, já com captador. Existem captadores externos que produzem um som muito ruim. Um abraço.

  • hellen cinthia

    Boa tarde, Bruno!

    Gostaria de saber se há algum carregador especifico para a bateria de 9v do “violão eletrico” ou nao ele so carregase estiver ligado ao amplificador?, sabe me dizer se o “violão eletrico” impena tanto quanto o violão popular.

    • Bruno Post author

      Olá Hellen. Bateria de 9V comuns não se recarregam. Se você usa uma bateria recarregável, deve ter carregador. Violão elétrico é feito com o mesmo material do violão comum, e portanto pode empenar sim. Um abraço.

  • Silvyane Sousa

    Olá Bruno. Ganhei um violão já usado e gostaria de saber mais informações acerca dele se possível. É elétrico, Giannini série clássica 7cordas GNWC1/7 É bom pra iniciar? Detalhe, só veio o violão. Como eu compro os equipamentos necessários pra ser elétrico tipo, como chegar à loja e pedir? Obrigada’

    • Bruno Post author

      Olá Silvyane. Olhe, tenho cá minhas dúvidas de que um violão de sete cordas seria bom para quem está começando do zero. Eu acredito que seria melhor começar com o bom e velho violão comum, de seis cordas. E como você está iniciando, não se preocupe em tocar com o violão plugado. Preocupe-se antes em aprender a tocar. Em todo caso, para plugar o violão, é necessário um cabo e um amplificador. Há recursos também para plugar ao computador, que exige um cabo especial. Você pode encontrar no mercado livre ou em lojas do ramo. Um abraço.

  • Silvyane sousa

    Obrigada pela resposta Bruno. Mas eu citei 7 cordas somente para entendimento de eu querer por mais uma. Mas só tem 6 mesmo rsrs’. Vai doer um pouco aprender nele porque é Aço né? Só acho muito longo o espaço entre as ”casinhas” dele. Abração.

Comments are closed.