Como estudar violão em casa

Share Button

Acordes de violão

Esteja você frequentando uma escola ou aprendendo por sua conta a tocar violão, você precisa estudar em casa. Não há dúvidas quanto a isso. Duas ou três aulas de meia hora por semana jamais serão suficientes.

Se você tem um professor, ele deve ter feito recomendações para você estudar violão em sua casa, treinar os ensinamentos recebidos. Porém, se está estudando por sua conta ou as recomendações de seu professor não sejam suficientes, aqui vão algumas dicas.

Estudar violão em casa com disciplina

Em primeiro lugar, você precisa de disciplina. Em sua casa, não há ninguém vigiando, dizendo-lhe o que fazer, quando ou quanto tempo estudar. Portanto, você é quem manda.

- Estabeleça um horário para estudar. De preferência todos os dias. É melhor estudar um pouco por dia do que muitas horas em um ou dois dias.

- Não coloque o carro na frente dos bois. Procure assimilar corretamente cada etapa, antes de partir para a próxima. Exemplo: querer tocar a primeira música sem saber tocar sequer um ritmo.

- Procure compreender o que está fazendo. Acredite, quando comecei a estudar violão (de maneira errada) fiquei muito tempo “tocando” sem sequer saber como eram formados os acordes! Não faça isso!

- Ao aprender sua primeira música, coloque a gravação original para rodar e procure acompanhar com o violão. Isto vai ajudá-lo a assimilar o ritmo, o tempo e as mudanças de acorde. Não cante junto no começo, somente toque o violão.

- Não queira aprender milhares de músicas de uma só vez. Isto não é estudar violão. Mais uma vez, tente compreender cada canção, cada acorde, porque os acordes estão naquela determinada sequencia, porque você dá quatro batidas em um acorde e só duas no outro (isto é apenas um exemplo), e por aí afora. Entendendo todas as nuances de uma música, você – com certeza – estará aprendendo muito mais que uma música.

Teoria e prática ao estudar violão

Tenha em mente que estudar violão não é como estudar História por exemplo. Para estudar História você precisa apenas ler, reter informação.

A coisa é bem diferente no estudo de violão. Você precisa reter informações e aplicá-las na prática. Ou seja, passar para o instrumento a teoria aprendida. Nenhuma novidade até aí, certo?

A coisa é assim: um montão de teoria e pouca prática = problema. Um montão de prática e nada de teoria = desastre. Ou seja, é necessário que haja um equilíbrio entre teoria e prática. Vou citar um exemplo: eu mesmo. Não sei tudo de violão, mas o que sei na prática, sei também na teoria.

Você aprende dois acordes novos, por exemplo. Está lá no seu caderno ou livro a formação destes acordes. Você pega o violão, treina os acordes e pronto, certo? Errado. Faltou verificar – no braço do violão onde se encontram as notas para a formação daquele acorde! Aí sim, você está no caminho certo. Isto é estudar violão!

Estudar violão pela internet dá certo?

Depende somente de você. Nem tudo que aparece na internet é correto. Como em outras áreas, há zilhões de informações. Algumas servem, outras não. Por isso, não acredite em tudo que vê. Apareceu uma informação nova, procure confirmá-la antes de tomá-la por certa.

Acredite, eu já vi de tudo por aí. Equívocos, informações incompletas, instruções erradas, êrros grosseiros e outros nem tanto. Curiosos dando uma de sabichões e assim vai.

Vou citar um exemplo. Creio que todo aquele que começa a estudar violão, visita os sites de cifras. Aliás, nem só os que começam. Eu mesmo visito sites de cifras. Pra quê bater em porta aberta, certo? Está tudo ali mesmo, ao alcance do mouse!

Entretanto, é preciso cuidado. Algumas vezes há êrros nas cifras. Isto é perfeitamente compreensível. A pessoa que enviou a cifra pode ter errado na hora de escrever. Ou pode estar equivocado quanto a um determinado acorde. Portanto, vá em busca da cifra, mas confira a correção dos acordes (por vezes pode até faltar algum) conforme a gravação da música.

Muito cuidado também é necessário com teoria. Já vi pencas de teorias confusas ou completamente erradas. Não creio que seja de má fé. A pessoa “aprendeu” daquele jeito e está passando adiante. Confirme sempre.

Aí foram portanto algumas dicas para se estudar violão em casa. Espero haver contribuido pelo menos um pouquinho para que você alcance seu objetivo.

Textos relacionados:

Como aprender a tocar violão

Aprenda violão com prazer

27 Comentarios

  1. rudival says:

    olá.
    gostei do blog.
    estou tentando aprender tocar violão, mas tenho sérias dificuldades no tocante a ritmo. não tenho tantas dificuldades em aprender notas/acordes, mas quando o assunto é a música…
    mas gostei deste blog.
    certamente estarei visitanto-o outras vezes, sempre.
    sou grato a toda pessoa que tem o desprendimento de contribuir com seu saber para que outras construam os seus.
    também sei que tudo nesse mundo tem custos… é nosso capitalismo, não podemos ignorar. mas sempre que possível, devemos colaborar, pensar em meios para tanto.
    grato.

    • Bruno says:

      Obrigado pelo comentário. Creio que dentro em breve posso colocar algo sobre ritmo no blog. É uma parte importantíssima da música, sem dúvida. Não se preocupe, neste negócio de ritmo você não está só. Uma dica rápida: treine o ritmo sem acordes. Coloque uma música para tocar e vá acompanhando o ritmo, tocando uma batida. Às vezes parece que todo mundo aprende rápido e a gente não… isso não é verdade. O aprendizado tem seu tempo. Treine constantemente e verá que, em poucos meses a coisa será bem diferente. Mesmo os profissionais treinam muitas horas diárias.

  2. Annefrance says:

    VALEU PELA DICA!!!!!!!

  3. felipe says:

    Obrigada pelas dicas, estou agora muito mais informado a respeito de como começar a tocar violão…
    estou tentando aprender violão para tocar na igraja que frequento, e encontro muita dificuldade para achar cifras de musicas religiosas, vc conhece alguns sites onde posso achar?

    • Bruno says:

      Ola, obrigado pela visita. No momento não me ocorre nenhum site específico. Mas posso dizer-lhe uma coisa. Aplique-se no aprendizado de violão e dentro em breve não precisará mais das cifras, pois vai tirá-las por si só. São os meus votos. Um grande abraço.

  4. ubirajara casal says:

    ensinar violão do jeito que a gente vê no youtube, não dá muita coisa. preciso é, que o aluno tenha uma sequencia para aprender e, quando chega na parte interessante, que é tirar a musica escutando a melodia aí a coisa muda de figura. Eu gostaria de fazer um curso com bastante seriedade, veja o que eu quero é praticar exercicios de qualquer musica mas, que me dê a base, o como se diz na giria: ” o pulo do gato” aí o mestre justifica de não adiantar certas lições porque o aluno não conhece uma coisa ou outra, tipo, todas as 12 escalas ou seja la oque for. gostaria de tirar essa má impressão de minha cabeça, venho penando atrás de um mestre que, realmente queira me ensinar, eu PAGO não me incomodo mas, quero ver a luz no fim do tunel. obrigado. ubirajara casal

    • Bruno says:

      Ola Ubirajara. Eu – com certeza – não sou o mestre que você procura. O que faço, com muita seriedade e sinceridade, é colocar à disposição de todos os visitantes do blog aquilo (pouco) que sei. Se você quer ir longe mesmo na arte de tocar violão, deve realmente procurar um grande professor. Entretanto, o melhor professor do mundo não poderá lhe ensinar aquilo que você não se dispor a aprender. Traduzindo: depende mais de você mesmo. Você precisa empenhar-se muito. Dedicar-se inteiramente ao estudo. Treinar até que lhe sangrem os dedos. Respirar violão. Quando terminar de estudar, começar de novo. Acordar tocando violão e dormir com o violão.

      Exageros à parte, é assim que se formam os profissionais que se destacam não só em violão, mas em qualquer outra área. É uma luta sua. Se está disposto a enfrentá-la, tenho certeza de que encontrará o mestre certo. Este é o teu primeiro desafio.

      Um grande abraço

  5. andreza marques says:

    essa dicas mim ajudaram muito obrigado

    • Bruno says:

      Ótimo que tenham ajudado. Há muito mais por aí, aproveite. Obrigado pela visita.

  6. jrcalandrin says:

    Muito legal alguem se dispor ensinar dicas gratis, quando tudo o que vemos é compre e compre, parabens, mas quais as liçoes que voçe me indicaria estudar assim numa sequencia, para nao passar o carro na frente dos bois.Já sei varias escalas só que sozinho parece que chega um momento que ficamos pedidos.

    • Bruno says:

      Olá. É difícil dizer. O blog não se propõe a ensinar violão e sim a dar dicas para quem está aprendendo. Os artigos não obedecem sequencia de aprendizado, justamente por isso. Como você mesmo disse, tem muita informação grátis, mas curso mesmo, é coisa demorada, que não dá pra fazer online muito fácil. Se você está num estágio mais avançado, procure sites que oferecem escalas já prontas, com tablatura. Dedique-se a uma ou duas por vez. E lembre-se: escala não é música, ou seja, você precisa aprender a aplicá-las em músicas.

      Um grande abraço e boa sorte

  7. missinho says:

    olha e massa obrigando pela dica aprede muito quando eu lir sou aprende

    xau

    • Bruno says:

      Olá Missinho. É isso aí, estude bastante e com vontade. Um abraço.

  8. NAIARA SOUZA says:

    legal,gostei muiot deste site,espero poder aprender mais umpouco pois ainda tenho medo de tocar em publico por nao saber sobre os acordes direito,tamebm gostaria de saber sobre cifras sera sempre bom tocar com cifras ,e sobre ostons como encaixar na voz de uma pessoa ,desde ja fico grata.

    • Bruno says:

      Olá Naiara. O segredo é treinar, para ficar segura do que vocês está fazendo. Você pode, é claro, consultar sites de cifras. Mas procure aprender o suficiente para saber o que está fazendo. a respeito de tonalidade, para adequar uma música à voz de cada um é preciso, às vezes, transportar a tonalidade. Veja os artigos no blog a respeito. Grande abraço.

  9. Marta Brito says:

    Ola Bruno DOREI SUAS DICAS VC MANDA MUITO BEM

    • Bruno says:

      Olá Marta. Legal que você gostou. Obrigado pela visita e comentário. Um abraço.

  10. Marta Brito says:

    Ola Bruno adorei este site vc é muito sincero, adoro violão mas infelizmente não sei nada, mas comprei um violão e com suas dicas tenho certeza que vou aprender a tocar,agradeço a Deus por existir pessoas igual a vc, que ainda pensa no proximo. um abraço

  11. KLEIEDER says:

    MUITO BOA ESSA DICAS EU ESTOU TOCANDO MELHOR !!!
    MANDA MAIS DICAS AI !!

    • Bruno says:

      Olá Kleieder. Legal que serviu. Tem muito mais no blog e no boletim acordes. Um abraço.

  12. flavio says:

    Parabens pelo site, é otimo, principalmente aos que estão iniciando como eu.
    A minha dificuldade é que comprei um Tagima cordas de aço e os meus dedos são grossos e alguns acordes saem bem ruins por que um dedo atrapalha o som da outra corda.
    Penso eu que tocar dedilhado é muito mais dificil do que tocar como balada, estou errado?

    • Bruno says:

      Olá Flavio. Realmente tocar dedilhado é um pouco mais trabalhoso. Requer mais treino. Aliás tudo em violão depende de treino. Até mesmo o seu problema com os dedos grossos. Já vi gente com dedos muito grossos mesmo tocar sem abafar a corda adjacente. Treino, treino e mais treino. Um grande abraço.

  13. Juliana Rodrigues Bueno says:

    Belas dicas,me ajudaram bastante. Obrigada.

    • Bruno says:

      Olá Juliana. Valeu, espero que continue em frente. Um grande abraço.

  14. Isabelle says:

    ola bruno gostaria de fazr algumas perguntas a 1ª é que como vou aprender a tocar violão pela internet gostaria de saber se o violão q vou comprar eh o certo o giannini GSX15 iniciante a 2ª pergunta é se é possivel aprender sozinha a tocar?
    obg pela atenção